Improvisacao Na Danca
Mostrando 1-12 de 27 artigos, teses e dissertações.
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1. Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa
O livro traça o desenvolvimento da Abordagem Somático-Performativa de pesquisa em artes cênicas, a partir de uma perspectiva autobiográfica, simultaneamente acadêmica e poética, analítica e criativa. A abordagem inédita no país, faz parte do terceiro paradigma metodológico, integrando o arcabouço da Prática Artística como Pesquisa, que vem sendo desenvolvido principalmente na Austrália, Escandinávia e Inglaterra, apresentadas na obra num entrelaçamento de criação interartística fundamentada na corporeidade e reflexão teórica transdisciplinar. A Abordagem associa a educação somática e os estudos da performance, fundamentando-se na Análise Laban/Bartenieff de Movimento, no Movimento Autêntico, na dança-teatro e na performance, integrando também questões relativas à improvisação, à dança e diferença (dança inclusiva), à intervenção urbana e à ecoperformance.
Autor(es): Fernandes, Ciane
EDUFBA. Publicado em: 2018
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2. Cartografia de um improvisador em criação / A map of an improviser in creation
O dicionário Aurélio define o improvisador como "o que improvisa/ Repentista". Já o Dicionário de Teatro de Patrice Pavis não apresenta uma definição. Mas quem é o improvisador? Como defini-lo? O que determina um "bom" improvisador? Quais são seus procedimentos? Fazendo essas perguntas deparei-me com a seguinte afirmação de Novarina (2005, p. 19):
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/02/2011
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3. Manifestações expressivas e simbólicas / Expressive and symbolic expressions
O objetivo da pesquisa foi buscar expressões que revelassem uma experiência simbólica através de práticas corporais oferecidas tanto aos internos de uma instituição psiquiátrica como para mulheres universitárias. O método utilizado no trabalho foi qualitativo e baseado nos estudos de Eloísa Penna (2005, 2007). Os dados dos internos da clínica psi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/02/2011
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4. Confluências textuais : fotografia, música e dança na construção da narrativa literária
O presente trabalho de escrita criativa é constituido de três contos, em cada qual são incorporadas técnicas e conceitos de outras linguagens artísticas, sendo estes: a profundidade de campo da fotografia, a improvisação da música e o pas de deux da dança. Nele também, são desenvolvidos três ensaios que abordam a relação dessas outras artes com
Publicado em: 2011
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5. Hisórias do Instituto de Cultura Física de Porto Alegre : (1928-1937)
Este estudo histórico teve o objetivo de compreender o processo de constituição do Instituto de Cultura Física (ICF) de Porto Alegre, desde sua fundação em 1928, até o ano de 1937, quando o nome da instituição é modificado. Esta pesquisa se desenvolve dentro dos horizontes teórico-metodológicos da História Cultural, utilizando fontes impressas e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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6. Entre o ar e o chão: Metier de bailarino na cidade de São Paulo / Between air and ground Metier of dancer in the city of São Paulo
Essa tese procura investigar os mistérios que envolvem a adesão ao metier da dança, atividade artística para a qual é atraída uma minoria que faz do corpo instrumento de trabalho e recurso privilegiado de transgressão das próprias condições de existência. Trata-se de um estudo sobre bailarinas e bailarinos profissionais cujo interesse reside no ex
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2010
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7. Dança de casais : a relação conjugal à luz da socionomia e do contato-improvisação
Este estudo investigou se a dança contato-improvisação pode ser um instrumento de acesso à expressão afetiva da relação conjugal. Trata-se de um estudo qualitativo no qual o procedimento de coleta de dados ocorreu nos contextos de entrevistas com a díade e de vivência de dança contato-improvisação. Todos os procedimentos foram filmados. Após a s
Publicado em: 2010
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8. Metamorfoses: uma performance de dança - teatro inspirada nos rituais sagrados de candomblé.
Esta dissertação tem o objetivo de demonstrar o processo e os resultados da criação de uma performance de dança teatro, inspirada nos rituais sagrados do Candomblé, assim como investigar as possíveis relações estéticas entre as danças dos rituais do Candomblé e as artes cênicas, com enfoque especifico na dança teatro. A pesquisa coreográfica f
Publicado em: 2010
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9. Que dança faz dançar a criança?: investigando as possibilidades da dança-improvisação na educação infantil
O presente estudo pretendeu propor a dança-improvisação como metodologia para o ensino e a experiência em dança na educação infantil por meio de intervenções práticas em uma unidade de educação infantil, NEI Tapera. Para isso, fiz o uso da pesquisa-ação como método de pesquisa, numa abordagem qualitativa, que contou com a observação e regist
Publicado em: 2009
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10. Bitter perfume : dancing by senses / Amargo Perfume : a dança pelos sentidos
A presente pesquisa se configura a partir de processos criativos em dança, tendo os sentidos do olfato e do paladar como estímulos primeiros à criação. Propõe uma escolha específica no que se refere às técnicas corporais, utilizando a improvisação em sua possibilidade integradora entre preparação corporal, interpretação e criação. O resultad
Publicado em: 2009
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11. A potência da improvisação em dança: uma abordagem arquetípica
This research intends to present the concept of "Soul-Making". Its basis resides in the activities of dance improvisation. According to Archetypal Psychology, "soul" is an imaginative possibility, a function of transforming events into experiences and the capacity of recognizing all realities as primarily symbolical or metaphorical. We don t intend to restri
Publicado em: 2009
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12. Pelo mar da educação a caravela vai riscando a água [:] do meu processo coreográfico a metodologia em sala de aula
Este trabalho é um registro da pesquisa que se deu em torno da investigação do como transformar o meu processo criativo coreográfico realizado como trabalho de conclusão de curso da graduação em Dança: Licenciatura, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/2006. Partindo desta motivação, a investigação desvelou a complexidade do trânsito en
Publicado em: 2009