Jose De Alencar 1829 1877
Mostrando 13-19 de 19 artigos, teses e dissertações.
-
13. HOW AND BECAUSE I AM MODERN: THE PLACE OF THE PAST IN THE CRITICAL THOUGHT OF JOSÉ DE ALENCAR / COMO E PORQUE SOU MODERNO: O LUGAR DO PASSADO NO PENSAMENTO CRÍTICO DE JOSÉ DE ALENCAR
The central proposal of this work is to argue concerning the place the past occupies in the critical formulations of the writer Jose de Alencar (1829-1877). The main hypothesis is that the necessity of affirmation of a modern autoconsciousness is a point that covers the critical thought of Alencar, as much as at the moment where he thinks about himself and h
Publicado em: 2007
-
14. O cinzel do Deus cuidadoso : variações sobre José de Alencar
O presente trabalho se propõe a ler os romances O Guarani, Iracema e Ubirajara, de José de Alencar, como um conjunto alegórico, coeso, que firma uma proposição de brasilidade, única dentro do nosso Romantismo. Buscam-se dentro do texto alencariano o percurso dos elementos que formam as alegorias da impossibilidade brasílica, que tornam a fundação da
Publicado em: 2007
-
15. Ubirajara: ficção e fricções alencarianas
O presente trabalho corresponde a um estudo do romance Ubirajara, escrito por José de Alencar. Esse romance veio completar seu projeto indianista, iniciado com O Guarani e Iracema, porém sob uma nova perspectiva, pois retratava a imagem do selvagem nobre e puro, antes da chegada dos europeus.Ubirajara diferencia-se também pela estrutura, pelo processo de
Publicado em: 2006
-
16. O vocabulário alencariano de O Sertanejo: uma análise léxico-semântica
Neste trabalho, realizamos um estudo léxico-semântico dos substantivos representativos do campo léxico da flora e da fauna na obra O sertanejo, de José de Alencar, com o objetivo de verificar aspectos do léxico utilizado por Alencar na configuração do espaço geográfico denominado, por ele, sertão. Objetivamos demonstrar, ainda, que a formação des
Publicado em: 2006
-
17. Processos intersemioticos num mito da cultura amorosa brasileira:Iracema de José de Alencar / "Intersemiotic processes in a myth of the brazilian amorous culture: "Iracema", by José de Alencar".
Departing of the Roland Barthesdefinition, according to which the myth is a language in complete ideological action, the present Doctorship Thesis pledges to elucidate the shapes of the amorous speech in a brazilian mythical narrative: "Iracema", by José de Alencar. Taken like corpus analysis the text "Iracema", it was presented and defended under the view
Publicado em: 2005
-
18. Mas eu não escrevo um romance, conto-lhe uma história: as representações de masculinidade e a questão de gênero na obra de José de Alencar
A presente dissertação tem como objetivo analisar as representações de masculinidade através dos romances urbanos do escritor José de Alencar, durante o Segundo Reinado, assim como as relações de gênero que se estabeleceram na Corte. Parte-se do pressuposto de que as obras literárias do autor apresentavam um caráter pedagógico no período, instru
Publicado em: 2005
-
19. A oralidade poética nos romances do século XIX : "Iracema" e "O guarani" de Jose de Alencar
The purpose of the study and research The Poetical Orality in the novels of the XIX century: Iracema and The Guarani provided us a reading enlightening the poetical orality, in prose and rhyme. Talk and writing combined are submitted to a double linguistic and literary examination, involving double aspects, to make known: the talk, the characters, the semant
Publicado em: 2005