Educando na Vida com a Dança: corporeidade e movimento

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Em linhas gerais, este estudo pretende compreender as relações entre movimento, corporeidade e o fazer pedagógico do professor da Educação Infantil. Em termos específicos, busca-se discutir a sua prática, com especial atenção para a utilização do movimento espontâneo, aspectos da motricidade e das atividades lúdicas como forma de promover, a organização da sua corporeidade, de forma harmônica e equilibrada, refletindo no clima educativo da escola. Esclarecemos que a corporeidade, neste trabalho, é entendida como uma área relativamente nova, que tem o homem como objeto de estudo onde seu corpo é o centro de experiências, sensações e criações, visando aspectos da globalidade do ser e seu autoconhecimento. O referencial teórico tem sua base na sócio-antropologia do cotidiano, tendo como principais teóricos Edgar Morin e Michel Maffesoli e dos estudiosos da corporeidade Angel Vianna, André Lapierre, Bernard Aucouturier, Esteban Levin, Jean Le Boulch e Vitor da Fonseca, dentre outros. Como instrumentos metodológicos foram utilizadas a observação, entrevistas e oficinas, nas escolas selecionadas realizadas, com os professores. As entrevistas são apresentadas neste trabalho sob a forma narrativa, com vistas a evocar a experiência humana de forma significativa, favorecer a reflexão sobre os relatos dos sujeitos; dar voz aos sujeitos participantes do estudo; organizar percepção, pensamento, a memória e a ação tendo como sujeitos da pesquisa, professores de duas escolas municipais e uma escola particular do Rio de Janeiro. Através das práticas corporais, as professoras que participaram desta pesquisa, foram mobilizadas para a realização das atividades pedagógicas à luz de um paradigma complexo aberto para a vida, para a arte, para o lúdico e para o sensível e constataram que quando o professor aprende a se expressar com o corpo, assume sua real identidade e equilíbrio, relacionando-se efetivamente com seus alunos, em uma parceria tônica, afetiva, lúdica.

ASSUNTO(S)

dança na educação corporeidade aprendizagem percepto-motora educacao linguagem corporal nas crianças

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