Messiaen
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. A música francesa reconfigurada no jazz modal de Bill Evans
Embora seja senso comum que a música francesa, especialmente a do século XX, tenha exercido influência no estilo improvisatório do pianista de jazz norte-americano Bill Evans (1929-1980), a importância deste papel é raramente abordada em estudos bem fundamentados. Estes dois pontos - música francesa e Evans - oferecem uma oportunidade para investigar
Per musi. Publicado em: 2013-12
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2. Gagaku, de Olivier Messiaen
A tensão entre nostalgia e inovação se manifesta de maneira única em Gagaku, o quarto movimento de Sept Haikai, de Olivier Messiaen. A religiosidade de Messiaen representa uma forma de nostalgia para a vanguarda intelectual francesa. Messiaen considera o senso de ritual e de estase como expressões musicais do sagrado. Através da comparação da estrutu
Per Musi. Publicado em: 2012-06
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3. Parâmetros para o estudo da sinestesia na música
Estudo sobre a relação entre sinestesia como condição neurológica e a metáfora sinestésica. Propõe-se uma escuta sinestésica do 5º movimento Joie du sang des étoiles de Turangalîla de Olivier Messiaen, seguida de uma análise da relação entre os elementos apontados na escuta sinestésica e a estrutura da obra. A partir desta análise e da fenom
Per musi. Publicado em: 2010
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4. Spectral music : the musical time according to Gerard Grisey / Musica espectral : o tempo musical conforme Gerard Grisey
A música é uma arte temporal e seu principal material, o som, só pode existir e ser percebido quando a dimensão tempo é considerada. Assim, acredita-se que a discussão acerca da relação som-tempo na música é importante para o compositor contemporâneo. Gérard Grisey, compositor e cofundador de uma das mais importantes escolas de composição da se
Publicado em: 2010
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5. O sonoro e o visual: questões históricas, fenomenológicas e uma abertura à estética comparada
O artigo visa levantar questões relativas ao sonoro e o visual e apresentar possibilidades de abertura ao exercício da estética comparada. Na primeira parte, questões de ordem histórica revelam o interesse que o tema vem há séculos suscitando. A segunda parte discorre sobre a natureza temporal de práticas artísticas a partir de textos de artistas (K
Per Musi. Publicado em: 2009
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6. Planos sonoros: a experiência da simultaneidade na música do século XX / Sound Planes: the experience of simultaneity in 20th century music
Os objetivos desta tese de doutorado são: ampliar a compreensão da música contemporânea a partir do pensamento filosófico de Bergson, Bachelard e Messiaen sobre o tempo; discutir a expansão do conceito de ritmo no século XX; e aproximar do processo de composição musical a noção de plano das artes visuais. Dada a natureza específica da experiênci
Publicado em: 2009
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7. From the pitch to the sound : exploring harmonic terrories / Da nota ao som : explorando territorios harmonicos
Este trabalho tem por finalidade avaliar determinados aspectos que nortearam algumas das principais especulações realizadas no campo da harmonia na música do século XX. Dentre os objetivos estiveram presentes: apontar as premissas e estratégias que fizeram parte de cada novo território harmônico, bem como explorar a idéia do uso de "matrizes harmôni
Publicado em: 2009
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8. Khamaileon : fantasy for guitar and orchestra by Almeida Prado / Khamaileon : fantasia para violão e orquestra de Almeida Prado
Khamailéon is a fantasy for guitar and orchestra by Brazilian composer Almeida Prado (b. 1943). This is the first work he wrote for this instrument, within a repertoire that encompasses both solo and chamber pieces. It was written in 1970, when the composer was studying with Olivier Messiaen in Paris. It has an atonal language, with post-1950 European aesth
Publicado em: 2009
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9. Olivier Messiaen : inter-relação entre conjuntos, textura, ritimica e movimento em peças para piano / Olivier Messiaen : inter-relation between sets, texture, rhythm and movement in piano pieces
This work proposes an association between musical analysis techniques developed during the twentieth and the twenty-first centuries and the musical theory concepts presented by Olivier Messiaen in his Technique de mon langage musical (Messiaen 1944a and 1944b) and Traité de Rythme, de Couleur, et d Ornithologie (Messiaen 1994a, 1994b and 1994c), first, seco
Publicado em: 2008
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10. Ritmologia
Esta tese explora o ritmo. Do caosmo. Da vida. Da língua. Esta tese constela com Deleuze. Com Cummings. Com Ignácio. Com Diniz. Blake. Klee. Newbery. Delaunay. Com os Campos. Mas também com as manhãs e com a chuva. Esta tese é feita com Whitman. Albert-Birot. Chopin. Neruda. Com as estrelas e com a lua. Com Moore e com as baleias. Com Cage. Ligeti. Var�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2007
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11. Polyamines and Pectins (I. Ion Exchange and Selectivity).
The ion-binding and -exchange properties of putrescine, spermidine, and spermine on purified walls of carrot (Daucus carota L.) cell suspensions were investigated by producing ion-exchange isotherms and comparing them with the behavior of Na+, Mg2+, and Ca2+. The cation exchange capacity of the carrot cell walls was 0.8 equivalent kg-1 dry matter, and the io