Interacao Homem Computador
Mostrando 13-24 de 92 artigos, teses e dissertações.
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13. Utilização de callback no aprimoramento da interface com o usuário
O objetivo do presente trabalho é encontrar uma forma de prover real feedback aos usuários de sistemas interativos, em especial, no tocante a sistemas que realizam a carga de grandes volumes de dados demandando muito tempo de processamento e recursos de máquina para serem concluídos, aprimorando, desse modo, a interação humano-computador. Além de melh
Publicado em: 2011
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14. Sistema não-Intrusivo para Estimação da Direção do olhar utilizando redes neurais artificiais
Os sentidos fundamentais do corpo humano são: visão, audição, tato, gustação(ou paladar) e olfato. Estes constituem as funções que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. A visão funciona como um receptor sensorial responsável pela captação de informações do mundo exterior que serão enviadas ao cérebro. O olhar reflete a sua atençã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/11/2010
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15. Uma extensão do método de avaliação de comunicabilidade para sistemas colaborativos
Sistemas Colaborativos (SiCos) ou groupware são sistemas computacionais destinados a promover a interação entre usuários, para fins de trabalho, ensino ou entretenimento, sem necessariamente os envolvidos estarem no mesmo local, ao mesmo tempo. Nesses sistemas, os usuários precisam interagir não apenas com o software, mas também utilizá-lo para inter
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/09/2010
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16. A usabilidade nos estudos de uso da informação: em cena usuários e sistemas interativos de informação
Descreve os sistemas interativos de informação pela interface com os usuários da informação, sob a perspectiva da interação homem-computador. Apresenta as origens dos estudos de uso da informação a partir das referências da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, expondo as contribuições prático-epistemológicas desses estudos, e
Perspectivas em Ciência da Informação. Publicado em: 2010-04
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17. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias
Publicado em: 2010
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18. Relato da construção do colisões : problematização da interface
Publicado em: 2010
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19. Um modelo de cores na usabilidade das interfaces computacionais para os deficientes de baixa visão / A Colors model in the usability of computer interfaces to low vision individuals
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre a usabilidade das interfaces computacionais através das cores, tendo o deficiente de Baixa Visão como usuário. Para um melhor entendimento, são abordados os fundamentos teóricos sobre a interação humano-computador, usabilidade, cores e deficientes de baixa visão. Após a fundamentaç
Publicado em: 2010
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20. A conceptual image-based data glove for computer-human interaction
Data gloves are devices equipped with sensors that capture the movements of the hand of the user in order to select or manipulate objects in a virtual world. Data gloves were introduced three decades ago and since then have been used in many 3D interaction techniques. However, good data gloves are too expensive and only a few of them can perceive the full se
Publicado em: 2010
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21. Um framework de elaboração de personas e sua aplicação para a elicitação de requisitos e para a análise das interações em sistemas sociais / Um Framework de Elaboração de Personas e sua Aplicação para a Elicitação de Requisitos e para a Análise das Interações em Sistemas Sociais
Trabalhos em Interação Humano Computador (IHC) que focam na modelagem dos usuários, objetivam a efetiva representatividade dos pretensos usuários que interagirão com a tecnologia sendo desenvolvida e/ou avaliada.Atingir tal objetivo requer um melhor entendimento sobre o usuário, especialmente o desenvolvimento de um artefato modelador dos usuários com
Publicado em: 2010
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22. Investigação sobre a aplicabilidade dos métodos de avaliação de comunicabilidade ao domínio educacional
More and more teachers have made use of technology as a tool to facilitate the process of teaching and learning. The increasing use of this technology in the classroom brings new challenges for the design and evaluation of educational environments, especially for the design of interfaces. Among these challenges is the need to assess learning by students, as
Publicado em: 2010
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23. Caomulato 2.0
Realizar a modelização 3D de um cachorro mestiço de quarta geração através do cruzamento de seis raças e fazê-lo existir em realidade virtual é o objetivo do Projeto Cão Mulato, na fase atual. Para isso, utilizaremos as técnicas de simulação e de Vida Artificial que permitem gerar a metáfora algorítimica dos genes para otimizar, a partir de um
Publicado em: 2010
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24. Caomulato 2.0
Realizar a modelização 3D de um cachorro mestiço de quarta geração através do cruzamento de seis raças e fazê-lo existir em realidade virtual é o objetivo do Projeto Cão Mulato, na fase atual. Para isso, utilizaremos as técnicas de simulação e de Vida Artificial que permitem gerar a metáfora algorítimica dos genes para otimizar, a partir de um
Publicado em: 2010