Imagem Medieval
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
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1. A farsa do vilão arrependido: François Villon e o teatro burlesco medieval na França
Resumo A imagem contemporânea de François Villon remonta ao final do século XIX, quando o poeta medieval foi considerado pela historiografia literária o criador do lirismo moderno na França. No entanto, há diversas evidências de que os testamentos de Villon pertencessem ao gênero do teatro burlesco medieval chamado de “monólogo dramático”. Essa
Alea. Publicado em: 2017-12
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2. Em nome do Pai: o Francisco de Assis de Leonardo Boff
RESUMO O presente texto analisa a imagem de Francisco de Assis construída por Leonardo Boff. Discute-se aqui como o ainda frade franciscano Boff respondeu às sanções disciplinares a ele impostas pela Santa Sé, reação expressa no livro Francisco de Assis: a saudade do Paraíso (1985). Nessa obra, um exercício memorial inspirado em fontes franciscanas
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2016-12
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3. O imaginário do cadáver em decomposição: das Danças macabras ao roman-charogne
ResumoA imagem do cadáver humano em seus processos de decomposição post-mortem se tornou parte das manifestações culturais e artísticas no Ocidente a partir do surgimento dos temas macabros na Baixa Idade Média, em especial nas "Danças Macabras", entre outros. Verdadeira obsessão medieval, o corpo em putrefação reapareceria como objeto estético n
Ilha Desterro. Publicado em: 2015-12
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4. REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM COMO GESTO: APONTAMENTOS A PARTIR DO MANUSCRITO PARIS, BNF, LATIN 9449
Este artigo propõe que compreender a imagem como gesto pode ser um modo frutífero de incrementar sua inteligibilidade, libertando a imagem do paradigma da representação, entendendo-a antes como veículo de ação social. Para tanto, estrutura-se em duas partes: uma primeira destinada à discussão historiográfica e conceitual direta, e uma segunda de
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 10/03/2015
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5. Il Decameron de Pier Paolo Pasolini: da prosa medieval ao roteiro cinematográfico
Este artigo situa-se no campo das teorias da recepção e trabalha com o conceito de "leitura como ato criativo", desenvolvido por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. Interpretando o roteiro como estrutura textual produtora de imagens literárias, elegemos como objeto de estudo o texto Il Decameron, escrito por Pier Paolo Pasolini com base na obra de Giovanni
Alea. Publicado em: 2012-12
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6. Representações dos modelos clássicos militares no rei medieval português
Perante o tema geral que nos foi proposto - «representações do masculino» - o assunto do nosso trabalho constitui um refúgio, uma espécie de santuário. Assim, entrincheiramo-nos na rei militaris, exclusiva do gênero masculino e na representação do rei como paradigma. Rei e reino formam a mesma matéria, construída pela força das armas e garantida
História (São Paulo). Publicado em: 2012-06
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7. A estética do corpo na filosofia e na arte da Idade Média: texto e imagem
A ideia de beleza - e sua consequente fruição estética - variou conforme as transformações das sociedades humanas, no tempo. Durante a Idade Média, coexistiram diversas concepções de qual era o papel do corpo na hierarquia dos valores estéticos, tanto na Filosofia quanto na Arte. Nossa proposta é apresentar a estética do corpo medieval que alguns
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2012
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8. A construção do ethos discursivo nos textos de São Bernardo de Claraval: uma apropriação vocacional
Pretende-se, nesta pesquisa, com base nos princípios metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, de acordo com alguns teóricos da área como: Dominique Maingueneau; Patrick Charaudeau; Eni P. Orlandi; dentre outros, analisar a construção do ethos discursivo nos textos de São Bernardo de Claraval, monge cisterciense que nasceu na última d�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2011
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9. Consilium muliebre ac deterius (Tac. Ann., XV, 54, 4): As personagens femininas e a construção da imagem imperial no principado de Nero / Consilium muliebre ac deterius (Tac. Ann., XV, 54, 4): As personagens femininas e a construção da imagem imperial no principado de Nero
A presente dissertação trata da relação estabelecida entre as personagens femininas dos Anais, de Tácito, e a construção da imagem de Nero como um mau imperador. A partir da identificação de dispositivos retóricos relativos às mulheres, principalmente nos livros XIII ao XVI dos Anais, parte do relato referente aos acontecimentos do principado de N
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/09/2011
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10. O riso diabÃlico residual nâ As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo / Le rire diabolique rÃsiduel dans As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo
O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Literatura Regional, tem como objetivos verificar como a Idade MÃdia pensava o riso relacionado ao pecado e ao Diabo, e investigar a remanescÃncia dessa mentalidade e de crenÃas populares medievais no romance As Pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o Diabo, de Nei Leandro de Castro, e na literatura popu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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11. O bifrontismo do feminino em A Demanda do Santo Graal: Redescobrindo o substrato céltico das personagens femininas na busca do Santo Cálix / The dualism of the feminine in the Quest of the Holy Grail
A figura da mulher ocupa significativo papel nas novelas de cavalaria do Ciclo Bretão. Emergindo como um elemento que traz liga às narrativas do lendário artúrico, constitui-se adjuvante essencial e multifacetada na construção dos episódios, numa interação constante com o masculino representado, principalmente, pelos cavaleiros. O Medievo traz à to
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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12. Quem chegar por último é mulher do padre: as Cartas de Perdão de concubinas de padres na baixa Idade Média portuguesa
Na sociedade medieval portuguesa, a prática do concubinato clerical representou uma ameaça ao celibato e ao casamento religioso, instituições fundamentais para o projeto de ordenamento social defendido pela Igreja e pela monarquia. Nos séculos XIV e XV, as leis civis definiram o concubinato clerical como um crime. No entanto, havia a possibilidade de ab
Cadernos Pagu. Publicado em: 2011-12