Mito E Ritual
Mostrando 1-12 de 32 artigos, teses e dissertações.
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1. A ORIGEM DA NOITE E POR QUE O SOL É CHAMADO DE "FOLHA DE CARANÁ"
Resumo A partir da análise de um amplo conjunto de narrativas sobre a origem da noite, obtidas junto aos povos indígenas da bacia do Alto Rio Negro no noroeste amazônico, este artigo explora o modo como esses povos representam a alternância entre o dia e a noite em diferentes planos de significantes - nos sons e cores dos insetos, pássaros e animais da
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2015-12
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2. Mimetismo e metamorfose
Este texto aborda a dança na série "Os gatos de Roma / Notas para a reconstrução de um mundo perdido" (1957/1958) de Flávio de Carvalho (1899-1973) à luz da filosofia nietzschiana e das considerações de Roger Caillois (1913-1978) sobre o mimetismo em O mito e o homem (1938). Em Caillois e em Carvalho, o mimetismo propõe uma alternativa à mimese ao
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-08
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3. Ritual e narrativa: A supplicatio no mito da Fortuna Muliebris (Dionísio de Halicarnasso, Antiquitates Romanae, 8. 39.1-53.1)
Mitos e rituais criam e reforçam os laços entre indivíduos e comunidade, legitimando o grupo e a autoridade, envolvendo o potencial mimético das performances. O principado augustano foi um momento rico de criação e de ressignificação de rituais e de mitos, expressos em ações e intervenções espaciais e numa literatura cuja observação permite uma
Varia hist.. Publicado em: 2015-04
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4. A complexidade histórica do mito: em busca da origem da dança do chicote, na qual os Wayana dançam em imitação de Tamok (planalto leste das Guianas)
Este artigo analisa as condições da gênese da dança do chicote dos Wayana no século XIX, objetivando o que Terence Turner definiu como "etno-etnohistória", por meio do método que Neil Whitehead postulou como "etnografia da consciência histórica". Este estudo esboça uma consciência histórica indígena da sociedade contemporânea na Guiana, relacio
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-12
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5. A loucura da druz : sobre corpos e palavras na Toca de Assis / The lunacy of the cross : about bodies and words on Toca de Assis
A Toca de Assis é uma comunidade católica com proposta de vida religiosa consagrada, oriunda da cidade de Campinas (SP) desde o ano de 1994. Adotando como método a pesquisa de campo, analiso tal comunidade em sua dimensão simbólica e ritual a partir de sua proposta de resgate da "verdadeira Igreja Católica" por vias da experiência pessoal e imediata c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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6. O Kapiwayá e seu lugar no universo músico-coreográfico-ritual em um clã Desana, alto rio Negro, Amazonas
O artigo apresenta a descrição de um repertório musical específico (Kapiwayá) e seu lugar no universo músico-coreográfico-ritual de um clã Desana. A pesquisa foi realizada em São Gabriel da Cachoeira (AM), por meio de entrevistas com o especialista em cantos - o bayá. O estudo aborda o aspecto da formação da humanidade e da construção da pessoa
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2012-08
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7. Religiosidade potiguara: tradição e ressignificação de rituais na aldeia São Francisco. Baía da Traição - Pb
This research presents the religious aspects Potiguara existing in the village of San Francisco with its focus on the beliefs and practices experienced by indigenous people in their daily lives. There are three main religious denominations Potiguara: the traditional indigenous, Catholic and evangelical. The first aspect is passed from father to son, from tim
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/12/2011
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8. O ritual como paradigma no processo e na criação plástica: um estudo comparativo entre a produção artística de Armando Reverón (Venezuela, 18891954) e Arthur Bispo do Rosário (Brasil, 1909-1989)
Abordar o ritual como paradigma no processo e na criação plástica, por meio de um estudo comparado da produção artística de Armando Reverón e Arthur Bispo do Rosário, trouxe vários desafios, entre eles, realizar um recorte dos conceitos de mito e ritual, vastos, na Antropologia e contrapô-los ao seu equivalente conceitual nas Artes Plásticas. Fala
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2011
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9. ENTRE RITOS E MITOS: A ROMARIA DA NOSSA SENHORA MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS, EM SANTA MARIA, RS. / Between rituals and miths: a Romaria da Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, in Santa Maria, RS.
This text is to the observation and analysis of the importance of the Romaria da Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças for the city of Santa Maria - RS, and how she became a saint of popular devotion. Through an ethnographic study conducted between the years 2009 and 2010, with different actors, such as: the local Catholic Church, local faithful peopl
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2011
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10. 'Vamo fazê maravilha!': avaliação estético-ritual das performances do Reinado pelos congadeiros
Os significados da 'maravilha' no contexto do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, tal como o termo é utilizado nos cantos e nas elaborações discursivas dos congadeiros, são aqui abordados a partir da perspectiva desses participantes sobre a origem e o percurso histórico de sua tradição religiosa, calcada na experiencia da dor de seus ancestrais escr
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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11. Editorial
O trabalho apresenta inventário dos instrumentos musicais, bem como aspectos relacionados à socialização do canto dos índios Aikewára que habitam na Área Indígena Sororó no Sudeste do Estado do Pará. A primeira etapa da pesquisa teve como objetivo de realizar o levantamento dos instrumentos musicais e verificar a relação entre mito, instrumento m
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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12. Imagética do candomblé : uma criação no espaço mítico-ritual / Candomblé image : a mitic-ritual creation
Este trabalho discute e analisa a imagem fotográfica no espaço mítico e ritual do candomblé, religião de origem negro-africana estabelecida no Brasil. Propõe a religação entre o rito contemporâneo e o mito ancestral, evidenciada pela fotografia. Apresenta o candomblé por meio do corpo, matriz geradora do corpo-terreiro, um a condição para a m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2010