Style in singing and spoken performance of a brazilian chamber song : data from five brazilian lyric woman singers / O estilo na interpretação cantada e falada de uma canção de camara brasileira : dados de cinco cantoras liricas brasileiras

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Música e Lingüística têm diversos pontos de contato na descrição e análise da voz cantada e falada. Neste trabalho, as considerações sobre a interpretação dessas duas produções passam pela abordagem de três possíveis determinantes: a partitura, o texto e a escola. O desenvolvimento da partitura enquanto documento aliado para a interpretação e limitador em certos períodos e práticas musicais, da influência do texto sobre as composições e da influência da escola sobre a interpretação da canção têm sua contribuição histórica nessa linha de pesquisa multidisciplinar. A abordagem sobre a interpretação musical cantada, nos aspectos prosódicos da execução da melodia e do ritmo, com a partitura e o texto como parâmetros, musical e lingüístico respectivamente, delimita a metodologia de pesquisa que usa as técnicas da fonética acústica como ferramenta de análise. A questão do sotaque na voz falada e cantada pode ser relevante de acordo com o modo, o momento e por quê ele é executado, se de forma natural ou estilística no canto ou mesmo como busca por um ideal estereotípico que nem sempre é alcançado na prática. Diversos termos comuns na prática do canto e na teoria lingüística são abordados aqui, como a noção de timbre e de registro, de articulação, o posicionamento de algumas escolas de canto sobre tais termos, além da descrição sobre os elementos que unem as produções da voz cantada e da voz falada: o estudo dos elementos prosódicos, ou melhor, os aspectos delimitadores da definição de prosódia, dentro da Música e da Lingüística, e seus elementos constituintes, seus domínios e como podem ser aplicados a termos como prosódia musical ou prosódia poética. Dentro desse contexto, o trabalho procura enfocar a questão do estilo empregado por cantoras líricas brasileiras na interpretação falada e cantada de uma canção de câmara brasileira, levando em conta a variação de elementos prosódicos na fala e no canto que pudessem marcar estilo pessoal ou estilo de grupo (escola), com a descrição das realizações referentes ao ritmo e a duração, bem como quanto à entoação e ao timbre, na produção de canto e de fala por informante. O uso do modelo linear misto (MLM) nas análises estatísticas corroborou o enfoque de alguns modelos fonológicos, como a Fonologia Prosódica (Nespor e Vogel, 1986), a Fonologia Métrica, a Fonologia Autosegmental-Métrica e a Fonologia Acústico-Articulatória (Albano, 2001), bem como a variabilidade produzida pelo intérprete, que se vê obrigado a fazer uma escolha entre várias vias ou fazer delas uma única via de três pistas, calcando escolhas individuais em confronto com as escolhas e práticas sociais (de escola)

ASSUNTO(S)

fonetica musica linguistics linguistica phonetics music canto style singing estilo

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