Mulher Na Biblia
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1. Discurso religioso e tradução: uma análise crítica da tradução de termos relativos ao sacerdócio
Na ótica dos Estudos Críticos do Discurso (Van Dijk, 2008), as relações de poder e abuso do poder, as diferentes formas de dominação sofridas por pessoas ou grupos sociais, são usualmente mediadas pela linguagem. Diante disso, o objetivo deste trabalho é examinar como, no domínio discursivo religioso, os tradutores da Bíblia (particularmente do Nov
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2015-03
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2. Das narrativas maravilhosas do oriente às narrativas do ocidente um perfil da influência muçulmana na construção do universo feminino medieval ibérico / Of the wonderful narratives of the east to the narratives of occident - a profile of the muslim influence in the construction of the iberian medieval feminine universe
Ao longo do processo histórico nas culturas ocidentais e orientais o papel feminino esteve relegado ao segundo plano. Tanto a religião quanto a tradição oral tiveram papéis primordiais no aprisionamento do feminino no quarto escuro da História. A teoria da mulher como origem e potência do mal remonta à antiguidade. Muitos historiadores acreditam na e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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3. Assombrações na bíblia judaica: estudo clasificatório sobre tradições folclóricas de demônios e fantasmas difundidas no Antigo Israel e subjacentes aos textos hebraicos canônicos
Esta dissertação desenvolve-se a partir da seguinte hipótese: à semelhança de todas as demais culturas ao redor do mundo e em todas as épocas, o Antigo Israel cultivou crenças em assombrações. Dessa hipótese, desdobra-se uma pergunta central: a Bíblia judaica conservou vestígios dessas crenças? A pesquisa elabora uma resposta em três capítulos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/01/2012
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4. A relação interativa entre Jesus e as mulheres a partir de Mc 14,3-9
O propósito deste trabalho é tentar destacar os valores humanos presentes nas relações interativas entre Jesus e as mulheres de seu tempo. Num primeiro momento, fazemos a abordagem de alguns passos da exegese da perícope de Mc 14, 3-9, com o objetivo de tornar clara a compreensão do texto. E no ponto 1.4, a análise de conteúdo, procuramos demonstrar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/01/2012
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5. Efésios 5.21-33 como modelo de discurso de gênero
A violência é tema recorrente na sociedade brasileira. Suas raízes remontam à antiguidade e seus efeitos permanecem, hoje, perceptíveis no cotidiano de muitas mulheres em todo o mundo. Sabe-se que, no Brasil, a cada 15 segundos uma mulher é agredida, e que a estatística perversa de mulheres mortas em seus lares é ainda motivo de tabu em muitos setore
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2011
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6. Sagradas apropriações: A mulher que escreveu a Bíblia, de Moacyr Scliar
Esta dissertação realiza uma leitura do romance A mulher que escreveu a Bíblia, de Moacyr Scliar, a partir de uma reflexão sobre as relações intertextuais entre a literatura e a Bíblia, tomando como base a reescrita de episódios bíblicos no romance. A ficção de Scliar retoma alguns episódios bíblicos desconstruindo, por meio da ironia, mitos, pe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2011
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7. A defesa da mulher vítima da violência doméstica: contribuições da ética cristã
A ética cristã traz riquezas infindáveis e dela podemos extrair elementos para uma convivência menos doída para as mulheres subjugadas à violência intrafamiliar e podemos viabilizar inúmeras contribuições para as relações de gênero. Entretanto, os diversos aspectos da dominação do homem sobre a mulher demandam um repensar. Propomos esta análi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2010
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8. MANDRÁGORAS: MITOS E ASPECTOS DA CULTURA DE ISRAEL A PARTIR DE GÊNESIS 25 A 36 / Mandrakes: Myths and aspects of culture in Isarael Gênesis 25 a 36
A sexualidade de Lea e Raquel, o útero, as mandrágoras e o corpo de Jacó são fatores que definem o alicerce do nosso texto como espaços de diálogo, mediação e estrutura do cenário. O destaque principal está sob o capítulo 30.14-16 que retrata a memória das mandrágoras. Como plantas místicas elas dominam o campo religioso e como plantas medicina
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2010
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9. A função social do hipertexto impresso na Bíblia da Mulher
A Bíblia Sagrada é o livro mais traduzido, distribuído e lido de todos os tempos. Sua abrangência prepondera no Brasil, líder mundial na produção e exportação do produto. Este trabalho começa expondo a segmentação e os apelos de venda presentes na nova oferta de Bíblias, decorrentes da profissionalização da indústria de produtos evangélicos
Publicado em: 2010
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10. Mulheres na bíblia e na vida de Jesus: o caso de Marta e de Maria
This research is an attempt to detect the true meaning and intention of Luke in the text that talks about Mary and Martha (Luke 10.38-42) and their connection with Jesus. I seek to analyze the situation of women in patriarchal society, their performance as they take care of the family and home and, at the same time, the audacity of the women who followed Jes
Publicado em: 2010
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11. Uma hermenêutica bíblica popular e feminista na perspectiva da mulher nordestina: um relato de experiência
The main goal of this dissertation is to consider the pedagogical, methodological and hermeneutical implications of the reading of the Bible, in a popular and feminist perspective. In the first two chapters are presented some implications involved in this reading. Concerning the pedagogical implications we came back to some ideas on liberating education of P
Publicado em: 2010
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12. Do mito do feminino ao feminino do mito : o enigma da mulher nas perspectivas psicanalítica e bíblica
A presente pesquisa é de natureza teórica e, especificamente de natureza bibliográfica. Em uma perspectiva interdisciplinar, ela visa aprofundar a dimensão mítica do feminino e a dimensão feminina do mito, a partir das contribuições psicanalíticas de Freud e de Lacan, bem como da análise narrativa do texto bíblico, destacando, neste, o estudo de a
Publicado em: 2008