Linguagem Corporal Na Arte
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. A escrita da mulher/a escrita feminina na poesia de Maria Teresa Horta
Resumo: Na busca de uma escrita que falasse do corpo feminino pela própria mulher, encontramos a lírica de Maria Teresa Horta. Em seus poemas, a eu-lírica dá voz a um corpo feminino, de forma a desamarrá-lo do jugo patriarcal. Há, portanto, uma voz e escrita femininas que partem de uma imanência corporal manifestada, a princípio, na fala - no conceit
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 11/06/2018
-
2. Corpo-voz em contexto coletivo: aÃÃes vocais formativas no canto coral. / Body-voice in collective context: voice actions formative in choral singing.
Corpo e voz estÃo juntos como um instrumento integral na atividade de cantar. O objetivo deste trabalho à entender como se vivencia esse corpo Ãnico no processo ensino-aprendizagem do canto. Para tal, investiguei o processo de montagem de espetÃculos cÃnico-musicais desenvolvido pelo Coral da Universidade Federal do CearÃ. Utilizei as ideias de Dalcroz
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2011
-
3. Contextos para a dança : arte-psicologia-educação : caminhos do corpo sensível / Contexts for dance : Art-Psychology-Education : Paths to the sensitive body
Esta dissertação tomou forma a partir da pesquisa que envolveu a reconstituição de minha trajetória profissional na dança. Adoto o formato relato para revelar os principais processos vivenciados na área artística e pedagógica, porém, busco contemplar mais do que a descrição objetiva das experiências. Abarco a compreensão de caminhos e "descamin
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/02/2010
-
4. Pelos ritos corporais: materializações poético-capilares
Atravessando o corpo por conceitos relativos às relações de gênero, meta-políticas, abjeção, erotismo, sacrifício e morte, estabelece-se aqui uma pesquisa em que ritual e resíduos orgânicos se tornam matéria-prima para a compreensão do corpo sensível e poético. A reversibilidade da vida na morte se torna possível através do retorno às trocas
Publicado em: 2010
-
5. Expressividade cênica pelo fluxo percepção/ação : o sistema Laban/Bartenieff no desenvolviemtno somático e na criação em dança / Scenic expressivity through perception/aaction : Laban/Bartenieff s system for somatic development and creation in dance
Abrangendo as vias da prática artística e reflexão teórica, esta pesquisa propõe-se a investigar a construção do saber expressivo do artista da dança. Avalia brevemente modos de se ensinar e criar a dança cênica, para reconhecer as necessidades de o artista ser, hoje, um intérprete-criador da sua linguagem expressiva. Ressalta a importância, para
Publicado em: 2010
-
6. Entre atividades, cadernos e portifólios: análise dos saberes e materiais utilizados na educação infantil
De caráter bibliográfico e documental, a investigação teve como objeto de estudo as práticas curriculares realizadas nas turmas de crianças com 5 anos de idade da Educação Infantil, a partir da produção das crianças. A problemática da investigação foi assim enunciada: Que elementos das práticas curriculares da Educação Infantil são possíve
Publicado em: 2010
-
7. O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar / The teaching-learning Capoeira classes in physical education school
abalho tem como objetivo primordial discutir possibilidades de ensino-aprendizado da Capoeira na educação física escolar compreendendo-a como uma linguagem na qual sua gestualidade, sua musicalidade, seus aspectos históricos e sua ritualidade compõem um acervo a ser apropriado pelos alunos de modo que eles possam compreendê-la e praticá-la. Nessa pers
Publicado em: 2009
-
8. Diário de passagem:poéticas visuais híbridas de um corpo mutável.
Esta dissertação é uma investigação teórico-prática em processos criativos, voltada para as poéticas visuais híbridas Corpo e Materiais através da Performance e pintura corporal, vista nesta pesquisa como ritual e extensão da máscara,respectivamente, usada no cotidiano e na arte, escondendo ou revelando as nossas múltiplas faces. Traz breve hist
Publicado em: 2008
-
9. Processos corporais infantis : interatuações artísticas na cena da criança
Esta pesquisa observou o processo corporal na criação cênica da criança de 9 a 12 anos, tendo a interdisciplinaridade como fundamento da qualidade dessa formação. O objetivo é contribuir com possibilidades metodológicas para o ensino de Arte atual, abordando na cena os fundamentos do Teatro, da Dança, da Música e das Artes Plásticas. A interação
Publicado em: 2008
-
10. Performative communication of the body: the contemporary being-in-action / Comunicação performativa do corpo: fazer-dizer da contemporaneidade
Para se comunicar publicamente, o corpo hoje enfrenta um tipo de superexposição midiática que se torna uma moldura a enfrentar quando não deseja fazer parte do processo em curso. Embora pareça aos menos atentos que vivemos em uma época na qual o corpo tornou-se um dos assuntos mais explorados, aqueles que refletem sobre a cultura contemporânea chamam
Publicado em: 2006
-
11. Educando na Vida com a Dança: corporeidade e movimento
Em linhas gerais, este estudo pretende compreender as relações entre movimento, corporeidade e o fazer pedagógico do professor da Educação Infantil. Em termos específicos, busca-se discutir a sua prática, com especial atenção para a utilização do movimento espontâneo, aspectos da motricidade e das atividades lúdicas como forma de promover, a org
Publicado em: 2005
-
12. A Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível
A tese apresenta a poética do corpo e sua inscrição no mito e na dança butô. A argumentação ressalta a dimensão sensível presente nesses itinerários, como possibilidade de operar a emergência dos saberes inscritos no corpo, instaurando um tipo de racionalidade que une os fragmentos, permite que os saberes atravessem as fronteiras do isolamento dis
Publicado em: 2005