Holy Ghost
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1. OS ENCANTADOS NAS FESTAS DO DIVINO: ESTRUTURA E ANTIESTRUTURA
Resumo Anualmente realizam-se em São Luís (Maranhão) cerca de 80 festas do Divino Espírito Santo, a maioria em terreiros de tambor de mina e envolvendo a construção de articulações várias entre as festas e entidades e rituais afrorreligiosos. Neste artigo centro-me na participação dos encantados (voduns, orixás, nobres, princesas e caboclos) em d
Sociol. Antropol.. Publicado em: 19/08/2019
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2. Poverty and alliances: an analysis of the relations between a life and alliance within the Holy Ghost community and the city of São Paulo / Pobreza e alianças: análise das relações entre uma comunidade de vida e aliança no Espírito Santo e a cidade de São Paulo
A presente reflexão tem como objetivo analisar a mútua construção entre religião e cidade. Mais especificamente, procura-se investigar como atividades, casas e crenças católicas concebem e se relacionam com espaços e atores urbanos, articulando circuitos, manchas e pedaços na cidade de São Paulo. Por outro lado, esta abordagem também visa analisar
Publicado em: 2011
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3. Religiosidade e devoção: as festas do Divino e do Rosário em Monte do Carmo e em Natividade - TO / Piety and devotion: the festivals of the Divine and the Rosary on Monte do Carmo and Nativity - TO
With the purpose of scrutinizing the specifics of some of the religious parties, elected as the locus of this research, two festivals: the Holy Spirit and Our Lady of the Rosary on Monte do Carmo and Natividade; towns from the gold cycle, in the eighteenth century and belonging to former northern Goias, current state of Tocantins. Studies on religious partie
Publicado em: 2010
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4. Alimentos, bandeiras e folias: elementos constituintes das festas subalternas / Alimentos, bandeiras e folias: elementos constituintes das festas subalternas
O modo de produção capitalista, através de seus mecanismos de expansão, traz como expediente mais latente a acumulação de infindáveis bens e a exacerbação do uso dos recursos naturais, fator desencadeado pelo consumo. As festas populares, uma das categorias e formas de expressão das culturas subalternas calcadas na historicidade, estão submetidas
Publicado em: 2010
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5. The place : the feast of the holy ghost / No lugar da rua do porto : das poeticas de uma Festa do Divino
A Rua do Porto, como é em geral conhecida a Avenida Beira Rio, na cidade paulista de Piracicaba, há 182 anos promove a Festa do Divino Espírito Santo. Nascida da devoção do povo do lugar como forma de agradecimento pelas graças alcançadas em nome do Divino, a Festa é uma das mais representativas da cidade. Comporta em sua estrutura diversas práticas
Publicado em: 2009
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6. Entre o espetáculo e a devoção: a festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes (SP) / Between spectacle and devotion: the Holy Ghost celebration in Mogi das Cruzes (SP)
Localizada às margens da grande metrópole paulistana, a cidade de Mogi das Cruzes realiza uma espetacular festa para o Divino Espírito Santo. Esta dissertação focaliza as formas expressivas de devoção que ocorrem na superfície da cidade e busca penetrar em camadas mais profundas da experiência dos devotos na tentativa de desvendar os elementos apare
Publicado em: 2006
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7. Eu, tu e ele (a) - Diálogo ecumênico em São José dos Campos: Avanços, dificuldades, caminhos, perspectivas
The Christian churches, mainly the historical ones have, in the ecumenical dialog, the opportunity to live their faith, and to profess, in a non pre-conceptual manner, without proselytism and with the conviction that the God revelation as Trinity (Father, Son and Holy Ghost) is not restrict to any church exclusively. The theme ecumenism remains vital nowaday
Publicado em: 2005
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8. A FESTA DO DIVINO ESPIRÍTO SANTO EM PENHA SC: ANÁLISE TURÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DOS RITUAIS DE PREPARAÇÃO DA FESTA
The research The Feast of the Holy Ghost in Penha SC: Tourist and Anthropological Analysis of the Rituals of Preparation for the Feast, discourses about the organization of a religious Feast, observing the motivations and interests for its accomplishment for at least one hundred and sixty-seven years in the region. The study was elaborated from a quality per
Publicado em: 2004
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9. MISTAGOGY TODAY: RESCUING THE MISTAGOGIC EXPERIENCE FROM THE THIRD AND FOURTH CENTURIES FOR CONTEMPORARY EVANGELIZATION / MISTAGOGIA HOJE: O RESGATE DA EXPERIÊNCIA MISTAGÓGICA DOS SÉCULOS III E IV COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A EVANGELIZAÇÃO ATUAL
The mistagogic experience present in the sources of ecclesiastic tradition, principally in the third and fourth centuries, is a strong and determining moment in the evangelization process, in the knowledge and adhesion to the Christian faith. Mistagogy is the pedagogy of the Mystery, an experience which respects and updates the relationship of dialogue and d
Publicado em: 2003