Identidades Religiosas
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25. Religiosidade e devoção: as festas do Divino e do Rosário em Monte do Carmo e em Natividade - TO / Piety and devotion: the festivals of the Divine and the Rosary on Monte do Carmo and Nativity - TO
Com o objetivo de perscrutar as especificidades de algumas das festas religiosas do Estado do Tocantins, elegi como locus desta pesquisa, duas festividades: Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário em Monte do Carmo e em Natividade; cidades originárias do ciclo do ouro, no século XVIII e pertencentes ao antigo Norte de Goiás, atual Estado do Toc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2010
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26. Uma Perspectiva Histórica Sobre Construções de Identidades Religiosas A Assembleia de Deus em Imperatriz MA (1986-2009) / A Historical Perspective about Construction of Religious Identity - The Assembly of God in Imperatriz MA (1986-2009)
Surgido no início do século XX, o pentecostalismo tem crescido vertiginosamente em todo o Brasil, sobretudo nas últimas décadas. A cidade de Imperatriz, localizada no sudoeste do Estado do Maranhão, é um exemplo de como essa forma de religiosidade vem se expandindo. Neste trabalho, a Assembleia de Deus é estudada por destacar-se como a maior denomina�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/02/2010
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27. A Historical Perspective about Construction of Religious Identity - The Assembly of God in Imperatriz MA (1986-2009) / Uma Perspectiva Histórica Sobre Construções de Identidades Religiosas A Assembleia de Deus em Imperatriz MA (1986-2009)
Born at the beginning of the twentieth century, Pentecostalism has grown largely in Brazil, especially in recent decades. The city of Imperatriz, located in the southwestern state of Maranhão, is an example of how this form of religiosity is expanding. In this work, the Assembly of God is studied by stand out as the largest Protestant denomination, which ha
Publicado em: 2010
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28. Ponto de luz: a configuração de identidades através de um produto midiático
A presente dissertação propõe-se a examinar as características gerais da religiosidade no Brasil contemporâneo. Contextualizando a forma de atuação midiática dessas igrejas, em particular as neopentecostais, analisa seu próspero crescimento, frente às características da sociedade atual. Com este objetivo, verifica as estratégias comunicativas e d
Publicado em: 2010
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29. "Eu já beijei um menino e não gostei, aí beijei uma menina e me senti bem: um estudo das narrativas de adolescentes sobre homofobia, diversidade sexual e de gênero.
Esta dissertação tem, como objetivos, analisar narrativas de adolescentes sobre a diversidade sexual e de gênero, conhecer os discursos dos/as adolescentes, produzidos sobre as identidades sexuais e de gênero, e investigar as narrativas deles/as sobre a homofobia na sociedade, problematizando a importância de discutir esta temática no contexto escolar.
Publicado em: 2010
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30. A Festa do Santo Preto : tradição e percepção da Marujada Bragantina
Esta dissertação tem por objeto a análise da celebração cultural bicentenária dos rituais da Marujada de São Benedito de Bragança (Pará). Trata-se de um estudo de natureza investigativa, no qual se busca conhecer as identidades culturais dos rituais que compõem a manifestação, bem como, compreender como se dá o diálogo entre os principais sujei
Publicado em: 2010
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31. Libertação nas Américas : um estudo comparado da "Cultura Bíblica" através da Literatura Pentecostal
Esta tese analisa a cultura bíblica (Paul Ricoeur), enquanto conjunto de representações sociais essenciais à compreensão da condição humana em diferentes épocas e lugares. Para compreendermos os significados profundos adquiridos por essa moldura de pensamento (Erwing Goffman) nos dias atuais, propusemo-nos a analisar a Literatura de Libertação Pent
Publicado em: 2010
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32. Ortodoxos ucranianos em Papanduva-SC: entre práticas devocionais e renegociações culturais (1960-1975)
Ce travail cherche à comprendre comment les ukrainiens orthodoxes et leurs descendants, qui habitaient à Papanduva (Santa Catarina), de 1960 à 1975, ont cherché à préserver les codes d‟identification et d‟appartenance religieuse, devant les nouveaux choix de vie religieuse et la culture dans leur nouveau cadre de vie. Il observe également
Publicado em: 2010
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33. Alto-Médio São Francisco e o estudo da cultura manifestada pela população local
Esta tese apresenta uma geohistória do Alto-Médio São Francisco e o estudo da cultura apropriada e reconhecida pela população local, e procura comprovar as seguintes hipóteses: l) existe uma tendência à diluição e enfraquecimento da cultura local identidades, hábitos, usos e costumes, crenças, formas de vida cotidiana, casarios, manifestações f
Publicado em: 2010
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34. O Riacho e as Eras - MemÃrias,Identidade e TerritÃrio em uma Comunidade Rural Negra do Seridà Potiguar / The stream and ages: Memory, identity and territory in a black rural community in Seridà Potiguar
Negros do Riacho à a nomeaÃÃo conferida a uma comunidade rural, localizada no municÃpio de Currais Novos/RN que foi reconhecida como âremanescente de quilombosâ em 2006 A partir das memÃrias sobre a fundaÃÃo do sÃtio Riacho dos Angicos sÃo construÃdas referÃncias a uma temporalidade mÃtica e ancestral na qual vive o primeiro negro da famÃlia a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/06/2009
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35. Identidades religiosas e fronteiras étnicas: um estudo do ritual da oração na comunidade muçulmana do rio de janeiro
Este artigo focaliza o papel que o ritual da oração coletiva de sexta-feira, praticado pelos muçulmanos sunitas do Rio de Janeiro, tem na construção de suas identidades religiosas. Considerando que a ideia de obtenção de conhecimento religioso (textos doutrinais e práticas rituais) da tradição sunita é central nos discursos dos membros dessa comun
Religião & Sociedade. Publicado em: 2009
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36. ANÁLISE DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO ENTRE NOVAERISTAS E CRISTÃOS NA INTERNET: O DIÁLOGO COMO EXPERIÊNCIA RELIGIOSA DA PÓS-MODERNIDADE
O diálogo na Internet entre cristãos e novaeristas demonstra a dinâmica de construção de mundos subjetivos imateriais. Tais religiosidades foram tipificadas segundo os seus próprios fundamentos sendo, os cristãos comportamentais, cristãos específicos, cristãos institucionais, e finalmente o Nova Era. Apesar de controvérsias conceituais, estamos vi
Publicado em: 2009