Um protótipo do paraíso à brasileira: convergências e divergências entre o Solo Sagrado de Guarapiranga da Igreja Messiânica Mundial do Brasil e os Solos Sagrados originais da Igreja Messiânica Mundial, no Japão / A paradise prototype in the brazilian way: convergences and divergences between the Guarapiranga Sacred Grounds of the Church of World Messianity of Brazil and the original Sacred Grounds of the Church of World Messianity, in Japan

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta dissertação de mestrado aborda o Solo Sagrado de Guarapiranga, construído na cidade de São Paulo pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil, buscando encontrar convergências e divergências com os Solos Sagrados originais que o inspiraram, construídos pela igreja-mãe, a Igreja Messiânica Mundial, no Japão. Os Solos Sagrados, como modelos do paraíso, exercem um papel fundamental no trabalho religioso da Igreja Messiânica Mundial. Eles são a expressão física do ideal proposto por seu fundador, Mokiti Okada (1882 1955), que afirmou ter recebido, por revelação, a missão de dar início à construção do Paraíso Terrestre, o Mundo Ideal consubstanciado na trilogia Verdade, Bem e Belo em que a civilização atual se transformaria ainda neste século 21. Para tanto, Okada construiu três protótipos do paraíso no Japão, nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, que deveriam ser a inspiração para a construção de protótipos semelhantes nos outros países, até que todo o mundo se tornasse paradisíaco. Assim, consciente dos vários aspectos diferenciados não só na questão geográfica e cultural entre o Japão e o Brasil, mas também nas características específicas da Igreja Messiânica de cada país, busca-se responder à pergunta: Houve - e quais foram - adaptações necessárias ao processo de transplantação de um Solo Sagrado do Japão para o Brasil? As diferentes condições geográficas, como o clima, a vegetação e a paisagem, além dos diferentes berços culturais, religiosos e sociais, com seus respectivos usos e costumes, demandaram quais adaptações no projeto e no funcionamento do protótipo do paraíso brasileiro? A base teórica escolhida para a análise foi o modelo da Teoria da Transplantação Religiosa proposto por Martin Baumann. A pesquisa nos permitiu concluir que as convergências e as divergências que ocorreram no processo de transplantação dos Solos Sagrados construídos no Japão, para o Brasil, além de facilitarem a leitura, pela comunidade brasileira, dos pontos principais da doutrina que motivou a sua construção, acrescentaram formas inovadoras aos modelos arquitetônico e paisagístico dos protótipos do paraíso originais e que podem, por sua vez, inspirar os messiânicos de outros países na construção de seus próprios protótipos

ASSUNTO(S)

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