Improvisacao Danca
Mostrando 13-24 de 37 artigos, teses e dissertações.
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13. Metamorfoses: uma performance de dança - teatro inspirada nos rituais sagrados de candomblé.
Esta dissertação tem o objetivo de demonstrar o processo e os resultados da criação de uma performance de dança teatro, inspirada nos rituais sagrados do Candomblé, assim como investigar as possíveis relações estéticas entre as danças dos rituais do Candomblé e as artes cênicas, com enfoque especifico na dança teatro. A pesquisa coreográfica f
Publicado em: 2010
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14. Que dança faz dançar a criança?: investigando as possibilidades da dança-improvisação na educação infantil
O presente estudo pretendeu propor a dança-improvisação como metodologia para o ensino e a experiência em dança na educação infantil por meio de intervenções práticas em uma unidade de educação infantil, NEI Tapera. Para isso, fiz o uso da pesquisa-ação como método de pesquisa, numa abordagem qualitativa, que contou com a observação e regist
Publicado em: 2009
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15. Processo de criação : improvisação como caminho para a composição coreográfica / Creative process : improvisation as a path to coreographic composition
Esta dissertação observa, descreve e analisa o processo de criação do espetáculo Acasos e suas transformações no período entre os anos de 2004 e 2009. A estratégia para a criação deste trabalho foi a improvisação como exercício de articulação de idéias-movimento, quebra de padrões mecânicos, re-locação de idéias em outros contextos. Um
Publicado em: 2009
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16. Bitter perfume : dancing by senses / Amargo Perfume : a dança pelos sentidos
A presente pesquisa se configura a partir de processos criativos em dança, tendo os sentidos do olfato e do paladar como estímulos primeiros à criação. Propõe uma escolha específica no que se refere às técnicas corporais, utilizando a improvisação em sua possibilidade integradora entre preparação corporal, interpretação e criação. O resultad
Publicado em: 2009
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17. A potência da improvisação em dança: uma abordagem arquetípica
This research intends to present the concept of "Soul-Making". Its basis resides in the activities of dance improvisation. According to Archetypal Psychology, "soul" is an imaginative possibility, a function of transforming events into experiences and the capacity of recognizing all realities as primarily symbolical or metaphorical. We don t intend to restri
Publicado em: 2009
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18. Pelo mar da educação a caravela vai riscando a água [:] do meu processo coreográfico a metodologia em sala de aula
Este trabalho é um registro da pesquisa que se deu em torno da investigação do como transformar o meu processo criativo coreográfico realizado como trabalho de conclusão de curso da graduação em Dança: Licenciatura, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/2006. Partindo desta motivação, a investigação desvelou a complexidade do trânsito en
Publicado em: 2009
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19. Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro / Pixinguinha and Dino Sete Cordas: reflections about choro improvisation
O choro consiste em um movimento de expressão musical da cultura popular carioca nascido ao final do século XIX, constituindo-se a partir de um processo gradativo de abrasileiramento de gêneros europeus executados de uma forma sincopada, destinados à prática da dança. Consolida-se enquanto gênero musical a partir das primeiras décadas do século XX,
Publicado em: 2009
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20. Pixinguinha and Dino Sete Cordas: reflections about choro improvisation / Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro
O choro consiste em um movimento de expressão musical da cultura popular carioca nascido ao final do século XIX, constituindo-se a partir de um processo gradativo de abrasileiramento de gêneros europeus executados de uma forma sincopada, destinados à prática da dança. Consolida-se enquanto gênero musical a partir das primeiras décadas do século XX,
Publicado em: 2009
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21. Poética da oportunidade: tomada de decisão em estruturas coreográficas abertas à improvisação.
Em que medida o termo improvisação é apropriado a estruturas coreográficas abertas para a criação no ato da cena? Esta questão torna-se mais complexa quando consideramos a diversidade de configurações de obras de dança cujas estruturas coreográficas podem ser incluídas neste recorte e, para respondê-la, eu proponho a hipótese de que haja uma re
Publicado em: 2008
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22. Restrictions on the compositional improvisation involved in dance. / Sobre as restrições compositivas implicadas na improvisação em dança.
The purpose of this dissertation is to discuss some terminologies that indicate questions related to restrictions in improvisation processes. It is proposed a review of some terms, observing specifically the composing action, trying to identify a field of restricted possibilities of autonomies decisions to the improvisator. For this, the start is the hypothe
Publicado em: 2008
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23. O fazer artístico como catálise: experiências do corpo e da dança
Nesta pesquisa, reflito sobre a dimensão intensiva do fazer artístico: pareceme que a arte (o estado criativo) pode catalisar e intensificar potências de mudança, abrir zonas de passagem e florescer novas conexões e potências. O sensível que ela produz deve ser diferente daquele que organiza nossa experiência cotidiana; dessa reorganização, transmu
Publicado em: 2008
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24. O ensino-aprendizagem em dança na construção das noções de espaço e tempo
Esta pesquisa busca investigar como ocorre a construção das noções de espaço e de tempo na dança em um grupo de doze crianças de cinco a oito anos. Além disso, o trabalho observa ainda a possível relevância das experiências musicais destas crianças nas construções espaciais e temporais na dança. Para aprofundar este problema de pesquisa optou-
Publicado em: 2008