Caomulato 2.0

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Realizar a modelização 3D de um cachorro mestiço de quarta geração através do cruzamento de seis raças e fazê-lo existir em realidade virtual é o objetivo do Projeto Cão Mulato, na fase atual. Para isso, utilizaremos as técnicas de simulação e de Vida Artificial que permitem gerar a metáfora algorítimica dos genes para otimizar, a partir de uma fórmula, o processo da mulatação associando genes determinados a determinadas características fenotípicas. A eleição de um produto de quarta geração como um modelo de reprodução, enfatiza um interesse de pensar este campo de construção e manipulação do modelo mulato como um "campo de embaralhamento" de sangues e de características físicas e comportamentais, misturando e diluindo normas específicas. A criação de personagens virtuais exige a simulação de comportamentos coerentes e suficientemente realistas. Para serem convincentes e interessantes do ponto de vista do observador , estes comportamentos devem reproduzir os comportamentos dos cães. Para atingir estes objetivos precisamos, por um lado, tornar os personagens capazes de interação com o homem e, por outro lado, que os comportamentos dos personagens evoluam para simular a aprendizagem. A problemática específica do cão mulato acrescenta a dimensão da mestiçagem e da relação entre gerações. Nessa parte do processo, concebemos e realizamos uma aplicação de cruzamentos caninos juntamente com o site do projeto Cãomulato 2.0 na intenção de dar visbilidade àquilo que é desdobrado no desenvolvimento do cão mulato, ou seja, os detalhes relativos ao modo como o computador representa o modelo do cachorro. O site funciona com um mode demploi do trabalho desenvolvido. Eu , uma interface do projeto tento traduzir a visibilidade desse processo gerativo do cão e viabilizo as parcerias necessárias à sua realização. A Arte como aposta faz do artista um dispositivo de conversão, um agente de ligação ou de passagem intermediando sistemas e linguagens, do ficcional ao digital, somos aparatos de interatividades, prolongando sentidos e acessando virtualidades e outras materialidades. O-sentido-se-dando-nessa-elaboração-processual-da-experimentação-em-total-dependência-da operacionalidade-da-idéia, enfatizando o processo como atividade das mutações do artista. Com avanços, retrocessos e sedimentações

ASSUNTO(S)

programming arte contemporânea programação mulatação hybridation contemporary arts psicologia

Documentos Relacionados