Mia Couto
Mostrando 1-12 de 56 artigos, teses e dissertações.
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1. Demasiado humanos, mundanos e situados: universais, em língua portuguesa
RESUMO: Este artigo aborda três autores de língua portuguesa, procurando situá-los com base em certos questionamentos aportados por teorias do pós-colonial, e afinados com uma provocação lançada por Saramago, em um romance de 1986. Começo considerando essa provocação, no A jangada de pedra, sobre a integração de Portugal à Europa, ao Ocidente. C
Gragoatá. Publicado em: 2022
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2. A configuração dos espaços ficcionais em O outro pé da sereia, de Mia Couto
RESUMO O objetivo deste artigo consiste em analisar a construção dos espaços nos dois eixos temporais que estruturam a obra O outro pé da sereia (2006). O percurso investigativo adotado desenvolve-se a partir da análise dos recursos empregados na composição dos espaços que estruturam o romance e revelam os diferentes tempos históricos encenados. As
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-04
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3. 8. Escrita, tradução e diferença: o “exemplo” de Mia Couto
Parte do livro:Literaturas africanas comparadas: paradigmas críticos e representações em contraponto
Autor(es): Brugioni, Elena
Editora da Unicamp. Publicado em: 2019
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4. Literaturas africanas comparadas: paradigmas críticos e representações em contraponto
2º lugar no 6º Prêmio ABEU 2020 na categoria Linguística, Letras e Artes. Este livro apresenta um percurso de reflexão desenvolvido em torno dos paradigmas críticos e dos repertórios bibliográficos que pautam os estudos pós-coloniais. Convocando os projetos literários de autores como João Paulo Borges Coelho, Ungulani Ba Ka Khosa, Chinua Achebe, Mia Couto, Ruy Duarte de Carvalho, M. G. Vassanji, NoViolet Bulawayo, Arménio Vieira e Abdulai Sila, surgem possibilidades comparativas insólitas, das quais resultam novos pontos de partida para o campo de estudo das literaturas africanas contemporâneas. Elena Brugioni é professora licenciada em Letras Modernas. Publicou e desenvolveu pesquisas nas áreas de Literaturas Africanas Comparadas, Estudos do Oceano Índico, Teoria Pós-colonial e Literatura Comparada. Seus atuais interesses de pesquisa se debruçam sobre cartografias literárias e paradigmas críticos para o estudo das literaturas africanas contemporâneas e narrativas visuais em perspetiva pós-colonial comparada.
Autor(es): Brugioni, Elena
Editora da Unicamp. Publicado em: 2019
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5. Narrativas imaginativas na sala de análise. W. Bion, Antonino Ferro, Thomas Ogden e Mia Couto
O artigo apresenta alguns conceitos de Bion, tais como: função α, elemento α, pensamento onírico da vigília, fato selecionado e reverie, a partir das expansões de dois psicanalistas contemporâneos: Antonino Ferro e Thomas Ogden. O conceito de derivado narrativo de Ferro é colocado em destaque como uma expressão privilegiada na sessão analítica do
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2017-03
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6. O colonialismo interno em O outro pé da sereia, de Mia Couto
Resumo: Neste artigo, sustentarei que, no romance O outro pé da sereia (2006), Mia Couto está preocupado com os efeitos do “colonialismo interno” (Walter Mignolo). Nos começos do século XXI, no Moçambique pós-colonial, o empresário Casuarino e outras personagens do romance são agentes da “colonialidade do poder” transnacional e neo-liberal. U
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
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7. Dos sonhos de Kindzu e da produção dialética de lugares e não lugares em Terra sonâmbula, de Mia Couto
Resumo: “Naparama? Nunca eu tinha ouvido falar em gente dessa.” Com essa pergunta, o narrador Kindzu, criado pelo escritor moçambicano Mia Couto, apresenta-nos um dos eixos políticos e psicossociais do romance Terra sonâmbula (1992). Acompanharemos, nesse estudo, Kindzu, perspectivado pelos simbolismos, pela razão prática e poética dos Naparamas, d
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
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8. Ser-se rio, vento, mulher, e o que quiser: a individuação e a formação de professores
RESUMO: O presente artigo propõe pensar sobre o processo de individuação na formação de professores, aprofundando o olhar nos processos que permeiam a formação docente, muitas vezes legitimada por modos de ser que delimitam uma "forma". Utilizamos, principalmente, o diálogo teórico entre o escritor Mia Couto e o filósofo Gilbert Si
Educ. Soc.. Publicado em: 2015-06
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9. Uma educação por vir: infância e potência
Este artigo propõe discutir, a partir do conto O rio das quatro luzes, de Mia Couto, as conexões entre infância e educação. Para isso, utilizando-se de dois personagens conceituais, o Pai e o Avô, colocam-se algumas questões relativas ao tempo e seu enlaçamento com a infância. A seguir, foca-se a educação e sua relação com a infância, buscando
Educ. Soc.. Publicado em: 2013-06
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10. Caminhos minados uma poética da terra no romance O último voo do flamingo de Mia Couto
Em O Último Voo do Flamingo, quinto romance do autor moçambicano Mia Couto, o narrador recria em suas memórias as explosões que vitimaram alguns soldados da ONU em solo africano, em Tizangara, uma pequena vila perdida ao norte de Moçambique. Mas, realmente explodiram esses soldados desaparecidos? Algo estranho acontece, pois, dos corpos explodidos nada
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/09/2012
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11. O LUGAR DA LITERATURA: um estudo sobre espaço e ficcionalidade em três romances de Mia Couto
O estudo que segue tem como objetivo investigar as relações interdisciplinares entre Literatura e Geografia, especificamente nas obras do autor moçambicano Mia Couto, intentando destacar as aproximações teóricas entre diferentes áreas do saber. Levando em consideração a procedência do autor e o recorte temporal que ele mesmo faz em suas obras (o pe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2012
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12. Novas insólitas veredas: leitura de A varanda do frangipani, de Mia Couto, pelas sendas do fantástico / New uncanny paths: reading from under the frangipani, by Mia Couto, for the paths of the fantastic
A presente pesquisa percorre os interiores de uma fortaleza colonial, cenário de A varanda do frangipani, do escritor moçambicano Mia Couto. Nessa obra, o autor estabelece com o leitor um pacto ficcional (ECO, 1994) e o convida a iluminar-se com as diversas micro-narrativas que traçam um paralelo entre o ontem e o hoje de uma varanda que protege e aprisio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2012