Museu De Arqueologia E Etnologia
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1. “Museologia colaborativa”: diferentes processos nas relações entre antropólogos, coleções etnográficas e povos indígenas
Resumo Os museus antropológicos exercem relevante papel na preservação dos patrimônios materiais. Antropólogos, entre outros, contribuem para o colecionamento, documentação, pesquisa e curadoria de exposições sobre diferentes povos e culturas. Nas últimas décadas, cunhou-se a expressão “museologia colaborativa” para expressar uma ação de in
Horiz. antropol.. Publicado em: 25/04/2019
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2. Particulate matter in the indoor environment of museums in the megacity of São Paulo
Atmospheric pollutants can have serious impacts on the preservation of São Paulo's tangible cultural heritage. The purpose of this paper is to report the results of a monitoring campaign focussed on particulate matter (PM) that was conducted in three of the most important museums of the São Paulo megacity (Brazil): the Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE
Quím. Nova. Publicado em: 2014
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3. A constituição da educação em museus: o funcionamento do dispositivo pedagógico museal por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia / The constitution of education in museums: the functioning of the museum pedagogical device by means of a comparative study among museums of fine arts, human sciences and science and technology.
Este trabalho trata da especificidade da constituição da educação museal. Partindo da hipótese de que essa tipologia educacional tem características em seu funcionamento que a diferenciam de outras modalidades educacionais, e que se mantêm à revelia das diferentes tipologias institucionais, optou-se por um estudo que possibilitasse a apreensão dos s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/05/2011
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4. Trajetória e perspectivas do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (1964-2011)
Este texto pretende apresentar uma breve história do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, marcando alguns dos momentos mais importantes de sua trajetória na USP. Desde sua criação em 1964, passando pela estruturação de um novo projeto que unificou todas as coleções e pesquisas em arqueologia e etnologia em 1989 e chegando a 2010 com a sua indepen
Estudos Avançados. Publicado em: 2011
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5. Três contribuições de Emílio Goeldi (1859-1917) à arqueologia e etnologia amazônica
O texto apresenta três contribuições do zoólogo suíço Emílio Augusto Goeldi (1859-1917) à arqueologia e etnologia amazônica, publicadas em alemão entre 1900 e 1906, quando era diretor do Museu Paraense, em Belém (PA), Brasil. A primeira é um artigo de divulgação científica sobre a descoberta da cerâmica Cunani, ocorrida em 1895, no norte do A
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Publicado em: 2009-04
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6. Uma crônica da integração dos museus estatutários à USP
O presente artigo historia o processo político da incorporação dos atuais museus estatutários à Universidade de São Paulo, como subsídio às discussões atuais sobre mudanças no Estatuto da USP. Relata os passos do processo de integração dos museus à USP, segundo os cenários em que ocorreram, concentrando-se no caso do Museu de Zoologia. Identifi
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2007-06
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7. Bonecas Karajá: modelando inovações, transmitindo tradições
Este trabalho analisa as conexões entre arte e sociedade a partir de coleções de bonecas cerâmicas armazenadas em museu. A sistemática de classificação e organização de coleções em museus etnográficos vem reduzindo essa categoria da arte figurativa a brinquedo de menina, ao passo que para a antropologia, o objeto assume o papel de testemunho de p
Publicado em: 2007
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8. Estudo da composição elementar e estratigrafia das camadas de pigmentos em estátuas de madeira policromada usando um sistema portátil de EDXRF
A técnica de fluorescência de raios X por dispersão de energia (EDXRF), é uma técnica analítica não destrutiva, que permite a determinação de elementos químicos presentes em obras de arte. EDXRF é uma metodologia não destrutiva e muito interessante para o estudo de objetos de interesse cultural e histórico, devido a simplicidade da técnica, que
Publicado em: 2007
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9. Tecidos no museu: argumentos para uma história das práticas curatoriais no Brasil
O texto apresenta alguns argumentos sobre as práticas curatoriais desenvolvidas com aqueles acervos têxteis que hoje integram as coleções da Universidade de São Paulo. As atividades de coleta, documentação, conservação, exposição e trânsito das coleções foram discutidas a partir daqueles que teriam sido os vetores/valores determinantes associad
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2006-12