Modernidade Igreja Catolica
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13. Os relatos de Daniel Kidder e a polêmica religiosa brasileira na primeira metade do século XIX / The reports of Daniel Kidder and the brazilian religious controversy in the first half of the nineteenth century
A construção do Estado brasileiro na primeira metade do século XIX foi um momento de debates políticos intensos em torno dos diversos projetos para a nação fundados no ideário liberal. A Igreja Católica, unida ao Estado sob o regime do Padroado Régio e ocupando uma posição central durante todo o período colonial, sofrerá forte ataque de parte do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/11/2011
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14. Karl Barth: um chamado cristão a desobediência civil
Karl Barth (1886 1968), natural da Basiléia, Suíça, foi um pastor e teólogo reformado de expressão exponencial. Barth teve sua educação teológica primária orientada pelas matrizes do liberalismo teológico. Durante a Primeira Guerra Mundial, porém, diante da tamanha calamidade que se instalou, Barth se desencantou com o horizonte protestante libera
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/11/2011
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15. Niilismo e cristianismo em Gianni Vattimo
O niilismo, na perspectiva do pensamento enfraquecido de Gianni Vattimo, é expressão do cristianismo secularizado. Partindo de uma releitura dos filósofos Nietzsche e Heidegger, o autor mostra como o ocidente é terra do declínio do ser. Depois da longa trajetória metafísica, a morte de Deus põe fim à crença nos valores absolutos e abre o tempo da p
Publicado em: 2011
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16. Tramas da sacristia, táticas do consistório: modernidade e romanização na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (Florianópolis, 1905-1925)
O presente trabalho pretende identificar e analisar as tensões religiosas e relações de poder forjadas no interior da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos no período de 1905 a 1925, época em que a Igreja Católica passava por uma reforma estrutural que a transformaria em uma das principais instituições disciplinares
Publicado em: 2010
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17. POR UMA AMÉRICA LATINA MAIS JUSTA : ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS CRISTÃOS DE ESQUERDA SOBRE A AL NA REVISTA PAZ E TERRA (1966-1969)
A década de 1960 é caracterizada por diversas transformações sócio-culturais. Vários questionamentos eram feitos e os tabus eram questionados a todo instante. A própria Igreja Católica tentou se abrir para a modernidade com o Concilio Vaticano II. O Brasil também passava por esses questionamentos, mas vivia sob forte autoritarismo civil-militar. Den
Publicado em: 2010
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18. A REFORMA CATÓLICA EM MARIANA E O DISCURSO ULTRAMONTANO DE DOM VIÇOSO (1844-1875)
O objetivo desse trabalho é analisar a ala da Igreja Católica denominada ultramontana ou romanizadora na figura de Dom Viçoso, Bispo de Mariana, bem como seu discurso e projeto de sociedade para o século XIX. Para isso, o corte cronológico desse trabalho vai de 1844, ano em que Dom Viçoso assume o Bispado em Mariana e termina em 1875, ano de sua morte
Publicado em: 2010
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19. A festa do bom Jesus dos navegantes em propriá-se: história de fé, espaço das relações sociais e laços culturais
O estudo trata de uma pesquisa realizada para o mestrado em Ciências Sociais em convênio entre a Universidade Tiradentes-UNIT/SE e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Por ser um acontecimento religioso, buscou-se mostrar que as festas religiosas de modo geral têm significados particulares para cada povo ou região. As festas brasileiras in
Publicado em: 2010
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20. Os baluartes da tradição: a antimodernidade católica brasileira no Concílio Vaticano II
A emergência da modernidade trouxe várias questões para a Igreja Católica Romana. Desde seus primeiros movimentos, a instituição eclesiástica foi ameaçada pelas novas forças emergentes, tanto no plano de seu poder temporal, quanto no plano de seu pensamento teológico. No século XIX delinearam-se duas formas de interpretar os sinais dos tempos: uma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/11/2009
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21. A igreja e a pós-modernidade
Este trabalho se propõe a fazer uma demonstração genérica da influência da cultura pós-moderna na Igreja enquanto instituição sólida, sacramental, de Tradição coletiva. Mostra que o homem da pós-modernidade se contrapõe a três dos aspectos essenciais do que é Igreja, pois este é: relativista, subjetivista e individualista, além de voltado pa
Publicado em: 2009
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22. O presbítero e as novas linguagens no mundo urbanizado
Esta dissertação apresenta uma reflexão à luz dos documentos da Igreja sobre a pessoa do presbítero presente no mundo urbano diante do desafio das novas tecnologias. A modernidade acarretou grandes transformações na forma de pensar, agir e viver dos habitantes do mundo urbano e atinge o moradores do ambiente rural. Em um mundo em transformação mudam
Publicado em: 2009
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23. As faces da modernidade: arquitetura religiosa na reforma urbana de Itú ( 1873-1916) / Faces of modernity: religious architecture in urban reforms Itu (1873-1916)
Analise da arquitetura religiosa na cidade de Itu e suas relações com as reformas urbanas ocorridas no período de 1873 a 1916. Enfatizamos nosso estudo nas reformas ocorridas em antigos templos coloniais que nesse período passaram por significativas transformações. O estudo dos ideais de modernização da época e das diretrizes da Igreja Católica é
Publicado em: 2009
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24. Pessoa e trabalho, num contexto de mudança de época, à luz da doutrina social da igreja
Esta dissertação consiste em uma reflexão sobre o conceito de pessoa e trabalho, num contexto pós-moderno, à luz da Doutrina Social da Igreja. Parte da noção de pessoa, enquanto criada por Deus à Sua imagem e semelhança e, como tal, alguém que detém uma dignidade fundamental e inegociável. Analisa o trabalho e suas condições, como chave da ques
Publicado em: 2009