O uso de jogos interativos por crianças com síndrome de Down

AUTOR(ES)
FONTE

Cad. Bras. Ter. Ocup.

DATA DE PUBLICAÇÃO

04/11/2019

RESUMO

Resumo Introdução O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil e um importante recurso no trabalho com crianças, mas é importante considerar que os brinquedos e brincadeiras vêm se transformando e incluíram os jogos virtuais, que passaram a ser utilizados nos atendimentos de terapia ocupacional. Objetivo Analisar três plataformas e seis jogos virtuais, descrever a participação de crianças com síndrome de Down no uso de jogos interativos, identificar a plataforma mais acessível e a preferência das crianças. Método Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem quantitativa, que contou com a participação de 13 crianças com síndrome de Down, com idades entre 10 e 13 anos, no uso de seis jogos interativos das plataformas Leap Motion, Nintendo Wii® e Timocco. Resultados Verificou-se que, em relação às variáveis de desempenho das crianças, a Plataforma Timocco alcançou as maiores médias, com diferenças estatisticamente significativas em: “saber o que fazer”, “respeitar a distância indicada para a plataforma”, “jogar com independência” e “desempenho dos jogadores”. A correlação entre as variáveis “desempenho dos jogadores” e a “demonstração de interesse” apresentou resultado significativo. Na avaliação das crianças sobre a plataforma e o jogo preferido, a escolhida foi a Timocco, com o jogo Falling fruits. As razões para a escolha incluíram o fato de o jogo ser divertido, a criança ter tido bom desempenho e ser fácil de jogar. Conclusão A plataforma Timocco apresentou maior média em todas as variáveis pesquisadas, apontando para a importância da realização de novos estudos em que os jogos da plataforma possam ser utilizados como recurso terapêutico ocupacional com crianças com síndrome de Down, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da aprendizagem.Abstract Introduction Playing is fundamental for children's development and an important resource in working with children, but it is important to consider that toys and games have been transformed and the virtual games were included, which started to be used in Occupational Therapy. Objective To analyze three platforms and six virtual games, to describe the participation of children with Down syndrome in the use of interactive games and to identify the most accessible platform, and the preference of the children. Method This is an exploratory, descriptive study with a quantitative approach involving 13 children with Down syndrome, aged between 10 and 13 years old, using six interactive games from Leap Motion, Nintendo platforms Wii® and Timocco. Results In the children's performance variables, the Timocco Platform reached the highest averages, with statistically significant differences in: “knowing what to do,” “respecting the distance indicated for the platform,” “playing with independence,” and “players´ performance.” The correlation between the “players´ performance” and the “demonstration of interest” variables presented significant results. In children’s evaluation on the platform and the preferred game, Timocco was chosen, with the game called Falling fruits. The reasons for this choice included the fact that the game was fun, the child’s good performance and is easy to play. Conclusion The Timocco platform presented a higher average in all the variables studied, pointing to the importance of carrying out new studies in which the platform games can be used as an occupational therapy resource for children with Down syndrome, aiming to stimulate the development learning.

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