Modo De Producao Cinematografico
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. Poética fílmica: o exemplo de Alfred Hitchcock
A presente tese tomou como seu objeto de pesquisa a poética fílmica. Entendendo por poética, no caso do cinema, o processo de criação, produção e efeitos alcançados pelo filme, a questão da pesquisa foi: como é gerada uma unidade semiótico-sistêmica em um filme? O objetivo voltou-se, portanto, para a compreensão de como se estrutura e se engendr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2012
-
2. APROPRIAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS CULTURAIS: PRÁTICAS SERIALIZANTES EM AMAZONA, DE SÉRGIO SANTANNA / APPROPRIATION AND REUSE OF CULTURAL WASTE: SERIALIZATED PRACTICES IN AMAZONA, BY SÉRGIO SANTANNA
Esta pesquisa teve por objetivo analisar na obra Amazona, do escritor brasileiro Sérgio SantAnna, de que modo as novas formas literárias da contemporaneidade vêm se valendo de procedimentos de representação serializantes, próprios dos discursos e/ou veículos provenientes do âmbito da cultura de massa. O primeiro capítulo busca situar a escritura lit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/03/2012
-
3. Encontro, condução e costura: a f(r)icção entre o diretor e o ator social nos documentários
O contato com a produção documental como diretor, acaba por me posicionar em um lugar privilegiado dentro da construção conceitual sobre esse gênero cinematográfico. Estar de frente com o personagem e vivenciar a sua importância no processo de produção de um filme me fez compreender a partir de um outro ponto de vista as etapas de concepção da obr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2011
-
4. Por um outro cinema - jogo da memória em Chris Marker / For another cinema Memory Game in Chris Marker
O presente trabalho é uma reflexão crítica sobre o estatuto da imagem e sua relação com amemória e a história na sociedade contemporânea, em que a influência dos meios de comunicação demassa, da indústria cultural e dos recursos audiovisuais é dominante. Em contraponto a essa produçãoaudiovisual, que produz consenso acerca da memória e da his
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/06/2011
-
5. A construção biográfica no documentário cinematográfico: uma análise de Nelson Freire, Vinicius e Cartola Música para os olhos
A última década do século XX registra a revalorização da memória individual e coletiva, fenômeno identificado, particularmente, pelo resgate de temas e personagens de importância histórica, política e artística, por meio da literatura, do cinema e da música. Nesse cenário, destaca-se a intensa produção de documentários biográficos, no Brasil
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/12/2010
-
6. Cinema documentario brasileiro contemporaneo : analise do banco de dados da Agencia Nacional do Cinema (1994 a 2007) / Contemporany Documentary Brazilian Cinema : National Cinema Agency Database (1994-2007)
A motivação primeira desta pesquisa nasceu de um momento ímpar para aqueles que fazem do cinema brasileiro contemporâneo objeto de estudo e/ou de trabalho. Em 2005, a Agência Nacional de Cinema, após larga sistematização e recuperação de informações, disponibilizou o primeiro de uma série de arquivos (aqui intitulados "Banco de Dados da Ancine")
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2008
-
7. Colaboração no processo de produção textual em uma atividade online: um estudo de caso com o gênero resenha de filme
Este trabalho teve como objetivo principal acompanhar o processo de interação e colaboração entre alunos durante o processo de produção de duas resenhas de filmes em um ambiente online. Buscamos com isso compreender como essa colaboração se dá em um ambiente de comunicação assíncrona, onde os sujeitos permanecem fisicamente distantes, e se as ati
Publicado em: 2008
-
8. Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro / Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
This thesis discusses the historiography of Film History. Film History has produced a set of material that, generally, takes as starting point the films themselves and do not consider extra text material, such as the economy and the reception of the film. This work attempts, through the concept of mode of production, bridge under a conceptual apparatus match
Publicado em: 2007
-
9. Através da sala escura: dinâmicas espaciais de comunicação audiovisual - aproximações entre a sala de cinema e o lugar do Vjing
O objeto dessa pesquisa é o espaço de consumo do filme e a forma como ele circunscreve a relação entre espectador e imagem. O que motiva nossa investigação é um certo descompasso processual da indústria cinematográfica: enquanto a produção do filme se tornou mais complexa e se expandiu ao longo da história, aproveitando-se de novos estatutos da i
Publicado em: 2007