Hermeto Pascoal
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1. Variação Progressiva de Schoenberg em Hermeto Pascoal: análise e realização de duas lead sheets do Calendário do som
Terceira parte de estudo relacionando Arnold Schoenberg e Hermeto Pascoal em relação à harmonia tonal. Aqui adaptamos e aplicamos os conceitos de Forma e Variação Progressiva de SCHOENBERG (1994, 2006), juntamente com outros conceitos (SCHOENBERG,1984, 1993, 1999, 2001, 2004) abordados em artigo anterior (ARAÚJO e BORÉM, 2013, às p.35-69 desse númer
Per musi. Publicado em: 2013-12
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2. 23 de junho de 1996 (Calendário do som) de Hermeto Pascoal: manuscrito e lead sheet de realização
Per musi. Publicado em: 2013-12
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3. 9 de junho de 1997 (Calendário do som) de Hermeto Pascoal: manuscrito e lead sheet de realização
Per musi. Publicado em: 2013-12
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4. A Harmonia tonal de Schoenberg: uma proposta para a análise, realização e composição de lead sheets
As metodologias tradicionais do ensino de harmonia no jazz e outras músicas populares geralmente visam fornecer recursos para uma prática de improvisação, cuja abordagem é apenas homofônica. Propomos uma revisão e adaptação da teoria de harmonia tonal de SCHOENBERG (1999, 2004) como ferramenta de análise, realização e composição, a partir da le
Per musi. Publicado em: 2013-12
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5. A caixa-clara na bateria: estudo de caso de performances dos bateristas Zé Eduardo Nazário e Márcio Bahia
Essa pesquisa tem como objetivo a ampliação da literatura existente sobre a caixa clara, especificamente relacionada à sua execução na bateria. Foram analisados estilos de execução da caixa nos quais ela se apresenta como um elemento estrutural, característico e indispensável. Foram abordados os âmbitos da música militar, da música orquestral e d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/11/2011
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6. O cantor Hermeto Pascoal: os instrumentos da voz
Artigo sobre a utilização da voz na música do compositor Hermeto Pascoal, seja cantando, falando, gritando, sussurrando, rezando, tossindo, gargalhando, assobiando, produzindo sons guturais, sozinha ou simultaneamente com instrumentos de sopro, de teclas, com objetos sonoros não convencionais ou, ainda, de outras formas. Ao contemplar a produção vocal
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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7. Hermeto Pascoal: experiência de vida e a formação de sua linguagem harmônica
Estudo panorâmico sobre a trajetória musical e a formação das linguagens harmônicas do compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal ao longo de suas fases musicais, linguagens que são geralmente associadas, na música erudita, ao tonalismo, modalismo, atonalismo, polimodalismo, paisagem sonora e música concreta. São observados como e
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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8. Cannon de Hermeto Pascoal: aspectos musicais e religiosos em uma obra-prima para flauta
Estudo de caso sobre Cannon de Hermeto Pascoal, obra para flauta, humming na flauta e sons pré-gravados, planejada como uma sessão espírita musical e gravada pelo compositor no disco Slaves Mass (PASCOAL, 1977). A partir do desenho artístico de uma pauta espiralada na capa interna do mesmo LP (PASCOAL e PEREIRA, 1977) e de uma transcrição baseada na fa
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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9. Cannon (dedicada a Cannonball Adderley) para flauta, humming na flauta e sons pré-gravados
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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10. A sonoridade híbrida de Hermeto Pascoal e a indústria cultural
This research addresses the sound hybrid developed by Brazilian musician Hermeto Pascoal, in order to understand the influence of technical rationality scattered by the culture industry, as well as the possibilities of resistance against the logic of standardization of the system. The development of a style of composition and the adoption of specific strateg
Publicado em: 2009
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11. A construção do estilo de improvisação de Vinicius Dorin / The formation of Vinicius Dorin s improvisational style
Este trabalho teve por finalidade investigar a construção do estilo de improvisação do saxofonista Vinicius Dorin, e como sua permanência no grupo de Hermeto Pascoal influenciou nesse processo; foram considerados os elementos rítmicos, harmônicos e melódicos desenvolvidos dentro do grupo de Pascoal, excluindo-se as concepções de trabalhos solo como
Publicado em: 2009
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12. A saxophone analysis of quartets by Carlos Malta : the educator, the composer and the musician / Uma analise dos quartetos de saxofone de Carlos Malta : o educador, o compositor e o instrumentista
This study tries to study and understand the way that the Carlos Malta s actuation like composer /arranger, educational and musician is present in his play. We take like object of analysis the quartets of saxophones Ponto de Bala and Paradindonde, composed by Carlos Malta and Baião de Lacan and Catenga, by Guinga and Hermeto Pascoal respectively, arranged a
Publicado em: 2009