Historia Da Musica Em Santa Catarina
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1. O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano / The samba for solo piano by Cesar Camargo Mariano
Esta dissertação trata de relações entre o piano instrumento musical associado à cultura européia e de difícil mobilidade e o samba gênero musical associado às classes populares e a uma certa imagem da cultura afro-brasileira. Ao longo do século XX, através da atuação dos pianeiros, a prática do piano no samba se consolida como uma tradição d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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2. Atuação de músicos em associações religiosas de Desterro nos períodos colonial e imperial / Atuação de músicos em associações religiosas de Desterro nos períodos colonial e imperial
Os documentos das associações religiosas são uma relevante fonte de informações acerca da prática musical e da atuação de músicos durante os séculos XVIII e XIX no Brasil. Neste trabalho são apresentadas informações obtidas em documentos de três associações religiosas existentes em Desterro (atual Florianópolis), a partir das quais é traça
Publicado em: 2010
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3. Alceu Camargo: violinista profissional, compositor diletante. Análise de sua obra completa para piano
Até meados da década de 50 do século passado, o cenário artístico cultural capixaba se mostrava inóspito, principalmente no que se refere ao estabelecimento da música erudita. São parcos os documentos oficiais a respeito da história da música no Estado do Espírito Santo. O cenário musical capixaba, principalmente na capital Vitória, começou a m
Publicado em: 2010
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4. Frei Bernardino Bortolotti (1896-1966) e a cena musical em Lages: uma contribuição para a historiografia da música na Serra Catarinense
Friar Bernardino Bortolotti (1896-1966) was a Franciscan priest who lived for about three decades in Lages, state of Santa Catarina, Brazil, working as a musician, conductor and composer. The friar worked locally in the ecclesiastical administration and in the Catholic press, acting at the same time in sacred musical practice as a composer and choir director
Publicado em: 2009
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5. As sociedades de canto da região de Blumenau no início da colonização alemã (1863-1937) / The singing societies of the Blumenau region at the beginning of the german colonization (1863-1937)
At the beginning of the German colonization in the region of Blumenau (SC), one of the main cultural manifestations of the immigrants were the singing societies, consisting of male choirs which sang secular repertoires. The activity of these societies was intense since the first years of the foundation of the Blumenau Colony until the prohibition of the cult
Publicado em: 2009
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6. Uma trajetória singular pelo rock gaúcho: os sentidos do trabalho acústico para um músico profissional
Esta dissertação teve como objetivo a compreensão do sentido do trabalho para um músico profissional. Com base nas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vygotskyi e dos postulados ontológicos de Jean-Paul Sartre, compreendemos o sujeito como constituinte de um contexto sócio-histórico. Este sujeito, social desde o seu nascimento, é
Publicado em: 2008
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7. A atividade estética da dança do ventre
A pesquisa tem como foco a dança do ventre, mais especificamente o modo como essa atividade estética se concretiza. Compreende a dança do ventre como histórica e socialmente constituída, discutindo a questão de gênero ali presente. A partir da perspectiva bakhtiniana, propõe a dança do ventre como processo de enformação estética do corpo por meio
Publicado em: 2007
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8. Longe demais das capitais MUSIPUC : um (novo) movimento musical em Porto Alegre na década de 1970
A presente pesquisa traz uma narrativa histórica do MUSIPUC, festival de música popular que ocorreu entre 1971 e 1978, em Porto Alegre, realizado nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e organizado pelo Centro Acadêmico Santo Tomás de Aquino. O MUSIPUC trouxe uma nova perspectiva aos músicos de Porto Alegre, sendo u
Publicado em: 2006
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9. Através do "Mbaraka : música e xamanismo guarani. / Through the "Mbaraka": Guarani music and shamanism.
Este trabalho teve como foco central a música dos rituais xamanísticos realizada pelos índios Guarani Kaiová, do tronco lingüístico tupi-guarani. Os Guarani com seus três subgrupos têm no Brasil um total de cerca de 40.000 pessoas. A pesquisa de campo teve duração total de oito meses, durantes os quais residi na casa de meus informantes guarani kai
Publicado em: 2002