Movimento Danca
Mostrando 1-12 de 171 artigos, teses e dissertações.
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1. PORTUGUESE AO PÉ DO BERIMBAU: ON CAPOEIRA AS AN ADDITIONAL LANGUAGE
RESUMO A partir de suas origens históricas, como um agregado de música, dança e artes marciais de resistência da diáspora africana no Brasil que chegou a ser violentamente reprimida, a capoeira tem viajado o mundo, tornando-se um fenômeno global com grupos e redes espalhadas em diversos locais como Londres, a Cidade do Cabo, Hong Kong e também Leeds,
Trabalhos em Linguística Aplicada. Publicado em: 2022
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2. Saúde mental, arte e desinstitucionalização: um relato estético-poético-teatral de uma ocupação da cidade
Resumo Objetivou-se relatar a experiência de uma produção estética, poética e teatral de ocupação da cidade a partir de um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial, com vistas a oferecer espaço de sociabilidade, produção e intervenção cultural. Trata-se de um relato de experiência a partir do Centro de Convivência e Cultura (CECCO) de Nata
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2022
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3. Dança e movimento como processos terapêuticos: contextualização histórica e comparação entre diferentes vertentes
Resumo O artigo apresenta e discute as atuais abordagens que se utilizam do corpo em movimento com propósito terapêutico, assinalando o contexto histórico de seu desenvolvimento e destacando seus principais conceitos e práticas. Identificamos as propostas psicoterápicas mais citadas na literatura acadêmica e no contexto de atuação profissional, em es
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2021-03
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4. “DANÇA DE FORÇA”: ELEMENTOS ESTRUTURAIS EM TRÊS TRADUÇÕES DE RAINER MARIA RILKE
Resumo No presente artigo, pretendo investigar se e em que medida os elementos estruturais do poema “Der Panther” (“A pantera”) de Rainer Maria Rilke foram recriados por três de seus mais reconhecidos tradutores brasileiros, a saber: por Geir Campos (1924-1999) em 1953, por José Paulo Paes (1926-1998) em 1993 e por Augusto de Campos (1931- ) em 199
Cad. Trad.. Publicado em: 2020-12
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5. Corpo de Afetos: entre o apego emocional e o movimento dançado
Resumo O afeto é experienciado pelo bailarino em um nível energético básico: uma necessidade de respirar - inspirar o mundo no corpo e expirar o corpo no mundo. Neste movimento de afeto, o bailarino experiencia um processo de transformação corporal como necessidade vital. Este estudo confronta a percepção sensório-somática do afeto como força de m
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2020-04
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6. Políticas Educacionais e Pesquisas Acadêmicas sobre Dança na Escola no Brasil: um movimento em rede
Resumo: O artigo objetiva mapear políticas educacionais, documentos oficiais e trabalhos acadêmicos relacionados à Dança na Escola, a fim de criar um panorama, situando as principais iniciativas públicas e pesquisas envolvidas na busca pela inserção do professor de Dança na instituição escolar no contexto brasileiro. O trabalho caracteriza-se como
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 10/01/2019
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7. Das Relações entre Dança e Movimento: reflexões sobre diferentes noções de movimento e a dança
Resumo: O trabalho retoma algumas teses do teórico da dança André Lepecki (2008), com o objetivo de apontar limites de sua aposta na recusa do movimento como caminho de ruptura com a modernidade e com determinada noção de coreografia. Para tanto, efetua-se uma leitura crítica da narrativa da história da dança desenvolvida em uma obra desse autor, par
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
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8. Topologias da Carne: processos criativos em dança contemporânea ou como criar para si um Corpo sem Órgãos
Resumo: O presente trabalho se desenvolveu vinculado ao Topologias da Carne, processo criativo em dança contemporânea. A partir da incorporação dos conceitos de Corpo sem Órgãos (CsO), território, corpo-carne, bem como em relação às propostas de Laban para o movimento, objetiva-se produzir uma transdução dos incorporais dos conceitos em microvibr
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
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9. O Sentido da Verdade e da Linguagem em Pina: um estudo criacional
Resumo: O trabalho analisa a noção de verdade na dança-teatro de Pina Bausch, estabelecendo aproximações entre a valorização da autenticidade do movimento e do gesto preconizadas pela coreógrafa e a noção de verdade como desvelamento em Martin Heidegger. Por meio de entrevistas que Pina deu ao longo de sua vida, procura-se discutir algumas nuances
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
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10. Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa
O livro traça o desenvolvimento da Abordagem Somático-Performativa de pesquisa em artes cênicas, a partir de uma perspectiva autobiográfica, simultaneamente acadêmica e poética, analítica e criativa. A abordagem inédita no país, faz parte do terceiro paradigma metodológico, integrando o arcabouço da Prática Artística como Pesquisa, que vem sendo desenvolvido principalmente na Austrália, Escandinávia e Inglaterra, apresentadas na obra num entrelaçamento de criação interartística fundamentada na corporeidade e reflexão teórica transdisciplinar. A Abordagem associa a educação somática e os estudos da performance, fundamentando-se na Análise Laban/Bartenieff de Movimento, no Movimento Autêntico, na dança-teatro e na performance, integrando também questões relativas à improvisação, à dança e diferença (dança inclusiva), à intervenção urbana e à ecoperformance.
Autor(es): Fernandes, Ciane
EDUFBA. Publicado em: 2018
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11. Irradiação central: estudos em movimento
Parte do livro:Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa
Autor(es): Fernandes, Ciane
EDUFBA. Publicado em: 2018
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12. Referências
Parte do livro:Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa
Autor(es): Fernandes, Ciane
EDUFBA. Publicado em: 2018