Jogo Terapeutico
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
1. “Passo a passo”: desenvolvimento de um jogo terapêutico para auxiliar no tratamento do uso de drogas
Resumo A presente pesquisa visou compreender o potencial do design de jogos na qualificação das experiências de pacientes e suas famílias com a psicoeducação. No design, o termo experiência refere-se à qualidade da interação entre as pessoas e um produto, que é, nessa pesquisa, um jogo terapêutico chamado “Passo-a-Passo”. Foram realizadas 15
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2020-06
-
2. O uso de jogos interativos por crianças com síndrome de Down
Resumo Introdução O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil e um importante recurso no trabalho com crianças, mas é importante considerar que os brinquedos e brincadeiras vêm se transformando e incluíram os jogos virtuais, que passaram a ser utilizados nos atendimentos de terapia ocupacional. Objetivo Analisar três plataformas e seis
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 04/11/2019
-
3. O jogo como prática de saúde
O livro O jogo como prática de saúde é resultado de estudos iniciados em 2009 que buscaram articular três campos do conhecimento: a saúde, a comunicação e os jogos. Marcelo Simão de Vasconcellos, Flávia Garcia de Carvalho e Inesita Soares de Araujo nos trazem uma proposta inovadora: valorizar os jogos como prática humana e social e considerar seu potencial criativo para integrá-los às práticas de saúde. O ineditismo fez do livro o primeiro da coleção Fazer Saúde, que vem se somar às outras sete da Editora Fiocruz – Antropologia e Saúde; Bioética e Saúde; Criança, Mulher e Saúde; História e Saúde; Loucura e Civilização; Saúde dos Povos Indígenas; e Temas em Saúde. Os autores privilegiam a análise dos jogos digitais, amplamente disseminados nas sociedades contemporâneas, mas pouco estudados além de duas categorias – a de jogos educativos e a de instrumento de divulgação científica. Para isso, descrevem e discutem experiências como o uso de newgames sobre epidemias; os jogos voltados para grupos que vivenciam doenças de difícil abordagem, como crianças com Síndrome de Down ou autismo; e outros desenvolvidos pra pessoas idosas com o objetivo de reduzir o risco de Alzheimer. A discussão vai além do uso terapêutico dos jogos: trata da sua inserção em contextos sociais e culturais mais amplos e do envolvimento na experiência lúdica de grupos de referência.
Autor(es): Vasconcellos, Marcelo Simão de; Carvalho, Flávia Garcia de; Araujo, Inesita Soares de
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2018
-
4. Avaliação do Brincar de Faz de Conta de Pré-Escolares: Revisão Integrativa da Literatura
RESUMO: esta revisão integrativa da literatura objetivou identificar estudos sobre como o brincar simbólico/faz de conta de pré-escolares tem sido avaliado, quais os objetivos destes estudos e quais instrumentos têm sido utilizados para avaliar esse comportamento. Os dados foram coletados nas bases de dados CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2017-06
-
5. O XAMANISMO DA FLORESTA NA CIDADE: O EXEMPLO KAXINAWÁ
Resumo Partindo de situações interativas vividas ao longo de quatro anos de pesquisa de campo, tomo por objeto um ritual terapêutico de consumo de ayahuasca conduzido por dois jovens pajés Kaxinawá na cidade do Rio de Janeiro. Discuto então as compatibilidades equívocas que tornam possíveis a interação de índios e brancos nesse contexto. Apresenta
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2016-04
-
6. A utilização da Realidade Virtual para recuperação do membro superior de pacientes hemiparéticos por Acidente Vascular Cerebral
Introdução O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um distúrbio neurológico que acarreta grave impacto na funcionalidade e na qualidade de vida dos sobreviventes. Faz-se necessário o desenvolvimento de novas ferramentas com fins reabilitacionais, neste contexto, a Realidade Virtual (RV) apresenta-se como um recurso terapêutico útil para recuperação m
Fisioter. mov.. Publicado em: 2014-09
-
7. Componentes materiais do jogo de areia: revisão crítica
O Jogo de Areia é um método terapêutico de abordagem junguiana utilizado como procedimento clínico em Psicologia, que possui materiais específicos pouco explorados na literatura. Para descrever e analisar os componentes materiais do Jogo de Areia, foi realizada avaliação crítica por meio de pesquisa bibliográfica de textos em bases de dados indexada
Psic.: Teor. e Pesq.. Publicado em: 2014-03
-
8. Intermitências no cotidiano: criação e resistência na clínica
Este artigo discute o ato criativo na clínica como forma de resistência a um cotidiano que pode endurecer as relações que estão em jogo no clinicar. A cartografia sustenta metodologicamente este relato de experiência realizado em encontros clínicos, tomando o território clínico no que ele tem de problemático a partir de uma trajetória de acompanha
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2012-12
-
9. Desempenho sócio-cognitivo e diferentes situações comunicativas em grupos de crianças com diagnósticos distintos
OBJETIVO: Verificar o desempenho sócio-cognitivo de crianças com diagnósticos inseridos nos distúrbios do espectro do autismo (DEA), deficiência mental (DM) e deficiência auditiva (DA) em duas diferentes situações comunicativas. MÉTODOS: Participaram desta pesquisa 30 crianças, entre 3 e 12 anos de idade, em início de atendimento fonoaudiológico,
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2012
-
10. ROLE-PLAYING GAME AS A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE CO-CONSTRUCTION OF STORIES IN THE CONTEXT OF DEAFNESS / O ROLE-PLAYING GAME COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE CO-CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS NO CONTEXTO DA SURDEZ
O estudo consiste em mostrar e discutir o desenvolvimento e a implementação de uma proposta pedagógica de co-construção de histórias através do role-playing game (RPG) no contexto terapêutico-fonoaudiológico de letramento de surdos com orientação bilíngue. A pesquisadora, além de experienciar a prática do RPG e de desenvolver uma proposta do jo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/04/2011
-
11. Desenvolvimento de role-playing game para prevenção e tratamento da dependência de drogas na adolescência
O objetivo desse estudo é apresentar o desenvolvimento do Role-Playing Game (RPG) Desafios por uma pesquisa qualitativa que adotou como estratégias: grupos focais, observação direta e questionários. Participaram adolescentes, de ambos os sexos: quatro internados para a dependência química e quatro estudantes do Ensino Médio. Os instrumentos foram: RP
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Publicado em: 2011-09
-
12. Desenvolvimento de um jogo educativo/terapêutico no auxilio ao tratamento da dermatite atópica
INTRODUÇÃO: A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória crônica, comum, da pele que afeta a vida das crianças. No tratamento desta doença tem-se, cada vez mais, demonstrado a importância e a necessidade de desenvolver ações educacionais/ terapêuticos, multidisciplinares focadas em informações sobre o manejo da doença para os pacientes
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011