Marujos
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1. Corpo, saúde e alimentação na Marinha de Guerra brasileira no período pós-abolição, 1890-1910
A partir dos relatórios dos ministros da Marinha e da correspondência dos oficiais, analisa as relações de trabalho no cotidiano, bem como a alimentação e a saúde dos marujos nos primeiros vinte anos após a abolição. A questão racial emerge relacionada à modernização das práticas alimentares e de tratamento, e às novas formas de entender os c
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2012-12
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2. THE HETEROGENEOUS GUYS: NATIONALITY, TRAJECTORY AND CULTURE OF RECRUITS AND MARINES OF THE NATIONAL IMPERIAL NAVY OF BRAZIL, 1822 - C. 1854 / A GALERA HETEROGÊNEA: NATURALIDADE, TRAJETÓRIA E CULTURA DOS RECRUTAS E MARINHEIROS DA ARMADA NACIONAL E IMPERIAL DO BRASIL, C.1822-C.1854
Esta tese trata dos marinheiros e dos recrutas que atuaram na Armada Nacional e Imperial do Brasil entre c. 1822 e c. 1854. Como ocorria nas marinhas dos países de base atlântica, os seus navios eram tripulados por homens de diversas naturalidades: entre os estrangeiros, principalmente portugueses e anglófonos; entre os nacionais, homens oriundos de quase
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/09/2011
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3. Os Catopês de São Benedito em Montes Claros: rastros de uma ancestralidade mineira negra e festiva.
The imagery shows a lot about a time, a place and a people. The festivals of the city of Montes Claros in the north of Minas Gerais are deeply related to the Catholic religious services. Many of these cults were added to the African traditions in a region of high concentration of blacks who lived in Quilombos, farms and cities. The imagery of the Congo of th
Publicado em: 2011
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4. Uma trÃgedia em trÃs partes: o motim dos pretos da Laura em 1839 / A tragedy in three parts: the mutiny of the pretos da Laura in 1839.
Em 12 de junho de 1839, alguns dos cativos a bordo do brigue-escuna Laura Segunda, que partiu do MaranhÃo para Pernambuco, realizaram um motim nas costas do litoral do Cearà e assassinaram seis pessoas, o capitÃo, o contramestre, o prÃtico, dois marujos e um passageiro. Depois de desembarcar na praia do Iguape, os escravos foram presos e, dentre eles, no
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2010
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5. A modernização do material e do pessoal da Marinha nas vésperas da revolta dos marujos de 1910: modelos e contradições
O artigo discute o processo de "modernização" da Marinha brasileira no fim do Império e início da Primeira República a partir dos projetos desenvolvidos para a sua dimensão material (equipamentos) e pessoal (recrutamento e formação militar), destacando-se o papel do ministério de Alexandrino de Alencar (1906-1910). Critica-se uma abordagem tradicion
Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Publicado em: 2010-06
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6. Léxico, cultura, tradição e modernidade: um retrato sociolingüístico do Congado MontesClarense
Este trabalho teve como objetivo a identificação, análise e descrição de aspectos do léxico utilizado pelos componentes dos grupos folclóricos em Montes Claros por meio da construção de um campo léxico-semântico do congado montesclarense para verificar em que medida ele expressa a realidade social, histórica e cultural dos grupos de Catopés, Mar
Publicado em: 2009
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7. "Marujos a bordo": o desejo homoerótico, a estética camp e a moda de Gaultier
The proposal of this study is to analyze the formation of a homoerotic masculine look that had being built since the XIX century (time when the terms heterosexual and homosexual) were forged, having as a temporal cut the period from 1969 to 1984. The perspective is to identify the changes happened in the construction of this look from 1969, a year marked by
Publicado em: 2008
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8. Musical performance in the ternos of catopês of Montes Claros. / Performance musical nos ternos de catopês de Montes Claros.
Os grupos de Congado constituem na atualidade uma das importantes manifestações culturais do Brasil. Essa expressão é caracterizada por elementos musicais, cênicos e plásticos resultantes da inter-relação de aspectos da cultura africana, luso-espanhola e indígena, que se mesclaram na configuração de uma manifestação genuinamente brasileira. Dos
Publicado em: 2005