Improvisacao Musica
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25. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
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26. Contribuição da musicoterapia no fortalecimento da subjetividade de adolescentes participantes de um projeto social / Contribution of music therapy in strengthening subjectivity of adolescents participating in a social project
A adolescência é um fenômeno compreendido pela sociedade como um período de crise, complexo, problemático e marcado pela ambiguidade, características consideradas inerentes a essa etapa da vida. A Psicologia Sócio-Histórica, por sua vez, compreende o adolescente como um sujeito histórico: um sujeito constituído pelas relações que estabelece em es
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2010
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27. Modelagem de interações musicais com dispositivos informáticos / Musical interactions modeling with computers
Este trabalho investiga o possível papel para o compositor em uma situação de interação musical coletiva e propõe estrategias para sua atuação nesse contexto. Apresenta exemplos dessas estrategias em trabalhos composicionais e implementa um desses trabalhos na forma de uma ferramenta digital que permite ao compositor modelar contextos interativos, el
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
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28. Cannon de Hermeto Pascoal: aspectos musicais e religiosos em uma obra-prima para flauta
Estudo de caso sobre Cannon de Hermeto Pascoal, obra para flauta, humming na flauta e sons pré-gravados, planejada como uma sessão espírita musical e gravada pelo compositor no disco Slaves Mass (PASCOAL, 1977). A partir do desenho artístico de uma pauta espiralada na capa interna do mesmo LP (PASCOAL e PEREIRA, 1977) e de uma transcrição baseada na fa
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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29. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
Publicado em: 2010
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30. O desenvolviemtno composicional de adolescentes na prática musical em conjunto
O presente trabalho é fruto da observação, registro sonoro e análise do produto musical, no âmbito da composição, da improvisação e do arranjo, elaborado por um grupo de adolescentes, ao longo de um semestre letivo, e tem por objetivo analisar o seu desenvolvimento composicional na prática musical em conjunto. O material musical aqui coletado é re
Publicado em: 2010
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31. A inibição diante da improvisação musical: um programa operacional destinado a desinibir o aluno para com esta prática.
This research analysed the development of inhibition breaking of a students group about musical improvisation. It was shown that the students group used to be afraid of improvising technique. That conclusion was possible because of an operacional program based on texts, images and practical exercises that looked for, by a mental attitude changing, to provoke
Publicado em: 2010
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32. Transformação na música instrumental brasileira: a improvisação nos primeiros álbuns do Tamba Trio / Transformação na música instrumental brasileira: a improvisação nos primeiros álbuns do Tamba Trio
O presente trabalho tem o objetivo de investigar o uso da improvisação nas gravações iniciais do Tamba Trio, grupo surgido no início da década de 1960 no Rio de Janeiro. Ao longo da pesquisa, foram utilizadas algumas ferramentas de análise para compreender quais as modalidades de improvisação presentes nas gravações. Comparações foram feitas ent
Publicado em: 2009
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33. Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro / Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro
O objetivo deste trabalho, de cunho essencialmente musicológico, é analisar comparativamente dois estilos de improvisação no choro brasileiro. Para este estudo foram escolhidos dois importantes nomes da música popular brasileira: Pixinguinha e K-Ximbinho. Com base nos conceitos propostos por George Russell sobre abordagem horizontal e vertical, caracter
Publicado em: 2009
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34. A construção do estilo de improvisação de Vinicius Dorin / The formation of Vinicius Dorin s improvisational style
Este trabalho teve por finalidade investigar a construção do estilo de improvisação do saxofonista Vinicius Dorin, e como sua permanência no grupo de Hermeto Pascoal influenciou nesse processo; foram considerados os elementos rítmicos, harmônicos e melódicos desenvolvidos dentro do grupo de Pascoal, excluindo-se as concepções de trabalhos solo como
Publicado em: 2009
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35. Conversando a gente se entende : improvisação e procedimentos composicionais
Este trabalho apresenta o portfólio de composições, com partituras, gravações de áudio e vídeo, e descrição dos processos composicionais, integrado pelas peças: Conversando a Gente se Entende, para sexteto com flauta, clarineta, violino, violoncelo, piano e percussão; Trova, para viola, fagote e piano; Oração, para quarteto de trombones; Trio pa
Publicado em: 2009
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36. Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro / Pixinguinha and Dino Sete Cordas: reflections about choro improvisation
O choro consiste em um movimento de expressão musical da cultura popular carioca nascido ao final do século XIX, constituindo-se a partir de um processo gradativo de abrasileiramento de gêneros europeus executados de uma forma sincopada, destinados à prática da dança. Consolida-se enquanto gênero musical a partir das primeiras décadas do século XX,
Publicado em: 2009