Ironia Na Literatura Teses
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1. Literatura e política: a representação das elites pós-coloniais africanas em Chinua Achebe e Pepetela
Esta tese apresenta um estudo crítico e comparativo dos romances No Longer at Ease (1960) e A Man of the People (1966), do escritor nigeriano Chinua Achebe, e de A geração da utopia (1992) e Predadores (2005), do angolano Pepetela. Por meio da análise dos contextos histórico, geográfico, político e literário que circundam e perpassam a tessitura dos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/08/2012
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2. Transculturação e dialogismo/pátria, nação e memória em O outono do patriarca
Esta dissertação aborda a transculturação narrativa, o dialogismo, a pátria, a nação e a memória em O outono do patriarca, do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Para isso, a dissertação revisita a crítica sobre a obra; analisa as vozes do romance, evidenciando as relações entre o embate de vozes e a presença da oralidade, no âmbito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/05/2011
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3. Sagradas apropriações: A mulher que escreveu a Bíblia, de Moacyr Scliar
Esta dissertação realiza uma leitura do romance A mulher que escreveu a Bíblia, de Moacyr Scliar, a partir de uma reflexão sobre as relações intertextuais entre a literatura e a Bíblia, tomando como base a reescrita de episódios bíblicos no romance. A ficção de Scliar retoma alguns episódios bíblicos desconstruindo, por meio da ironia, mitos, pe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2011
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4. Genealogia literária em "A estranha nação de Rafael Mendes", de Moacyr Scliar
O romance de Moacyr Scliar, A estranha nação de Rafael Mendes, 1983, oferece, no contexto desta dissertação, oportunidade para o estudo do que pode ser visto como uma genealogia literária, a partir da criação do seu protagonista, Rafael Mendes. A construção da genealogia nesse romance vale-se de recursos narrativos importantes da teoria da literatur
Publicado em: 2011
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5. Pragas, risos e lentilhas: Moacyr Scliar, Bíblia e literatura
Esta dissertação pretende fazer uma leitura da obra de Moacyr Scliar, centrada em alguns de seus contos mais importantes, a saber: As pragas, Diário de um comedor de lentilhas e As ursas. O trabalho intenta demonstrar como a ficção de Scliar se propõe a reescrever, subvertendo-as, passagens do texto bíblico, se utilizando, para isso, de recursos narra
Publicado em: 2010
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6. A trama e a sua forma: uma leitura de Casa Velha, de Machado de Assis
Esse trabalho procura refletir sobre uma narrativa pouco estudada de Machado de Assis, Casa Velha. O estudo procura ampliar o olhar da construção ficcional do romancista e a sua percepção estética do mundo a sua volta. A partir de elementos formais, Machado encontra um caminho que mostra seu olhar crítico e atento em relação à sociedade e ao tempo e
Publicado em: 2010
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7. Aspectos da herança clássica em Mário de Carvalho
Esta tese faz uma análise comparada da obra do escritor português Mário de Carvalho com temas e textos da tradição literária grega e latina, sobretudo os temas da viagem, do confronto com o outro e da guerra. Da extensa obra do autor, analisaram-se as narrativas Fabulário e outras histórias, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Fantasia para d
Publicado em: 2009
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8. O conto machadiano : uma experiência de vertigem
O presente trabalho consiste na formulação, no desenvolvimento e exame da hipótese de que o conto de Machado de Assis produz um “efeito de vertigem”, desestabilização inquietante na leitura, corte com uma pretensa linearidade, e que, sustentamos, encontra-se ligado à estrutura da narrativa. O “efeito de vertigem” apresenta-se em contos que, pod
Publicado em: 2008
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9. A ironia na obra de Cristina Peri Rossi :: ditadura, exílio e depois
Este texto propõe um estudo da ironia na obra da escritora Cristina Peri Rossi, analisando contos dos livros La tarde del dinosaurio (1976) e Una pasión prohibida (1986). Circunscritos no marco histórico da ditaduta e pós-ditadura na América Latina, buscamos examinar como se reflete a tensão gerada pela ironia na significação que este momento políti
Publicado em: 2007
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10. A presença de Shakespeare na obra de Machado de Assis: a construção das dimensões trágica e cômica em "Quincas Borba"
A proposta deste trabalho é o estudo das dimensões trágica e cômica no romance Quincas Borba, de Machado de Assis. A partir do diálogo com o dramaturgo William Shakespeare, especificamente, com a peça Hamlet, o príncipe da Dinamarca, e do uso da ironia dramática, em primeiro momento, procuramos compreender o efeito cômico promovido por esse diálogo
Publicado em: 2007
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11. Lacan Leitor de Comédias: Contribuições a uma ética do Bem-Dizer
O trabalho consiste em resgatar a importância da dimensão cômica do desejo na Psicanálise, por meio da leitura de peças de teatro que consideramos expressivas para esse fim. Tomamos a comédia antiga de Aristófanes como fio condutor da discussão que leva da derrisão da imagem e do falo como parâmetros consagrados da regulação das relações inter-
Publicado em: 2007
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12. Expedições, ficções: sob o signo da melancolia
A melancolia aporta no contexto contemporâneo em meio ao cenário de luto decorrente da falência do sentido último e das certezas irrevogáveis, responsáveis pela manutenção de um mundo regido por uma certa lógica de estabilidade ilusória. O vazio aberto pelo derrocada de uma perspectiva ontoteleológica franqueou a possibilidade de reversão de anti
Publicado em: 2006