Lirica Amorosa
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1. O testamento amoroso medieval e a querela da “Bela dama sem misericórdia”
Resumo Este artigo trata da imitação da forma testamentária pela poesia medieval, em particular pela lírica amorosa na França. Surgida em vernáculo no fim do século XIII como um desenvolvimento dos sermões em verso chamados de Vers de la Mort, a forma do testamento poético foi adaptada, em meados do século XV, à lírica cortês pelos poemas perten
Alea. Publicado em: 29/07/2019
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2. De tua sábia ausência : a poesia de Hilda Hilst e a tradição lírica amorosa / Your wise absence : the poetry of Hilda Hilst and the lyric tradition of love poems
Partindo de observações aceitas pela crítica em relação à obra de Hilda Hilst (1930 - 2004) segundo as quais o livro Júbilo, memória, noviciado da paixão (1974) representaria um marco em sua produção, este trabalho propõe uma leitura da poesia amorosa da autora, elegendo-o como corpus principal e se guiando a partir dos seguintes objetivos: inves
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2010
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3. Eros reinventado: uma leitura da poesia de Yêda Schmaltz / Eros reinvented: a reading of poetry Yêda Schmaltz
O presente trabalho é uma leitura da obra em verso da escritora goiana Yêda Schmaltz, poeta que revive a imagem de Eros através das figuras mitológicas de Penélepe, Dioniso, Áthis, Eco e Narciso, dentre outras. A proposta inicial deste estudo é trabalhar a obra completa da escritora, em especial A alquimia dos nós, Baco e as Anas brasileiras, A ti Á
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/04/2009
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4. Remate de males: a música de poemas amorosos de Mário de Andrade / Remate de males: the music of Mário de Andrades love poems
The music is the matrix of the poetic work of Mário de Andrade. Harmonizing the different faces of the multiple poet, his musical face can be seen in the books Paulicéia desvairada (1922), Losango cáqui (1926) and Clã do jabuti (1927), as well as in the verses of Remate de males (1930), and in the posterior works of the author. A detailed study of poems
Publicado em: 2009
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5. Hilda Hilst e o canto amoroso em mitos, imagens e símbolos
O objetivo desta pesquisa é investigar, no canto amoroso de Hilda Hilst (1930-2004), a maneira como os mitos, imagens e símbolos configuram a condição de um Eu que lamenta a incompletude e a consciência de sua fragmentação diante de um Outro. Esse Outro é visto como a metade que falta ao Eu, uma metade que, durante o chamamento amoroso, revela-se esq
Publicado em: 2009
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6. Vinícius de Moraes e a poesia metafísica
Freqüentemente, os críticos dividem a produção poética de Vinicius de Moraes em duas fases, intitulando-as fase mística e social. Fazem parte da chamada “primeira fase” as seguintes obras: O caminho para a distância (1933), Forma e exegese (1935), Ariana, a mulher (1936), Novos poemas (1938) e Cinco elegias (1943). A “segunda fase” é composta
Publicado em: 2007