Jogos Simbolicos
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. O brincar na escola: a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil
A mídia tem se afirmado como um forte componente da realidade na sociedade contemporânea. Há, nesse sentido, um crescente interesse na análise de como as mensagens dos discursos midiáticos estariam presentes no universo infantil. O objetivo do presente estudo foi o de averiguar e analisar a presença da mídia no ambiente escolar, por meio da cultura co
Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Publicado em: 2012-06
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2. Fantasy and Reality: the make-believe and the context of the child / Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança
Este estudo nasce das inquietações da vivência prática das atividades lúdicas em um grupo de brincadeiras, desenvolvimento em uma região de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. Os questionamentos surgidos nesta atuação orientaram os objetivos desta dissertação. Para a construção do olhar sobre o desenvolvimento infantil em situações
Publicado em: 2010
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3. Between treating and educating: a psychoanalytic study about the practice at a special education institution / Entre o tratar e o educar: estudo psicanalítico sobre a prática em uma instituição de educação especial
O presente trabalho parte da experiência com um jovem, portador da síndrome de Angelman, em uma instituição de educação especial. João apresentava dificuldades no estabelecimento do laço social, tomando o que vinha do outro a partir da ordem da exclusão. O objetivo desse trabalho é investigar qual a posição do educador na prática institucional c
Publicado em: 2009
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4. Pulando muros: jogos de rua e jogos de escola / Jumping walls: street games and school games
Trata-se de uma investigação circunscrita à área da educação que buscou no conceitual antropológico e na observação participante a possibilidade de realizar uma descrição densa da prática dos jogos realizados por crianças moradoras de um bairro da periferia da zona sul da cidade de São Paulo. O objetivo primeiro desta pesquisa é interpretar a
Publicado em: 2008
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5. O jogo simbólico da criança cega.
Pretende esta dissertação de Mestrado uma compreensão do jogo simbólico da criança cega de dois a quatro anos. A pesquisa parte do pressuposto que a brincadeira e os jogos são inerentes à condição da criança e que estas atividades são alicerces para que o desenvolvimento cognitivo ocorra em busca de um equilíbrio que provoque aprendizagem. Compre
Publicado em: 2007
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6. Uma leitura do complexo arquitetônico da Procuradoria Geral da República: redescobrindo o barroco ao olhar uma obra de Oscar Niemeyer
A dissertação apresenta uma leitura do Complexo da Procuradoria-Geral da República uma obra arquitetônica de autoria de Oscar Niemeyer situada em Brasília. Procura compreender como a obra significa e o que significa por meio de uma abordagem teórico-metodológica da Semiótica Discursiva. O processo de significação demanda uma interação entre sujei
Publicado em: 2006
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7. Gender relations in the Child Education: an analysis from the playful activity / Relações de gênero na Educação Infantil: uma análise a partir da atividade lúdica
The general methodology consisted of analysing the process of gender identities through the use of symbolic (role playing) games. The questions which guided this research were: What kind of patterns are girls and boys of Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) and Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) producing and reproducing in their games? D
Publicado em: 2006
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8. Atividades lúdicas, gênero e vida adulta
Buscou-se averiguar como a preferência lúdica se evidencia na idade adulta em relação ao gênero, por meio da investigação das atividades lúdicas preferidas e praticadas por adultos jovens. Para tanto, procedeu-se à aplicação coletiva de um questionário contendo questões abertas e fechadas a 213 universitários capixabas, de ambos os gêneros, en
Psico-USF. Publicado em: 2005-06
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9. Libertando o sonho da criação: um olhar psicológico sobre os jogos de interpretação de papéis (RPG)
Os jogos de interpretação de papéis (RPG) têm sido alvos de críticas e apologias das mais variadas, muitas vezes sem embasamento científico. Tais jogos aparecem cada vez mais entre as práticas lúdicas de adolescentes e é crescente o número de pesquisas acerca de seu uso em educação. Assim, tornase necessária uma investigação com bases psicoló
Publicado em: 2005
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10. Brincar no hospital: estratégia de enfrentamento da hospitalização infantil
Estudos indicam que a hospitalização pode afetar o desenvolvimento da criança, interferindo na qualidade de vida. Para lidar com essa situação, o brincar tem funcionado como estratégia de enfrentamento. Procurando-se avaliar a importância dada ao brincar pela criança e caracterizar atividades lúdicas possíveis no hospital, 28 crianças hospitalizad
Psicologia em Estudo. Publicado em: 2004-04
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11. Os niveis de compreensão interpessoal de Selman no contexto do jogo simbolico
This study integrates the other studies that are done in the Laboratory of Genetic Psychology at State University of Campinas - UNICAMP. It is included in a perspective that focus the Social Knowledge and fundamented in Jean Piaget s Theory and in Selman s Cognitive Development Theory. As so, it intends to discuss the importance and the use of the symbolic g
Publicado em: 2004
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12. O processo de formação do jogador de futebol no Brasil: sonhos, ilusões, frustrações e violências
Proponho analisar as modalidades de violências impostas aos jovens inscritos no processo de formação do jogador profissional de futebol, no Brasil. Essas modalidades são fomentadas por "novas subjetividades produzidas nos "jogos" das relações sociais contemporâneas, tendo o esporte (veículo de estruturação do lazer, do tempo livre e da expectativa
Publicado em: 2001