Melodrama
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13. Carne de Fieras, Barrios Bajos e Aurora de Esperanza - o melodrama anarquista na produção cinematográfica da CNT, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) / Carne de fieras, Barrios Bajos and Aurora de esperanza: the anarchist melodrama in film production from CNT during the spanish civil war (1936-1939)
Considering the relation between History and Cinema, this present dissertation will ponder on the anarchist cinematographic production of CNT during the Spanish Civil War (1936-1939) through the analysis of three of its most important fiction works: Carne de Fieras (1936/1992), Barrios Bajos (1937) and Aurora de Esperanza (1937). They were structured in a cl
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
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14. Literatura e história na peça D. Afonso VI de D. João da Câmara / Literature and history in part D. Afonso VI of D. João da Câmara
Nesse estudo, pretenderemos inquirir sobre a construção discursiva literária da peça D. Afonso VI, do escritor português oitocentista, D. João da Câmara. A peça pretende um diálogo intertextual com a historiografia em torno do monarca português seiscentista, herdeiro dEl-Rei Restaurador D. João IV. A ficção joanina colherá na historiografia o p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2011
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15. A contemporaneidade da interpretação melodramática: um olhar à luz de Almodóvar
Esta búsqueda tiene el objetivo principal de la investigación de la interpretación contemporánea del melodrama de la mirada de Pedro Almodóvar. Como metodología se eligió el formato del laboratorio experimental, que la contempla como un espacio propicio para la reflexión, la percepción del cuerpo y las prácticas de las exploraciones creativas para
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2011
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16. Corpo, imagem e registro colonial no Corazón Sangrante de Astrid Hadad
Apresentaremos uma discussão acerca da apropriação do coração como um elemento alegórico de reconhecimento de uma identidade coletiva na América Latina. Através do cabaré contemporâneo da performer mexicana Astrid Hadad, de origem maya-libanesa, apontaremos uma crítica a uma política de controle e organização dos parâmetros de gênero. A exper
Revista Estudos Feministas. Publicado em: 2011-08
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17. Obsessões e desvarios na obra de Veronica Stigger
A interpretação de alguns contos de Veronica Stigger, a partir de componentes obsessivas e destemperadas, na constituição dos personagens e das tramas simples e minimalistas, conduz a presente reflexão a constatar, no estilo da autora, uma tentativa de conciliação entre uma estética de influência expressionista e o modo melodramático. Em seus códi
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2011-06
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18. The madwoman in the quarter : 'A streetcar named desire' as a case of intersemiotic genre shift
A crítica moderna com freqüência classifica a peça Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, como sendo uma tragédia. Neste estudo argumento que a adaptação da peça para o cinema em 1951, dirigida por Elia Kazan, introduziu elementos suficientes de melodrama para eclipsar a estrutura trágica original, desta forma transformando o gênero da obr
Publicado em: 2010
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19. O reflexo de Helena: modelos literários e nacionalidade em Helena (1876), de Machado de Assis / Helenas reflex: literary models and nationality in Helena (1876), of Machado de Assis
Este trabalho busca desenvolver uma leitura "desautomatizada" do romance Helena (1876), de Machado de Assis. A proposta é realizar uma análise interpretativa em que não se tenha em perspectiva a produção posterior do autor, iniciada grosso modo com Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881. Buscaremos apresentar uma leitura em que se resgate o horizon
Publicado em: 2010
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20. A notícia faz a cena: noticiário jornalístico e telenovela brasileira.
O estudo trata do fenômeno de apropriação de temáticas e convenções formais do noticiário jornalístico pela telenovela brasileira produzida na atualidade. Procura-se compreender as interfaces geradas entre as instâncias,a priori ontologicamente separadas, ficção e realidade, que se revelam por meio das interseções entre dramaturgia e jornalismo,
Publicado em: 2010
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21. DANCER IN THE DARK: TRADITION AND RUPTURE IN THE CINEMA OF LARS VON TRIER / DANÇANDO NO ESCURO: TRADIÇÃO E RUPTURA NO CINEMA DE LARS VON TRIER
The movie industry has evolved a standardised visual strategy for film production and marketing, which promotes a proliferation of clichés, determining the use of the known images and their respective readings. Part of a mass culture that is present in a global scale, these representations are attached to the conventions and illusionism of cinema through te
Publicado em: 2010
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22. A música de Remo Usai no cinema brasileiro / The music of Remo Usai in brazilian cinema
Remo Usai foi o compositor que mais produziu na história do cinema brasileiro; e o único profissional especializado de sua época. Este trabalho investiga sua trajetória ao longo de 4 décadas, concentrando-se nas suas atividades durante os anos 60, período em que compôs para filmes ligados ao projeto do cinema novo e de uma produção politicamente eng
Publicado em: 2010
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23. GOLD RUSH: THE ROMANTICISM OF GILBERTO BRAGA / A CORRIDA DO OURO: O ROMANTISMO DE GILBERTO BRAGA
Beyond the time limits that restrict the period between the late eighteenth century to the mid-nineteenth century, Romanticism is a worldview that remains in many cultural, political and social forms in a indirect or explicit way, but always with a ambiguity sign that allows the understanding of the phenomenon both as a rejection of the bourgeois society, an
Publicado em: 2010
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24. O cinema de Ken Loach e a refuncionalização de materiais estético-políticos / The cinema of Ken Loach and the refunctionalization of aesthetic-political materials
Esta pesquisa visa compreender o projeto estético-político do cineasta inglês Ken Loach dentro da história da arte política, e como fruto de um processo histórico de crise da Esquerda e fragmentação da classe trabalhadora, intensificado durante a segunda metade do século XX. Observamos de que maneira a obra de Ken Loach estabelece relações entre a
Publicado em: 2010