Interpretacao Teatral
Mostrando 1-12 de 100 artigos, teses e dissertações.
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1. Arquivos e memórias de escritores e dramaturgos baianos: edição, crítica filológica, genética e sociológica
RESUMO A filologia ocupa-se das práticas de edição e crítica de textos, buscando trazer, em novo circuito de leitura, as produções artístico-literárias e diferentes possibilidades de leitura e interpretação (crítica filológica). Neste artigo, pretende-se, a partir da massa documental que forma os acervos de escritores e dramaturgos baianos, relat
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022
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2. Theatre at Moscow Hermann Matern School: performing tradition, educational innovations, perspectives on artistic activities
Resumo: O artigo descreve os mais de 45 anos de história de tradição teatral na Escola Hermann Matern de Moscou e como esta tradição se transformou em inovação educacional na década de 1990. Um concurso anual de interpretação intitulado Semana do Teatro para Crianças começou a ser realizado a partir do fim da década de 1990 para estudantes do 1�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 10/01/2019
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3. Energia da Presença, a Meta Principal do Treinamento do Ator
Resumo: O que é carisma? O que atrai a atenção do espectador? O que caracteriza a capacidade de atuar? Essas perguntas desafiaram muitas pessoas. As respostas são fundamentais para muitos aspectos além do teatral. A maioria dos estudos foi feita sobre aspectos estéticos e práticos, sobre estruturas de interpretação do texto. Alguns autores e pesquis
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
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4. Adorno e Beckett: aporias da autonomia do drama
O artigo procura situar a interpretação proposta por Theodor W. Adorno para a peça "Fim de partida", de Samuel Beckett, no contexto de sua concepção de autonomia da arte. Segundo a hipótese do trabalho, o conceito de autonomia subjaz ao diagnóstico histórico de Adorno a respeito do gênero dramático, o qual justifica sua leitura da peça como uma pa
Kriterion. Publicado em: 2014-12
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5. Ser-estar no sertão: capítulos da vida como filosofia visceral
Uma pesquisa etnográfica no sertão cearense, o conceito de mimese corpórea em produção teatral e um filme documentário sobre rastejadores de cangaceiros na caatinga do Ceará, Brasil, são pontos de partida, neste texto, para uma discussão sobre a natureza do processo de “leitura de sinais” no mundo. As reflexões apresentadas sugerem que tais pro
Interface (Botucatu). Publicado em: 24/06/2014
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6. Espectros de Hamlet: questões de adaptação e apropriação
Este trabalho analisa algumas adaptações de Hamlet , que são os romances The Prince of West End Avenue , de Alan Isler, Gertrude and Claudius , de John Updike, o conto Gertrude Talks Back , de Margaret Atwood, e a apresentação teatral Elsinore , de Robert Lepage, sob a ótica da espectralidade de Derrida. Este aspecto se apresenta de forma distinta em c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012
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7. A santa absolvição do crime: violência, revolta e religiosidade nas dramaturgias de Jean Genet e Plínio Marcos / The saint absolution of crime: violence, revolt and religiosity in Jean Genet and Plínio Marco s dramaturgies
A presente tese de doutorado analisa, em perspectiva comparada, as convergências e divergências entre as dramaturgias do francês Jean Genet e do brasileiro Plínio Marcos, sob o prisma de três tópicos inegavelmente presentes, nelas: a violência, a revolta e a religiosidade. As questões de margem, borda, periferia, ex-centricidade, dissenso etc são ab
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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8. As Bacantes de Eurípides: um olhar mítico-social de barbárie e civilização / Euripides Bacchae: a mythic-social look of barbarism and civilization
A tragédia grega As bacantes, de Eurípides, considerada de grande relevância, não apenas literária e teatral, mas, sobretudo, histórica e política, é analisada, nesta dissertação, sob o viés mítico-social, observando-se os diálogos que o poeta estabelece entre um aspecto do passado mítico de sua cultura e seu próprio tempo. Para tal, apresenta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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9. Teatralizações com vistas a vivências psíquicas e espirituais - relação entre princípios jesuíticos na arte da oratória e as propostas de interpretação para atores de Constantin Stanislavski / Relation between Jesuit principles in art of lecturing and the acting proposals for actors of Constantin Stanislavski.
Encontrando nas leituras do Sermão da Sexagésima de Antonio Vieira (1608-1697) princípios propostos para a arte da oratória que também são reconhecidos nos escritos de Constantin Stanislavski (1863-1938) para a arte da interpretação de atores, parte-se nesse trabalho para a verificação de onde estariam as bases que fundamentam tais princípios em A
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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10. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
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11. A narrativa memorialística dos álbuns de Antonio Guerra
Numa perspectiva comparatista e transdisciplinar, a presente pesquisa de doutorado tem como objetivo central investigar a produção de um amador teatral são-joanense do início do século XX - Antonio Guerra. Participando ativamente da vida artística do interior de Minas Gerais desde 1905, Guerra selecionou e recortou de seu cotidiano diversos pedaços de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/02/2012
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12. Processos de aprendizagem em uma ONG : um estudo de produção teatral à luz da perspectiva cultural CULTURAL
Esse estudo teve por objetivo compreender os processos de aprendizagem a partir das práticas de produção teatral dos espetáculos teatrais de uma organização não governamental à luz da perspectiva cultural. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando as técnicas de entrevista em profundidade com roteiro semiestruturado, entrevista
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012