Maravilhoso
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25. A experiência barroca e a identidade local na Semana Santa de Campanha, Minas Gerais
Este trabalho analisa a formação de uma sensibilidade barroca em Minas Gerais a partir da orientação participativa e altamente emotiva das festas coloniais, cujo legado se mantem presente nas festas religiosas de muitas antigas cidades mineradoras do estado. Enfocando as celebrações da Semana Santa na cidade sul-mineira de Campanha, o texto mostra como
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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26. O barroco gauchesco-missioneiro: reflexões a partir da memória coletiva dos contadores de causos e das paisagens fantásticas missioneiras
Este artigo propõe uma reflexão em torno dos tempos turbulentos vivenciados na região missioneira do Rio Grande do Sul e suas implicações para a memória coletiva e para o imaginário dos contadores de causos que nela vivem. A memória dos diversos conflitos que ocorreram naquele território - do processo da conquista do Novo Mundo, passando pela edific
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2011-06
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27. O real maravilhoso americano : conflitos e contradições na proposta de Carpentier
O presente trabalho procura fazer uma reflexão a respeito da teoria do real maravilhoso e sua relação com o surrealismo. No primeiro Manifesto do Surrealismo, de 1924, André Breton pretende denunciar o ódio ao maravilhoso presente na mentalidade de alguns indivíduos, procurando resgatá-lo com a crença de que a imaginação é a única forma de libert
Publicado em: 2011
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28. O fantÃstico e memÃria social na obra Pedro PÃramo, de Juan Rulfo.
Esta pesquisa almeja verificar como se realizam esteticamente elementos do fantÃstico e a composiÃÃo narrativa na obra Pedro PÃramo, de 1955, de Juan Rulfo. Pretende-se refletir em que medida a obra encerra perspectivas da narrativa contemporÃnea latino-americana e abarca uma memÃria social. O conceito de fantÃstico empregado para o presente trabalho
Publicado em: 2011
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29. A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma
A investigação do romance Girlfriend in a Coma permitiu perceber alguns elementos centrais que estruturam a obra como mito e paródia. O mundo ficcional é caracterizado por uma sociedade à beira de um colapso devido a sua incapacidade de mudar seu comportamento e sequer consegue perceber o que está errado. Na narrativa são utilizados recursos estético
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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30. O efeito de real em incidentes em antares, de Erico Verissimo: Literatura e História / The real effect in incidente em antares, by Erico Verissimo: Litterature and History
Em Incidente em Antares, romance de Erico Veríssimo, o entrecruzamento da História e do Maravilhoso produziu efeitos de realidade que se coadunam com a História recente de nosso país, precisamente a ditadura militar instaurada em 1964. A partir de um microcosmo, a pequena cidade de Antares, a ficção de Veríssimo expande-se para o macro, proporcionando
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2010
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31. Caminhos de Mia Couto: estratégias narrativas em torno da paisagem moçambicana / Ways of Mia Couto
A obra romanesca de Mia Couto é o objeto da investigação desta tese, ponto de partida para tentar compreender a contribuição do autor na afirmação do romance africano e na reconstrução da identidade de seu país, Moçambique. Para tanto, o estudo discute a importância da revelação de uma paisagem oculta ao leitor, de matriz cultural e complexo en
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/02/2010
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32. O efeito de real em incidentes em antares, de Erico Verissimo: Literatura e História / The real effect in incidente em antares, by Erico Verissimo: Litterature and History
Em Incidente em Antares, romance de Erico Veríssimo, o entrecruzamento da História e do Maravilhoso produziu efeitos de realidade que se coadunam com a História recente de nosso país, precisamente a ditadura militar instaurada em 1964. A partir de um microcosmo, a pequena cidade de Antares, a ficção de Veríssimo expande-se para o macro, proporcionando
Publicado em: 2010
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33. O conto contemporâneo de Marina Colasanti: estilhaços do maravilhoso na viagem das "23 histórias"
This paper analyzes ten stories of 23 histórias de um viajante, Marina Colasanti, from the rescue and return of gender and the wonderful tradition held by the author to write his fictional worlds. By revisiting the wonderful tales, reinterpreted and violates some elements of tradition in the light of contemporary, among them the metamorphosis, the journey a
Publicado em: 2010
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34. Intertextualidade e paródia : uma leitura de Baudolino
No romance Baudolino, publicado em 2000 por Umberto Eco, verifica-se a presença de seres que são a representação do que o historiador Lucien Boia chama de estruturas mentais permanentes. O presente trabalho tem por objetivo analisar como esse mundo maravilhoso vem à tona inserido no cotidiano do homem medieval e é construído pelo autor pelo viés da p
Publicado em: 2010
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35. Caçadores de risos: o mundo maravilhoso da palhaçaria.
The focus of this thesis is the art of clowning through its dramaturgical perspective. The artistic work of clowns involves the practice of an industry of dramaturgical procedures that vary with the artist, his tradition, shows, impact, and produce a number of other meanings according to the reception of the audience of each performance. It is a complex, con
Publicado em: 2010
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36. Vampiros na literatura: limites do gênero fantasia na série Twilight
Presentes no imaginário humano há séculos, os vampiros encontraram seu caminho para a literatura no final do século XVIII e ali permaneceram durante todo o século XIX, culminando na obra que consolidou o mito literário do vampiro em Drácula, escrito por Bram Stoker. No decorrer do século XX, os vampiros viveram momentos de fama na literatura, por mei
Publicado em: 2010