Linguagem Humoristica
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
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1. Representações identitárias na cultura midiática - o lugar do estereótipo na produção humorística
Resumo: Partimos da compreensão de que as estratégias de produção usadas nos humorísticos exprimem identificações estereotipadas do contexto sociocultural em que é reproduzido. Não tomamos a ideia de identidade como estática, natural, mas como constantemente reinventada e investida de novos significados. Embora leve-se em conta que nem todos se enc
Interações (Campo Grande). Publicado em: 2020-09
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2. A TRADUÇÃO DE HUMOR NO TEATRO
Resumo Este artigo pretende trazer reflexões acerca da correspondência entre os Estudos da Tradução, a Dramaturgia e a Linguagem Humorística. Para tanto, será necessário que se levantem problemas acerca da transposição da linguagem humorística de um código linguístico a outro, e especificamente, serão feitas considerações acerca dessa correspo
Cad. Trad.. Publicado em: 2020-04
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3. Reflexões acerca da análise dialógica dos discursos verbo-visuais: um caso de humor na política brasileira
Neste artigo, temos como objetivo perscrutar o funcionamento da verbo-visualidade de uma perspectiva dialógica do discurso, utilizando, como material de análise, uma videomontagem humorística acerca do ator político Dilma Rousseff, durante a campanha presidencial brasileira do ano de 2010. Primeiramente, procuramos refletir acerca de alguns pressupostos
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2013-12
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4. Do uso da ironia na neurose obsessiva: destrutividade e criação sublimatória / The use of irony in obsessional neurosis: destruction and sublimation creation
Esta pesquisa parte de uma indicação de Freud, encontrada no caso do Homem dos Ratos, de que a ironia não estaria atrelada às forças compulsivas. Assim, com o objetivo de investigar o uso da ironia nesse tipo específico de neurose, destaca-se inicialmente a necessidade de percorrer as teorizações acerca da neurose obsessiva ao longo da obra freudiana
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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5. A sátira política em O Pirralho: Juó Bananére e o Hermismo - 1911 a 1915
This research studies the phenomenon of political satire in the city of São Paulo s Belle Époque, specifically the chronic character of the irreverent comedy Juó Bananére, pseudonym of Alexander R. M. Machado, on the then President of the Republic Marshal Hermes da Fonseca and bureaucracy that tied the body of political support. Our study indicated that
Publicado em: 2009
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6. Pelo vigor do palhaço
Este trabalho trata da arte do palhaço naquilo em que a arte pode acordar algo de morto no vivo. Trata também do apreço que a cultura contemporânea nutre pelo riso e pelo humorismo no século XXI. Para isso, construímos nosso signo de arte no palhaço com a ajuda da teoria dos signos em Deleuze &Guattari, bem como da observação de espetáculos, cenas
Publicado em: 2009
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7. Comunicação e imaginário : relações de auto-referencialidade em Pânico na TV
A Comunicação é um valor humanístico e democrático baseado na igualdade e liberdade dos interlocutores. Dentre os diversos meios tecnológicos que surgiram ao longo do tempo, a Televisão é aquele que tem marcado profundamente as últimas cinco décadas, especialmente no Brasil. Das emissoras brasileiras, a Rede Manchete foi a primeira a ameaçar o dom
Publicado em: 2007
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8. São Paulo aprende a rir: A imprensa humorística entre 1839-1876
Esta tese analisa relações entre imprensa, humor e vida social em São Paulo entre os anos 1839 e 1876. O estudo tem como eixo central o processo inicial de formação da imprensa de humor paulista, identifica como se constituíram os primeiros periódicos humorísticos,e busca problematizar a emergência de estilos e narrativas de humor em meio a processo
Publicado em: 2006
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9. Parece até piada : um estudo das narrativas orais humorísticas em Salvador.
A piada é uma narrativa humorística curta que trata de assuntos tidos como sérios, considerados tabus de ordem moral e social, tais como: sexo, vícios, preconceitos, estereótipos. Constitui uma fonte de conhecimento do comportamento humano devido ao modo irreverente e descontraído de abordar esses assuntos em linguagem espirituosa, maliciosa, por vezes
Publicado em: 2006
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10. OPasquim e OPasquim21 : praticas discursivas jornalisticas de resistencia / OPasquim e OPasquim21 : jornalistic discoursive practice of resistence
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise acerca de duas produções jornalísticas que se nomeiam resistentes produzidas em dois períodos distintos: no período da ditadura militar(década de setenta), OPasquim e, no início do século XXI, OPasquim21. Com base no conceito da derrisão, a qual entende a prática humorística como produção ambígu
Publicado em: 2006
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11. "E foi proclamada a escravidão": Stanislaw Ponte Preta e a representação satírica do golpe militar
O assunto deste ensaio é a crônica humorística de Stanislaw Ponte Preta, heterônimo de Sérgio Porto, publicada em livros entre os anos de 1964 e 1968. O gênero predominante é o satírico e para estudá-lo efetuamos a análise de procedimentos e figuras de linguagem dos textos: paródia, estilização, metáfora, ironia e efeitos de comicidade. Primeir
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2004
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12. Iconografia humorística no ensino de História :modalidade de uso na sala de aula
mersos no tempo presente, as iconografias humorísticas, pela sua capacidade de representar, sugerir, comunicar uma idéia marcam sua presença na escola e na sala de aula. Caracterizando-se pela utilização de elementos cômicos, satíricos e irônicos, além de sua natureza persuasiva, elas possibilitam ao leitor fazer uma leitura critica dos aconteciment
Publicado em: 2004