Jean Luc Godard
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Pensar a desconstrução do cinema a partir de 68
RESUMO Motivado pela ampla politização que insurge com fôlego nos últimos anos da década de 1960, o cinema ensaia uma virada institucional, proclamando uma nova vanguarda. Na França se falará em desconstruí-lo, adequando-o a um debate sintonizado ao estruturalismo. Este artigo pretende explorar o cinema produzido a partir de 68 em suas conversas prá
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. Contribuição a uma reflexão sobre a moral negociada nos estudos da catástrofe-e-representação: arte e dor em Jean-Luc Godard
RESUMO O artigo elege a “juste image” de Godard para uma revisita crítica à tese da irrepresentabilidade da Shoah. Nesse caminho, faz o reconhecimento de uma arte da dor godardiana e da montagem em catástrofe aí envolvida para suspeitar dos argumentos, principalmente cinematográficos, que amparam a referida tese. Quer-se mostrar sua transigência em
Alea. Publicado em: 2020-12
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3. Crise dos afetos: intimidade e cotidiano no cinema e na televisão
Resumo: Em um momento em que a intimidade é tema principal, tanto da programação televisiva quanto das salas de cinema, observa-se uma crise dos afetos, em que o risco de aprisionamentos subjetivos e de reificação se intensificam. Neste artigo, foram analisados dois objetos empíricos que privilegiam a vida cotidiana e a intimidade como
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-06
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4. O ensino contemporâneo da arte e a hipótese de Bergala: diálogos e convergências
Este trabalho pretende estabelecer um diálogo entre o ensino da arte na contemporaneidade e a Hipótese-cinema de Alain Bergala, que propõe a inclusão do cinema como arte no espaço escolar. Constatamos a existência de pontos de convergência entre as propostas de ensino-aprendizagem da arte desenvolvidas no Brasil na atualidade e o plano elaborado pelo
Pro-Posições. Publicado em: 2013-04
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5. Imagens a partir da vida danificada : cinema em ensaios constelares
O presente trabalho consiste na investigação da idéia de ¿vida danificada¿ a partir de sua potencial expressão no campo do cinema. Vida danificada ¿ beschädigten Leben ¿ é um termo empregado por Adorno no subtítulo de uma de suas mais importantes obras, Minima Moralia, escrita nos anos 40, ainda antes do término da Guerra, e publicada em 1951. Ne
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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6. O mundo dos monstros. Estudo sobre France/tour/détour/deux/enfants, de Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville / The world of the monsters a study on France/tour/détour/deux/enfants, by Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville.
France/tour/détour/deux/enfants é uma série produzida em 1979 por Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville para a televisão francesa que foi ao ar em abril de 1980 pelo canal Antenne 2. Esta dissertação tem como objetivo contextualizar essa fase da obra godardiana em parceria com Miéville, indicando procedimentos internos à produção dessa série que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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7. Godard, imagens e memórias: reflexões sobre história(s) do cinema
Esta obra reúne diversos estudiosos da área que exploram o filme História(s) do cinema, um divisor de água na filmografia de Jean-Luc Godard. Este filme é uma obra multiforme, de aproximadamente 270 minutos de duração. Segundo Serafim, ele “mostra uma visão particular do cinema, sobretudo ficcional, mesclando gêneros, formatos e suportes, sem falar da presença de uma trilha sonora, que mistura músicas variadas, sons dos filmes apresentados, ruídos diversos e, claro, as vozes – primeiro, a do próprio cineasta e, logo mais, distintas vozes que vêm acompanhá-lo”.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2011
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8. Reflexões sobre natureza e função da linguagem
Inúmeros são os estudos que tomam as obras de Jean-Luc Godard como objetos de análise para investigações linguísticas, poéticas ou filosóficas. O presente trabalho aborda uma obra específica de Godard – “Viver a vida” (1962). O filme, no entanto, não é o objeto de estudo dessa empreitada. O objeto desta investigação é a linguagem. Visto q
Publicado em: 2011
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9. A influência do Grupo Dziga Vertov no cinema de Jean-Luc Godard / The influence of Group Dziga Vertov in the cinema of Jean-Luc Godard
O trabalho investiga a transformação estética no cinema de Jean-Luc Godard, analisando antes, durante e pós o grupo Dziga Vertov, encabeçado por Jean-Luc Godard e estudantes maoístas. A mudança estética de Godard é notada por muitos, contudo há escassez de estudos detalhados sobre a influência dos anos do Grupo Dziga Vertov. Portanto, este trabalh
Publicado em: 2010
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10. A expressividade do discurso flamenco: um diálogo entre as Carmens de Mérimée, Saura e Godard
Esta pesquisa desenvolve um diálogo entre a obra Carmen, de Prosper Mérimée e as adaptações de Carlos Saura e Jean-Luc Godard. Tem o intuito de analisar a personagem principal por meio da dança flamenca e das cores vermelha e preta. Apresenta ainda a evolução diacrônica do Flamenco e comenta a importância da gestualidade típica desta dança. O tra
Publicado em: 2009
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11. Um outro cinema - cinema documentário e memória / Um outro cinema - cinema documentário e memória
The dissertation has as proposal a reflection on the process of to do a film documentary, starting from my reflections as director. The text has as theoretical and practical mark the memory in the proposition in a form documental. I leave of literary concepts about the memory subsidized with photographic references in the creation of the content of the docum
Publicado em: 2008
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12. Expressões do inferno e tecnologias do imaginário : de Dante a Godard
Este trabalho analisa uma sucessão de índices que remetem à obra de Dante, tendo como elemento desencadeador uma tradução cinematográfica do poema Divina Comédia, chamada Nossa Música, feita pelo cineasta J-L Godard. No trajeto entre as duas obras, o universo visual do Inferno teve incontáveis traduções do imaginário da época em que foram produz
Publicado em: 2008