Historicismo
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13. Giorgio Colli intérprete de Nietzsche
Neste artigo, o autor afirma que o trabalho filosófico de Giorgio Colli é mais importante do que o seu trabalho editorial das obras de Nietzsche, pelo qual ganhou reconhecimento internacional. Mostra que Colli foi um filósofo com posições contrárias aos principais movimentos de sua época: ao academicismo, ao historicismo, às pesquisas de caráter pos
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2013
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14. Traduzir o mundo vivido : a metafísica da linguagem de Walter Benjamin
Na filosofia alemã dos últimos anos se pode observar o surgimento de projetos filosóficos que abordam a questão das alternativas para a Filosofia no contexto da crise do conceito de consciência de si. Entre essas posições que nascem da crise das filosofias da subjetividade se encontra a teoria da linguagem de Walter Benjamin. Nesta dissertação, conc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/10/2012
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15. Nietzsche e a crítica ao historicismo: uma análise a partir da relação entre história e vida na segunda consideração intempestiva.
The present work has for purpose analyze through a interpretative reading, the critical of the Nietzsche to the historicism starting from the relationship between history and life. The historicism is understood in this dissertation as the exaggerating use of the historical knowledge, the faith in a philosophy of the history as it presented the Hegelianism an
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2012
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16. Entre tinteiros e bagadus : memórias feitas de sangue e tinta : a escrita da história em periódicos literários porto-alegrenses do século XIX (1856-1879)
Esta pesquisa buscou acompanhar e estabelecer um percurso possível de construção da escrita da história sul-rio-grandense através de quatro periódicos literários, que circularam em Porto Alegre entre 1856 e 1879, a saber: O Guayba (1856-1858), Revista do IHGPSP (1860-1863), Murmúrios do Guahyba (1870) e Revista Mensal do Parthenon Litterario (1869-18
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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17. Ideological analysis and utopia : elements to understanding the Fredric Jameson s concept of ideology / Análise ideológica e utopia : elementos para a compreensão do conceito de ideologia de Fredric Jameson
Esta pesquisa busca apresentar a construção do conceito de ideologia em Fredric Jameson, discutindo as principais referências teóricas utilizadas pelo autor e as especificidades de sua análise, como a dialética da ideologia e da utopia. A partir destes objetivos, retomamos, primeiramente, a distinção entre ideologia e utopia feita por Karl Mannheim,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/11/2011
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18. BETWEEN CENTURY AND CIRCLE: DIALOGUES ABOUT HISTORY AND NIHILISM IN THE PHILOSOPHICAL-HISTORIOGRAPHICAL TRAJECTORY OF KARL LÖWITH / ENTRE O SÉCULO E O CÍRCULO: DIÁLOGOS SOBRE HISTÓRIA E NIILISMO NA TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICO-FILOSÓFICA DE KARL LÖWITH
Karl Löwith (1897-1973), em sua fecunda produção acadêmica, dedicou-se ao estudo de temas centrais na discussão historiográfica atual ¿ como filosofia da história e historicismo, niilismo europeu e crise da modernidade ¿, bem como à análise de autores essenciais para a compreensão desse debate ¿ como Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Jacob Burckha
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/04/2011
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19. Popper, o historicismo, e o mÃtodo das ciÃncias sociais / Popper, historicism, and the method of the social sciences
A partir da crÃtica do historicismo e do holismo, busca apresentar o mÃtodo das ciÃncias sociais como proposto por Karl Popper. ApÃs uma breve exposiÃÃo do mÃtodo das ciÃncias naturais e discussÃo sobre alguns de seus componentes, a saber os conceitos de mÃtodo dedutivo, falseabilidade, e corroboraÃÃo, o historicismo à definido e criticado. Por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2011
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20. Guerra, historicismo e direito
Resumo Este breve artigo visa questionar em que medida os discursos sobre a guerra das raças, descritos por Clément Thibaud em "La ley y la sangre", embora retomem elementos do historicismo, não reproduzem as estratégias de modelos historiográficos voltados à subordinação da guerra à soberania.
Almanack. Publicado em: 2011-06
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21. Um atlas contra o vento
Este artigo aborda duas exposições, Atlas. Como llevar el mundo a cuestas?, cujo curador foi Georges Didi-Huberman e Imágenes e Historias. Argentina 1848-2010, curada por Diana Wechsler. Am-bas consideram a produção artística como fruto de montagem, em que objetos, espaços e tempos podem ser reconfigurados. Am-bas também encaram a experiência da ima
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2011-06
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22. A Lei e o Sangue. A "guerra de raças" e a constituição na América bolivariana
Resumo O artigo procura qualificar o tipo de guerra pela qual Venezuela e Nova Granada passaram durante o processo de emancipação. Defende a idéia de que ocorreu uma "guerra de raças", cuja emergência pode ser qualificada pelo que Michel Foucault chama "historicismo". A guerra à morte que Bolívar declarou aos espanhóis em 1813 confrontava raças dist
Almanack. Publicado em: 2011-06
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23. Ornato e despojamento no mundo fabril
O artigo investiga algumas das tendências da arquitetura gerada por fábricas - galpões industriais, moradias, igrejas, escolas, clubes etc. -, erguida no Brasil entre as duas últimas décadas do século XIX e as primeiras do XX. Apoia-se em amplo inventário, como base para um esforço de análise que se propõe a identificar os temas e usos predominante
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2011-06
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24. A crítica da epistemologia na sociologia do conhecimento de Karl Mannheim
O artigo analisa a crítica da epistemologia normativa na obra de Karl Mannheim, sublinhando a sua presença tanto na fase mais filosófica, associada ao elogio do historicismo, como na Sociologia do Conhecimento posterior. Chama a atenção também para a atualidade dessa crítica: ao censurar os epistemólogos do seu tempo por não levarem na devida conta
Sociedade e Estado. Publicado em: 2011-04