Improvisacao
Mostrando 37-48 de 196 artigos, teses e dissertações.
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37. Os aspectos poético-musicais nas obras de Homero: métrica, ritmo e performance / Poetical and Musical Features in Homeric Works: Metric, Rhythm, and Performance (VIII B.C)
Propomos com esta Dissertação revisitar as obras de Homero tendo em vista aspectos de sua composição poética que remetem aos elementos de performance, bem como a sociedade oral em que os mesmos foram concebidos. Partimos de um ponto de vista que dialogue com a musicologia e relacione as técnicas de composição e improvisação do aedo. Temos por meta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2012
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38. A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural / A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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39. A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization / A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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40. O estilo composicional de Marco Pereira presente na obra Samba Urbano. Uma abordagem a partir de suas principais influências: a música popular brasileira, o jazz e a música erudita / The composicional style of Marco Pereira on the music "Samba Urbano". An view by his principals influences: the popular brazilian music, the jazz and the scholar music
Tendo em vista um panorama da música popular brasileira contemporânea este trabalho tem o objetivo de apresentar o estilo composicional de Marco Pereira a partir de um estudo de caso da obra Samba Urbano, composta para violão solo em 1980. Marco Pereira apresenta como suas principais referências elementos da música erudita, do jazz, e da música popular
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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41. Encontro entre corpos: um estudo sobre o corpo por meio do diálogo entre a dança: Contato improvisação e a psicanálise winnicottiana / Embodied meeting: a study about body through a dialogue between Contact Improvisation dance and Winnicotts Psychoanalysis
Este trabalho pretende discutir alguns aspectos fundamentais a respeito das relações entre sujeito e corpo. Para isso, enfocaremos experiências propiciadas por uma proposta de dança contemporânea denominada Contato Improvisação, em um diálogo com os conceitos elaborados pelo psicanalista Donald Winnicott. O Contato Improvisação é uma forma de dan�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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42. The text that comes from the body: literacy-orality relations in the making of theatrical text / O texto que nasce do corpo: relaÃÃes entre escrita e oralidade na construÃÃo do texto teatral
O presente trabalho discute a relacao entre escrita e oralidade na criacao de dramaturgia. Analisa as caracteristicas especificas de cada modo de utilizar a linguagem verbal, questionando os paradigmas estabelecidos nas formas de entender o texto teatral. Para isso, questiona o tratamento dado as criacoes orais dos atores em situacoes nas quais nao contam co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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43. Vias de expressão em adolescer: análise da oficina de teatro com adolescentes e jovens do complexo Morumbi em Uberlândia-MG
A pesquisa reflete sobre os cinco anos de atividades da oficina de teatro com jovens em comunidades periféricas na cidade de Uberlândia. Trataremos de assuntos como exclusão e violência, fenômenos revelados pelos sujeitos nas improvisações e que se tornaram narrativas. Realizamos ações de fazer,apreciar, criar e contextualizar, fundamentada nos aspe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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44. Improvising in popular music : a study of choro, frevo and baião and its relation to música instrumental brasileira (brazilian instrumental music) / Improvisando em música popular : um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a "música instrumental" brasileira
Este trabalho apresenta um levantamento de elementos musicais do choro, do frevo e do baião, três gêneros populares que foram importantes no desenvolvimento da "música instrumental" produzida a partir da década de 1970 no Brasil. Por conseguinte, são apresentadas sugestões para a utilização deste material na prática da improvisação "idiomática".
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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45. A livre improvisação musical e a filosofia de Gilles Deleuze
Nos últimos anos a improvisação passou a figurar como um tema cada vez mais presente nos ambientes acadêmicos e hoje é considerada uma importante linha de pesquisa. A nossa reflexão sobre a livre improvisação, além de se apoiar em nossas experiências práticas, tem como uma das suas principais referências a obra do filósofo francês Gilles Deleuz
Per musi. Publicado em: 2012-12
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46. "Contar histórias sempre foi a arte de contá-las de novo"
RESUMO O presente artigo discute alguns aspectos do processo improvisacional da criação do espetáculo Cinco tempos para a morte e os relaciona à experiência de presença descoberta nesse trabalho, a partir do pensamento de Richard Schechner, Henri Bergson e Walter Benjamin. Para tanto são pinçadas duas cenas performadas pelas próprias autoras na mont
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
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47. Processos implícitos, contextuais e multimodais na construção referencial em conversações entre afásicos e não afásicos: relato de pesquisa
Procuramos na pesquisa aqui relatada descrever e analisar a participação de processos inferenciais, contextuais e multimodais na construção referencial em conversações entre indivíduos afásicos e não afásicos que integram o Centro de Convivência de Afásicos (CCA). Para constituir o corpus da pesquisa extraímos do nosso acervo de dados - AphasiAc
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2012-12
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48. Pérolas de Sabedoria nas Noites de Sexta-Feira
RESUMO Este texto testemunha a pedagogia de Etienne Decroux e, em especial, as aulas dadas no início da década de 1970 no porão azul de sua casa na periferia de Paris. Apresentam-se as peculiaridades dos ensinamentos de mímica com ênfase nas lições de improvisação teatral dadas às sextas-feiras à noite. Discutem-se as incongruências e a potência
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06