Human Computer Interaction
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25. Artefatos e linguagens de interação com sistemas digitais contemporâneos : os anéis interativos ajustáveis para a televisão digital interativa / Artifacts and languages of interaction with contemporary digital systems : the adjustable interactive rings for interactive digital television
A digitalização da transmissão da televisão terrestre no Brasil e, consequentemente, a possibilidade de oferta de interatividade na televisão estabelece um novo paradigma de interação do telespectador com essa mídia com extremo potencial de impacto social, especialmente para a população brasileira. Entretanto, a existência de artefatos digitais co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2010
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26. Capture and 3D modeling of hands with motion tracking / Captura e modelagem 3D de mãos com rastreamento de movimentos
Currently, general-purpose computers come equipped with webcams cameras of good resolution and high-speed, which enables a visually user interaction, through gestures, with software applications. This allows a greater sense of reality in interactive processes of virtual and augmented reality. The goal of this research is to capture and compose 3D model of ha
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
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27. A conceptual image-based data glove for computer-human interaction
Data gloves are devices equipped with sensors that capture the movements of the hand of the user in order to select or manipulate objects in a virtual world. Data gloves were introduced three decades ago and since then have been used in many 3D interaction techniques. However, good data gloves are too expensive and only a few of them can perceive the full se
Publicado em: 2010
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28. SUPPORTING INTERACTION AND INTERFACE DESIGN AND EVALUATION / APOIANDO O PROJETO E AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO E DA INTERFACE: UM ESTUDO E UMA FERRAMENTA
Nowadays, with the growing popularity of the Internet and mobile devices, interactive systems have increasingly gained ground among different people, with different cultural backgrounds. However, the design of the interaction that takes place between the users and those systems is not properly supported by tools nor notations, turning the interactive experie
Publicado em: 2010
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29. Modelo abrangente e reconhecimento de gestos com as mãos livres para ambientes 3D. / Comprehensive model and gesture recognition with free hands for 3d environments.
This works main goal is to make possible the recognition of free hand gestures, for use in interaction in 3D environments, allowing the gestures to be selected, for each interaction context, from a large set of possible gestures. This large set must increase the probability of selecting a gesture which already exists in the applications domain or with clear
Publicado em: 2010
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30. Sistemas críticos sob a perspectiva do design de interação e comunicação / Critical systems under the perspective of interaction and communication
Sistemas críticos têm sido definidos como sistemas cujo fracasso provoca conseqüências catastróficas ou inaceitáveis para a vida humana. A literatura tem relatado vários casos reais de falhas relacionadas à interação e comunicação que levaram a perdas de vidas humanas. Na aviação, muitos incidentes têm causas originadas de falha de interação
Publicado em: 2010
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31. Construyendo una interface para el ambiente virtual ROODA : Rede cOOperativa de Aprendizagem / Constructing a new interface for ROODA environment
El proyecto de investigaciÛn ROODA- Rede cOOperativa De Aprendizagem (en espaÒol: Red Cooperativa de Aprendizaje) - trata de un ·rea de conocimiento interdisciplinario, que integra la Tecnologia Digital con la EducaciÛn, como forma innovadora de creaciÛn de ambientes virtuales de aprendizaje. El objetivo de este, es la construcciÛn de un ambiente sobre
Publicado em: 2010
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32. A STUDY ABOUT CELL PHONE USABILITY AMONG LOW INCOME BASED ON ERGONOMIC CRITERIA / UM ESTUDO SOBRE A USABILIDADE DE TELEFONES CELULARES COM USUÁRIOS DE CLASSES POPULARES BASEADO EM CRITÉRIOS ERGONÔMICOS
Nos últimos 15 anos, diversos fatores econômicos no Brasil fizeram com que um número maior de usuários pudesse ter mais acesso aos serviços de telefonia móvel. Os planos pré-pagos colaboram fortemente para a crescente alta nos índices de penetração dos acessos no Brasil. Com o aumento do poder de compra e sistemas de financiamento, os usuários bra
Publicado em: 2010
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33. Study and proposal for communication and expression tools for online inclusive social networks / Estudo e proposta de ferramentas para comunicação e expressão em redes sociais inclusivas online
Com o desafio de projetar interfaces de usuários que contribuam com a promoção de uma cultura digital entre os cidadãos brasileiros, uma Rede Social Inclusiva (RSI) está sendo desenvolvida no âmbito do Projeto e-Cidadania2. Seu intuito é o de viabilizar o acesso ao conhecimento para maior número de pessoas, independentemente da sua familiaridade com
Publicado em: 2010
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34. USING CASES IN REFLECTION IN ACTION IN HCI DESIGN ACTIVITIES / O USO DE CASOS NA REFLEXÃO EM AÇÃO EM ATIVIDADES DE DESIGN DE IHC
O processo de design envolve investigar a situação atual para definir um problema de design, elaborar uma proposta de intervenção na forma de uma solução e avaliar se ela é satisfatória (Lawson, 2006). Schön (1983) investiga a epistemologia da prática de design como um processo de reflexão em ação. Nesse contexto, exploramos conceitos de racioc�
Publicado em: 2010
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35. A DESIGN MODEL BASED ON RATIONALE: RELATING PROBLEM SPACE TO SOLUTION SPACE OF DESIGN / UM MODELO DE SUPORTE AO DESIGN BASEADO NO RATIONALE: RELACIONANDO ESPAÇO DE PROBLEMA AO ESPAÇO DE SOLUÇÃO NO DESIGN
O design de sistemas interativos é um processo complexo, iterativo e colaborativo, que requer diferentes conhecimentos para sua realização, e composto por diferentes atividades que se inter-relacionam na composição de um produto final. As informações produzidas durante cada atividade são de extrema relevância para a continuidade do processo e para a
Publicado em: 2010
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36. Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
O objetivo principal deste estudo é o de verificar se condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica interferem nos desempenhos das aprendizagens de alunos em e-learning. Para tanto, são propostos comparativos em duas condições distintas de experimentos. Em um experimento, os alunos interagem com um material de aprendizagem que não utiliza
Publicado em: 2010