Honneth
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25. Educação, empoderamento e lutas pelo reconhecimento: a questão dos direitos de cidadania
Resumo A revisão em baixa de certos direitos de cidadania, como os sociais e os laborais, em contextos de ajustamento estrutural e de crise econômica, está a reacender as lutas pelo reconhecimento, já não propriamente em termos de reconhecimento cultural ou identitário, como de fato se verificou, com intensidade, nas duas últimas décadas, mas em term
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2016-09
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26. DIVERSIDADE: RECONHECIMENTO DA DIFFÉRANCE OU DIFERENÇA TOLERADA? UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DOS SEGMENTOS DA MINERAÇÃO E SIDERURGIA
RESUMO Objetivo: Compreender a diversidade no contexto organizacional. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Existem poucos estudos críticos sobre o tema, aqui fundamentados nas ideias de Derrida (2002) e na teoria do reconhecimento de Honneth (2003). Relaciona a diversidade com a construção da identidade dos indivíduos e remete ao conceito d
RAM, Rev. Adm. Mackenzie. Publicado em: 2016-08
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27. Honneth e a pulsão: sobre as razões e as consequências para a crítica social da rejeição honnethiana à pulsão de morte freudiana
Resumo Axel Honneth associa sua leitura de Hegel à psicologia da maturação de Winnicott de modo a defender teses sobre intersubjetividade e reconhecimento. Esta articulação entre filosofia e psicanálise é objeto da crítica de dois hegelianos: Joel Whitebook, leitor de Freud, e Judith Butler, leitora crítica de Freud e Lacan. No centro da polêmica e
Psicol. USP. Publicado em: 2016-04
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28. ORDEM NORMATIVA INSTITUCIONAL E LIBERDADE
O presente artigo tem por objetivo refinar a metodologia da ciência do direito a partir do conceito de liberdade de Axel Honneth e da teoria neoinstitucionalista de Neil MacCormick. De acordo com o primeiro, vislumbra-se a necessidade de se desenhar um fundamento teórico para a metodologia do campo que articule as demandas da liberdade a partir da necessá
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2016-02
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29. O que as teorias do reconhecimento têm a dizer sobre as manifestações de rua em 2013 no Brasil
Resumo Este artigo tem como objetivo discutir as teorias do reconhecimento como instrumental para a análise das manifestações de rua ocorridas no Brasil em junho de 2013. Examina três autores: Nancy Fraser, Axel Honneth e Judith Butler, descrevendo os pontos centrais da teoria do reconhecimento de cada um deles, para assim apontar as possibilidades e os
Soc. estado.. Publicado em: 2016
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30. Capoeira, herdeira da diáspora negra do Atlântico: de arte criminalizada a instrumento de educação e cidadania
RESUMO O artigo apresenta a capoeira como uma expressão estética e de luta que remonta à ancestralidade afro-brasileira, capaz de transmitir, por meio do jogo e de suas músicas, os conteúdos negados da história e cultura do negro no Brasil. Enfatiza, não apenas a importância de seu reconhecimento como profissão, mas sua relevância histórica, cultu
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-12
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31. Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo
RESUMO O ensaio busca justificar a intersubjetividade do grupo como formação humana solidária e cooperativa. Aborda o reconhecimento como força motriz de formação do grupo, deixando claro que é por meio do reconhecimento alcançado no grupo social que o ser humano confirma valores centrais à formação de sua individualidade, como au
Educ. Soc.. Publicado em: 2015-06
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32. Da teoria à práxis? Axel Honneth e as lutas por reconhecimento na teoria política contemporânea
Ao desenvolver uma teoria da luta por reconhecimento, Axel Honneth pretendeu elucidar de que modo conceitos teóricos seriam capazes de apontar para as "motivações" práticas que levam sujeitos e grupos sociais a agir politicamente. No presente artigo, avaliaremos essa solução oferecida por Honneth para a relação entre teoria e práxis a partir de duas
Rev. Bras. Ciênc. Polít.. Publicado em: 2014-12
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33. Crítica, razão e sociedade: convergência e paralelismo entre Foucault e Adorno & Horkheimer
Este artigo parte do ponto de vista defendido por Axel Honneth, no qual Foucault e Habermas são compreendidos como desenvolvimentos rivais do campo problemático aberto pela Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer em particular. Propomos que é a conduta diante do Iluminismo que afasta Habermas e Honneth de Fouc
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2014-12
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34. Condição humana e formação virtuosa da vontade: profundezas do reconhecimento em Honneth e Rousseau
Parte significativa do debate filosófico e pedagógico contemporâneo considera a teoria do reconhecimento como postura intelectual promissora para tratar de problemas filosóficos e educacionais. Nesse sentido, não se pode pensar uma ordem social justa sem o processo educacional formativo do ser humano amparado por estruturas sociais e institucionais de r
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2014-09
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35. Habermas e Honneth: leitores de Mead
Mead foi um filósofo pragmatista americano que desenvolveu uma linha de pensamento denominada como interacionismo simbólico. Para o psicólogo social, somente pode existir um sentido de "eu" se houver um senso correspondente de um "nós". A teoria de Mead é fundamental para Habermas e para Honneth, pois não recorre ao individualismo metodológico, explic
Sociologias. Publicado em: 2014-08
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36. A atribuição de responsabilidade: da cognição ao sujeito
O estudo dos processos de responsabilização é especialmente importante para a compreensão do discurso político neoliberal que apela, por paradoxo, a valores individuais para enfrentar os problemas socioestruturais. A atribuição de responsabilidade tem sido abordada em psicologia social no contexto principalmente da teoria da atribuição de causalidad
Psicol. Soc.. Publicado em: 2014-08