Metrica E Ritmo Musical
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. "O toque de Billy": formação, influências, obras e estilo composicional de Billy Strayhorn
Estudo estilístico sobre a música do compositor e pianista norte-americano Billy Strayhorn, que se tornou o braço-direito e alter ego de Duke Ellington. Discute o processo único de colaboração composicional entre estes dois gigantes do jazz e a questão da autoria no repertório da Duke Ellington Orchestra. Inclui o contexto da formação musical de St
Per musi. Publicado em: 2014-06
-
2. O Jazz de Bill Evans: formação, influências, obras e estilo composicional
Estudo estilístico sobre a música do compositor e pianista norte-americano Bill Evans. Inclui um contexto sobre os pianistas, compositores (eruditos e populares) e o teórico do jazz George Russell, que marcaram sua formação musical. A análise de 19 obras selecionadas de Bill Evans revela características estilísticas relacionadas ao estilo/andamento,
Per musi. Publicado em: 2013-12
-
3. Os aspectos poético-musicais nas obras de Homero: métrica, ritmo e performance / Poetical and Musical Features in Homeric Works: Metric, Rhythm, and Performance (VIII B.C)
Propomos com esta Dissertação revisitar as obras de Homero tendo em vista aspectos de sua composição poética que remetem aos elementos de performance, bem como a sociedade oral em que os mesmos foram concebidos. Partimos de um ponto de vista que dialogue com a musicologia e relacione as técnicas de composição e improvisação do aedo. Temos por meta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2012
-
4. Os aspectos poético-musicais nas obras de Homero: métrica, ritmo e performance / Poetical and Musical Features in Homeric Works: Metric, Rhythm, and Performance (VIII B.C)
We propose to revisit the works of Homer in view of his poetic composition features that refer to elements of performance, as well as oral society in which they were created. We start from a point of view which dialogues with musicology and connects the techniques of composition and improvisation of the bard. We aim to discuss the relationship of these techn
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2012
-
5. Bateria Montreal de avaliação de Amusia: evidências de validade e normas para adolescentes de Belo Horizonte
RESUMO A Montreal Battery of Evaluation of Amusia (MBEA) é uma bateria de testes que avalia funções musicais referentes a seis componentes do processamento musical: escala, contorno, intervalo, ritmo, métrica e memória musical. O presente estudo objetivou verificar as características psicométricas da MBEA em uma amostra de 150 adolescentes de 14 a 18
Dement. neuropsychol.. Publicado em: 2012-12
-
6. A memória e o valor da síncope: da diferença do que ensinam os antigos e os modernos
A síncope é um tema privilegiado nos estudos da música popular que reaparece aqui em um conjunto de considerações que, marcado pelo viés dos saberes das velhas disciplinas de Contraponto e Harmonia, sublinham a interação e, principalmente, a inseparabilidade entre métrica (divisão, ritmo, acentuação, prosódia, etc.) e altura (notas, intervalos,
Per Musi. Publicado em: 2010-12
-
7. Emile Jaques-Dalcroze : sobre a experiencia poetica da ritmica : uma exposição em 9 quadors inacabados / Emile Jaques-Dalcroze : about the poetic experience of eurhythmics : an exposition in 9 unfinished pictures
This work presents the concepts and practices of Eurhythmics (Rythmique) as conceived by the Swiss composer Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950). It discusses the relation of Eurhythmics with modern dance and gymnastics in Europe and in the U.S. It also stablishes a comparison between the poetic experience of Eurhythmics and the German employ of rhythm and exp
Publicado em: 2008
-
8. Style in singing and spoken performance of a brazilian chamber song : data from five brazilian lyric woman singers / O estilo na interpretação cantada e falada de uma canção de camara brasileira : dados de cinco cantoras liricas brasileiras
Música e Lingüística têm diversos pontos de contato na descrição e análise da voz cantada e falada. Neste trabalho, as considerações sobre a interpretação dessas duas produções passam pela abordagem de três possíveis determinantes: a partitura, o texto e a escola. O desenvolvimento da partitura enquanto documento aliado para a interpretação
Publicado em: 2007
-
9. Por uma teoria do ritmo : o caso da metafora musical em linguistica
Não informado
Publicado em: 1991