Metricas De Usabilidade
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1. DESENVOLVIMENTO DE MÉTRICAS PARA O QUALIS DE PRODUÇÃO TÉCNICA DE SOFTWARE
Objetivo: Recomendar métrica para qualificar a produção de software propondo diretrizes para a avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Medicina III. Método: Identificação das características de qualidade para o processo de desenvolvimento, para os atributos do produto e para o uso de software, determinadas pela Associação Brasileira de No
Rev. Col. Bras. Cir.. Publicado em: 2015
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2. Avaliação da usabilidade de um sistema computadorizado de epidemiologia nutricional
INTRODUÇÃO: As pesquisas epidemiológicas vêm aderindo a novas tecnologias, tais como sistemas computadorizados, e utilizando a Internet como ferramenta. A usabilidade é uma característica de um determinado produto relativo à facilidade de uso, à rapidez para aprender a usá-lo, ao fato de não gerar erros ou à facilidade de resolução dos mesmos,
Rev. bras. epidemiol.. Publicado em: 2013-12
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3. Desenvolvimento e avaliação da usuabilidade de um recordatório de 24 horas estruturado e computadorizado para acompanhamento do consumo alimentar de escolares / Developing and evaluation of the usability of a structured and automated 24-Hour Recall to evaluate school children food intake
Introdução: A avaliação do consumo alimentar de crianças e adolescentes representa um desafio na pesquisa epidemiológica. O Recordatório de 24 horas (R24h) é considerado um ótimo método para coletar dados dietéticos e é muito utilizado no acompanhamento alimentar da população. Porém requer entrevistadores altamente treinados, o que dificulta o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2011
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4. Aplicação de técnicas de inteligência artificial ao desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para doença celíaca / Applying artificial intelligence techniques to the development of a clinical decision support system in celiac disease diagnose
Introdução: o diagnóstico da doença celíaca é um processo complexo devido à multiplicidade dos sintomas, sinais, grupos de risco, formas de apresentação e intersecção dos sintomas com outras doenças. Para a confirmação da suspeita diagnóstica, é imprescindível a realização da biopsia do intestino delgado, o padrão-ouro. Objetivo: desenvol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/02/2011
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5. A usabilidade de tarefas típicas de seleção do destino em sistemas de navegação GPS automotivos
O sistema de navegação GPS automotivo é um sistema veicular que auxilia o motorista, através de mapas e indicadores de manobra, o caminho que ele deve percorrer até o seu destino. Este artigo apresenta um estudo sobre a usabilidade de tarefas típicas de seleção do destino em três sistemas vendidos no Brasil, com métodos de entrada de dados e interf
Production. Publicado em: 20/04/2011
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6. Avaliação da qualidade de técnicas de interação em ambientes virtuais imersivos utilizando medidas fisiológicas
Medidas fisiológicas, como frequência cardíaca (HR) e condutância de pele (SC), oferecem dados objetivos a respeito dos estados físico e emocional do usuário durante o processo interativo em ambientes virtuais. Isto pode ser útil, por exemplo, na avaliação de aspectos qualitativos de técnicas de interação tridimensionais, sem depender de dados su
Publicado em: 2011
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7. Um modelo de aferição de usabilidade de diferentes personas em ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação a distância a partir de um estudo de caso do sistema UAB/UFAL. / Virtual learning environments usability assessment model of different personas a+ e-learning - UAB/UFAL case study.
This research presents a Model to analyze the usability of learning management systems in distance learning through the case study of Moodle UAB/UFAL. This environment is the student virtual classroom where they obtain the materials, execute tasks, and interact with classroom mates, tutors, and teachers and also is evaluated. The usability assessment and imp
Publicado em: 2011
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8. Using eye tracking to evaluate the user experience upon interactive television applications. / Uso de rastreamento do olhar na avaliação da experiência do tele-usuário de aplicações de TV interativa.
The introduction of digital terrestrial TV in Brazil allows users of free TV, the main source of information and entertainment in the country, to have access to services offered by Interactive TV (TVi). These users, who constitute a large and heterogeneous population, composed of individuals of varying degrees of education, age and knowledge of computers, wi
Publicado em: 2009
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9. CONTEXT-AWARE APPLICATION DEVELOPMENT USING MULTI-AGENT SYSTEMS / DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES SENSÍVEIS AO CONTEXTO USANDO SISTEMAS MULTI-AGENTES
O desenvolvimento de aplicações sensíveis ao contexto (ASCs) constitui-se como uma tarefa não-trivial em conseqüência das características relacionadas à sensibilidade ao contexto, como abertura, comunicação assíncrona e falta de mecanismos modulares na propagação de informações de contexto. Por outro lado, um paradigma de desenvolvimento de so
Publicado em: 2007
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10. Uma ferramenta de programação visual para previsão e reconhecimento de padrões / A visual programming tool for forecasting and pattern recognition
A tomada de decisão, em qualquer setor e nos mais diversos níveis, é um processo cada vez mais complexo, principalmente em função do nível de incerteza em relação ao futuro. Neste contexto, a disponibilidade de previsões torna-se um fator importante para uma decisão mais eficaz. As ferramentas de reconhecimento de padrões, por sua vez, são import
Publicado em: 2007
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11. A QUANTITATIVE APPROACH TO ASPECT ORIENTED SOFTWARE DEVELOPMENT / UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ORIENTADO A ASPECTOS
O desenvolvimento de software orientado a aspectos é um paradigma recente que introduz novas abstrações e mecanismos com o objetivo de melhorar a modularidade de interesses que se espalham pelo sistema. Entretanto, a satisfação de atributos de qualidade em sistemas orientados a aspectos não é tarefa simples e a utilização equivocada destas novas abs
Publicado em: 2006
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12. Detecção de colisão utilizando grids e octrees esféricas para ambientes gráficos interativos
Ambientes gráficos interativos estão se tornando mais presentes em nossas vidas. Apesar dos avanços tecnológicos na área de computação para o desenvolvimento destes ambientes, ainda há muitos desafios a serem vencidos com o objetivo de simular o mundo em que vivemos de forma realista. O tratamento da detecção de colisão entre objetos 3D é um típ
Publicado em: 2005