Harmonia Musical
Mostrando 25-36 de 55 artigos, teses e dissertações.
-
25. Que acorde ponho aqui? : harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular / Which chord shoud I use here? : harmony, theoretical practices and study of tonal planes in popular music
Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular Situando a pergunta central - que acorde ponho aqui? - no âmbito das práticas teóricas da harmonia tonal, o presente estudo examina criticamente algumas respostas possíveis procurando perscrutar diferentes motivações, procedências, contextos, concepções, saberes, argumentos
Publicado em: 2010
-
26. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição / The sonata form in three works: dialogs of the new music of Berg, Schoenberg and Santoro with the musical tradition.
Este trabalho irá discutir o emprego da forma sonata na música atonal da primeira metade do século XX a partir das análises das seguintes sonatas para piano: Opus No. 1 de Alban Berg, Opus 33a de Arnold Schoenberg e a Sonata 1942 de Cláudio Santoro. Em comum estas obras apresentam seu plano estrutural de forma sonata resultante de procedimentos composic
Publicado em: 2010
-
27. A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
Este trabalho estuda a gênese do estilo musical bossa nova a partir da análise das quatro canções de Tom Jobim com letra dele mesmo que integram o repertório dos três primeiros discos de João Gilberto. A análise propriamente dita é precedida de contextualizações e definições. Situa-se a bossa nova como gênero no contexto histórico da canção,
Publicado em: 2010
-
28. The Petrarch´s Sonnets 47, 104 and 123 : a interpretative study of the second piano version / Os Sonetos de Petrarca 47, 104 e 123 : um estudo interpretativo da segunda versão para piano
O presente trabalho tem como objetivo principal propor sugestões interpretativas para a segunda versão para piano dos Sonetos de Petrarca 47, 104 e 123 de Franz Liszt (1811-1886). Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico e histórico da vida do compositor, juntamente com a pesquisa sobre Francesco Petrarca (1304-1374), autor dos poemas utilizado
Publicado em: 2010
-
29. "Que acorde é esse aí?" pluralidade : o processo criativo da ressignificação de estruturas harmônicas e melódicas
Este trabalho propõe-se a discutir a questão da ressignificação de acordes e linhas melódicas conhecida como pluralidade(s), a partir das perspectivas imbuídas em publicações teóricas relacionadas ao jazz, compreendendo ainda o papel desse conceito na prática e no processo criativo de instrumentistas. A questão da pluralidade é explorada na disse
Publicado em: 2010
-
30. A importância dos quintetos de sopro de Anton Reicha no repertório camerístico dos trompistas : estudo analítico e interpretativo dos quintetos n. 1 opus 88 e n. 24 opus 100, à luz de seus tratados de harmonia, composição e melodia / The importance of the woodwind quintets by Anton Reicha in the Chamber Repertorie for french horn players
Verificando a importância dos Quintetos de Sopro de Anton Reicha, no repertório camerístico dos trompistas, esta pesquisa tem como finalidade apresentar um estudo analítico e interpretativo das obras "Quinteto em Mi bemol Maior opus 88 nº1" e "Quinteto em Si bemol Maior opus 100 nº 24", ambos para flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa, tendo como p
Publicado em: 2010
-
31. A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical / The piece concatenação n. 162 of Ludus Brasiliensis from Ernest Widmer : a musical analysis proposal
A constante preocupação de como propiciar ao aluno de piano uma visão mais ampla do fazer musical, mais relacionada com a sua época, com o indivíduo, incita a investigação por aquilo que possa expandir essas perspectivas. Nesse sentido, é importante haver pesquisas que promovam, com o intuito de difusão e estudo aprofundado, obras musicais que apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/08/2009
-
32. De institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentários
Este trabalho apresenta uma tradução comentada do livro 1 de De institutione musica, de Boécio, obra que concentra várias teorias musicais da antiguidade e que foi o principal (e praticamente o único) texto usado nos estudos de música ao longo da Idade Média. A escolha do livro 1 deve-se ao fato deste ser uma síntese de todo o tratado, formando uma i
Publicado em: 2009
-
33. As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal
Esta pesquisa tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento musical de crianças entre dois e cinco anos, identificando as singularidades que caracterizam seu engajamento nas atividades e buscando compreender os processos cognitivos que asseguram suas conquistas na área da música, especialmente frente às demandas dos modos do Sistema Tonal. A pesquisa se
Publicado em: 2009
-
34. From the pitch to the sound : exploring harmonic terrories / Da nota ao som : explorando territorios harmonicos
Este trabalho tem por finalidade avaliar determinados aspectos que nortearam algumas das principais especulações realizadas no campo da harmonia na música do século XX. Dentre os objetivos estiveram presentes: apontar as premissas e estratégias que fizeram parte de cada novo território harmônico, bem como explorar a idéia do uso de "matrizes harmôni
Publicado em: 2009
-
35. Semiótica do discurso musical: uma discussão a partir das canções de Chico Buarque / Semiotics of musical discourse: a discussion on the songs of Chico Buarque
Ao longo das últimas três décadas observamos o progressivo interesse que a semiótica da canção popular desenvolvida por Luiz Tatit a partir da semiótica greimasiana vem despertando no meio acadêmico. Situada na fronteira dos domínios da lingüística e da música, e justamente por isso, a canção se apresenta como um objeto de difícil análise. Te
Publicado em: 2008
-
36. Da bossa nova ao pop: transformações na obra de Marcos Valle entre 1968 e 1974
Um estudo das transformações ocorridas entre 1968 e 1974 na música do compositor Marcos Valle. Contém biografia e discografia, catalogando os trabalhos mais importantes. Do estudo de letra, música e processos de gravação de onze LPs, um conjunto de características próprias emerge, situando a obra de Marcos Valle no universo musical brasileiro. Méto
Publicado em: 2008