Igreja Catolica Sao Paulo Cidade
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13. A Igreja Católica e a transformação do espaço e do viver urbano de Pouso Alegre-MG (1936-45)
Esta dissertação denominada: A Igreja Católica e a transformação do espaço e do viver urbano de Pouso Alegre -MG (1936- 45) procura discutir a posição e a articulação adotada pela diocese de Pouso Alegre, referente às transformações do espaço da cidade, que passava por incisivas intervenções urbanísticas. Reflito também a postura exercida p
Publicado em: 2009
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14. As faces da modernidade: arquitetura religiosa na reforma urbana de Itú ( 1873-1916) / Faces of modernity: religious architecture in urban reforms Itu (1873-1916)
Analise da arquitetura religiosa na cidade de Itu e suas relações com as reformas urbanas ocorridas no período de 1873 a 1916. Enfatizamos nosso estudo nas reformas ocorridas em antigos templos coloniais que nesse período passaram por significativas transformações. O estudo dos ideais de modernização da época e das diretrizes da Igreja Católica é
Publicado em: 2009
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15. Um protótipo do paraíso à brasileira: convergências e divergências entre o Solo Sagrado de Guarapiranga da Igreja Messiânica Mundial do Brasil e os Solos Sagrados originais da Igreja Messiânica Mundial, no Japão / A paradise prototype in the brazilian way: convergences and divergences between the Guarapiranga Sacred Grounds of the Church of World Messianity of Brazil and the original Sacred Grounds of the Church of World Messianity, in Japan
Esta dissertação de mestrado aborda o Solo Sagrado de Guarapiranga, construído na cidade de São Paulo pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil, buscando encontrar convergências e divergências com os Solos Sagrados originais que o inspiraram, construídos pela igreja-mãe, a Igreja Messiânica Mundial, no Japão. Os Solos Sagrados, como modelos do para
Publicado em: 2009
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16. O poder simbólico da religião: a dialética da exclusão e inclusão nos espaços sagrados da Igreja Católica na região metropolitana de São Paulo
Esta tese versa sobre o poder simbólico de excluir e incluir que a Religião Católica exerce na vida social de seus adeptos, configurada na influência que ela dispõe para circunscrever status, seja dentro ou fora de seus espaços sagrados. Por um lado, essa condição se caracteriza através da reprodução das desigualdades e do afrouxamento de vínculo
Publicado em: 2008
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17. A infância desvalida na trajetória do Instituto Dona Placidina em Mogi das Cruzes (1931-1966): análise da dinâmica de atendimento de meninas órfãs e pobres em uma instituição de ensino católica
Esta pesquisa analisa o atendimento de meninas órfãs pobres na trajetória do Instituto Dona Placidina de Mogi das Cruzes de 1931 a 1966. O Instituto era uma escola primária católica criada, em 1931, para atender meninas órfãs pobres em cumprimento as exigências testamentárias de um padre da cidade, Pe João Lourenço de Siqueira, que deixou todos os
Publicado em: 2008
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18. A familia na república: imprensa e casamento civil em São Luis na década de 1890 / The family on printing during the first republican decade in São Luís
A proposta desta pesquisa foi investigar os debates acerca da família ocorridos na imprensa ludovicense na primeira década republicana. Partimos da idéia de que era possível acessar, por meio da imprensa e desses debates, o fluxo de mudanças ocorrido em fins da Monarquia e início da República; e, sobretudo, perceber o uso que o Estado e a Igreja faz d
Publicado em: 2008
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19. Entre o rito e o cotidiano: as mulheres da Igreja Congregação Cristã no Brasil da cidade de Carapicuíba
O tema, As mulheres da Igreja Congregação Cristã do Brasil em Carapicuíba, investiga a chegada da citada igreja nesse município, após a sua fixação em território brasileiro na chamada Primeira Onda Pentecostal e a participação das mulheres dessa denominação no seu interior e na sociedade em geral. As mudanças ocorridas nas ultimas duas décadas
Publicado em: 2008
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20. Afetividade e participação na metrópole: uma reflexão sobre dirigentes de ONGs da cidade de Fortaleza
Este estudo discute participação social e afetividade em dirigentes de organizações não governamentais (ONGs) da cidade de Fortaleza. Seus objetivos envolvem a compreensão de como ocorre o processo de participação destes sujeitos, bem como sua relação com a questão da afetividade. Também enfoca o relacionamento destes dirigentes com suas respecti
Publicado em: 2008
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21. Protesting press in the first republic: evangelism, information and cultural production O Jornal Batista (1901-1922) / Imprensa protestante na primeira república: evangelismo, informação e produção cultural - O Jornal Batista (1901-1922)
A partir da segunda metade do século XIX, as missões batistas norte-americanas passaram a realizar campanhas evangelizadoras em diferentes cidades brasileiras, com o intuito de promover uma reforma no sistema religioso local, cujas bases ideológico-doutrinárias se estabeleceram ao longo de três séculos de presença hegemônica da Igreja Católica. O mo
Publicado em: 2008
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22. Vivências e ressignificações do neopentecostalismo em Rondonópolis - MT (1993-2006)
Neste trabalho analiso o processo de expansão, diversificação e vivência do neopentecostalismo em Rondonópolis, Mato Grosso, a partir da trajetória dos fiéis e ex-fiéis de duas denominações neopentecostais a Igreja Universal do Reino de Deus, presente na cidade desde 1993, e da Igreja Sal da Terra, denominação fundada localmente, em 1995. Buscand
Publicado em: 2007
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23. Do púlpito ao baquiço: religião e laços familiares na trama da ocupação do sertão da ressaca
Esta tese trata do processo cultural e das tradições religiosas existentes em Vitória da Conquista, município localizado no Sudoeste da Bahia, área identificada como Sertão da Ressaca e onde viviam os índios Botocudos, Pataxós e Mongoiós que interagiram, destacadamente, com portugueses, italianos, espanhóis e africanos, em sua maioria congoleses e
Publicado em: 2007
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24. A torre sob vigia: as Testemunhas de Jeová em São Paulo (1930-1954) / The tower under guard: Jehovahs Witnesses in São Paulo (1930-1954)
Esse trabalho tem como objetivo analisar a ação das Testemunhas de Jeová, seita religiosa milenarista norte-americana, em São Paulo, entre os anos de 1930 e 1954. Em meio aos governos de Vargas e Dutra, à Segunda Guerra Mundial e ao início da Guerra Fria, a "Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados" - nome jurídico adotado pelas Testemunhas de
Publicado em: 2007