Literatura E Tecnologia
Mostrando 13-24 de 1072 artigos, teses e dissertações.
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13. SISTEMA DE CONSTRUÇÃO E CULTIVO DISCIPLINAR DE WUSHU E ESPORTES TRADICIONAIS NACIONAIS
RESUMO Introdução: Com o advento da era das redes de informação, o ensino das artes marciais e dos esportes nacionais tradicionais rompeu as limitações do antigo “ensino por preceito e fatos” e foi combinado com a tecnologia da computação para construir um sistema de recursos didáticos para as artes marciais. artes e esportes tradicionais nacio
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 2021-08
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14. Saúde sem filtro: os impactos dos filtros dos cigarros na saúde e no meio ambiente
Resumo As doenças relacionadas ao tabaco matam oito milhões de pessoas anualmente no mundo e, no Brasil, são responsáveis por milhares de casos de cânceres, doenças cardiovasculares e outras enfermidades. Os filtros nos cigarros são percebidos como uma tecnologia que reduziria os danos à saúde. O objetivo deste artigo é descrever a tecnologia dos f
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2021-06
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15. Desenvolvimento e validação de uma tecnologia MHEALTH para a promoção do autocuidado de adolescentes com diabetes
Resumo No cenário do Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1), uma prática incentivada é o autocuidado. Dessa forma, objetivou-se elaborar e validar um aplicativo móvel (APP) para a promoção do autocuidado em adolescentes com DM1. O método foi divido em duas etapas: elaboração e validação, que vão desde a revisão de literatura, benchmarking, construção
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2021-05
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16. DA FICÇÃO INTERATIVA À HIPERFICÇÃO: UM COMENTÁRIO SOBRE A GÊNESE DA LITERATURA ELETRÔNICA ESTADUNIDENSE
Resumo O presente artigo1 revisita e discute o início da Literatura Eletrônica estadunidense a partir do nascimento da Ficção Interativa nos anos 1970. Na esteira, segue até a década de 1980 para avaliar os impactos da revolução informática no fazer literário, assim como o surgimento de um maior interesse teórico-crítico nas relações entre lite
Ilha Desterro. Publicado em: 2021-04
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17. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino
RESUMO Após 64 anos de seu surgimento, a Inteligência Artificial (IA) enfrenta o complexo e o incerto dos nossos dias. Nesse período de sua existência, podem-se destacar dois “invernos” (1980 e 1993) em que as aplicações eram interessantes, mas a IA não conseguiu dar respostas adequadas: na compreensão da linguagem e no diagnóstico médico. Por
Estud. av.. Publicado em: 2021-04
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18. Modelo de maturidade BIM para instituições de ensino superior
Resumo A literatura apresenta diversos modelos de maturidade BIM para projetos, organizações e indivíduos, havendo uma lacuna de modelos destinados às Instituições de Ensino Superior. Consequentemente, vislumbra-se a ausência de trabalhos que mensuram a maturidade BIM das instituições. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo (i) apresentar u
Ambient. constr.. Publicado em: 2021-04
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19. Elementos fundamentais para o design de jogos digitais com o foco no treino de competências e habilidades de estudantes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática
Resumo: Os jogos digitais como recursos de tecnologia assistiva têm apresentado significativos resultados em meio à educação inclusiva, no que se espera de estímulos e respostas nas intervenções pedagógicas com estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Neste estudo, o objetivo foi identificar e analisar os elementos fundamentais, apontados pela
Rev. Bras. Estud. Pedagog.. Publicado em: 2021-01
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20. Prospectiva para ciência, tecnologia e inovação
Tradução de obra lançada em 2016, o livro preenche uma lacuna na literatura relacionada aos chamados estudos do futuro, em âmbitos nacional e internacional. Escrito por três professores da Escola Superior de Economia (HSE) de Moscou, na Rússia, o volume pretende ampliar o conjunto de atores engajados na política de ciência e inovação, contribuindo para planejadores, gestores, formadores de políticas e tomadores de decisão. Publicada originalmente sob o título Foresight for Science, Technology and Innovation, a obra foi traduzida por Valdir Ermida, chefe do Serviço de Planejamento do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
Autor(es): Miles, Ian; Saritas, Ozcan; Sokolov, Alexander
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2021
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21. Internet das coisas aplicada no ambiente das bibliotecas: uma revisão sistemática da literatura internacional
RESUMO O presente artigo analisa a produção científica internacional com a temática de aplicação de internet das coisas (IoT) em bibliotecas. Constituem-se como objetivos dessa análise: mapear a produção acadêmica sobre aplicação da tecnologia de IoT em bibliotecas desde o surgimento das primeiras discussões sobre essa tecnologia até o ano de 2
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 2020-12
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22. Errata
RESUMO O presente artigo analisa a produção científica internacional com a temática de aplicação de internet das coisas (IoT) em bibliotecas. Constituem-se como objetivos dessa análise: mapear a produção acadêmica sobre aplicação da tecnologia de IoT em bibliotecas desde o surgimento das primeiras discussões sobre essa tecnologia até o ano de 2
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 2020-12
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23. A influência da capacidade de gerenciamento de informações nas vantagens sustentáveis das empresas: um estudo de casos múltiplos com empresas líderes do mercado brasileiro
Resumo Objetivo: O objetivo do presente estudo é avaliar a influência da capacidade de gerenciamento de informações na vantagem competitiva sustentável das empresas, com base na abordagem qualitativa. Metodologia: Este estudo apresenta os resultados de um estudo de casos múltiplos realizado em três empresas líderes em seu respectivo setor no Brasi
Rev. bras. gest. neg.. Publicado em: 2020-12
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24. Gamificando a aprendizagem linguística de português: estudo de caso que examina um site com uma atividade baseada em missões para promover a produção e interação entre alunos de português L2
RESUMO Um dos maiores desafios ao ensinar alunos de segunda língua é mantê-los motivados a trabalhar em uma atividade nova. A literatura mostrou-nos que a combinação de construtivismo social e aprendizado integrado à tecnologia é crucial para alcançar os objetivos estabelecidos pelos objetivos educacionais modernos. No entanto, para obter uma respost
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2020-12