As semioses da dança de Salomé na cultura: pintura, literatura, teatro, cinema

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/11/2005

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar dois textos em que o mito Salomé foi traduzido, a saber: a peça de Oscar Wilde, intitulada Salomé (1893), e a adaptação deste drama para a tela cinematográfica no filme A última dança de Salomé (1987), produzido e dirigido pelo cineasta inglês Ken Russell. O estudo da intervenção semiótica entre estas duas obras é fundamentado pelos conceitos de texto e modelização (com base nas proposições da "escola semiótica russa", das quais destacamos nomes como Iury Lotman, V. V. Ivanov e B. Uspenskij), e paródia (a partir de revisões teóricas de seu conceito propostas por, entre outros, Linda Hutcheon, Margaret A. Rose e Affonso Romano de Sant Anna). Esses conceitos são apresentados e discutidos através de exemplos da realização do mito Salomé na literatura e em outros diversos textos e soas linguagens, como a da escultura, do mosaico, da pintura, do teatro e da música, produzidos ao longo da história da arte e da literatura. Neste exercício, evidencia-se a importância de se abordar a personagem Salomé a partir de suas realizações textuais. Fica claro também que, na interdependência desses textos e suas linguagens, Salomé passa a se constituir num "grande texto da cultura". Diante dessa extensa malha textual, desponta uma questão primordial de nossa pesquisa, qual seja: "Que dança Salomé dança?". A suposto não-descrição de uma dança na peça escrita de Oscar Wilde, a proposta de uma dança homoerótica no texto fílmico de Russell, assim como diversas outras tentativas de representação de Salomé e sua dança, que circundam, ora o texto bíblico, ora o texto wildiano, conduzem à conclusão de que, dada a dimensão histórico-cultural desse mito, Salomé e sua dança só poderão ser assimiladas no seu processo de semiose. Esta apreensão, por outro lado, principalmente no que diz respeito à sua dança, não se dará `de, forma concludente ou final

ASSUNTO(S)

salomé semiose oscar wilde russell, ken 1927- -- critica e interpretacao dance wilde, oscar 1854-1900 -- critica e interpretacao dança comunicacao semiosis

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