Grupos Musicais
Mostrando 1-12 de 96 artigos, teses e dissertações.
-
1. Terapia baseada na música na reabilitação de indivíduos com esclerose múltipla: revisão sistemática de ensaios clínicos
RESUMO Introdução: A esclerose múltipla (EM) é a maior causa de incapacidade neurológica crônica em adultos jovens. Um crescente número de estudos controlados avalia a reabilitação por meio de tratamentos não medicamentosos, cuidados complementares incluindo a terapia baseada na música (TBM). Objetivo: Analisar a evidência de efetividade da TBM
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2021-06
-
2. Uso de bebidas alcoólicas por estudantes: análise de propagandas de festas em um campus universitário
A proposta deste trabalho foi interpretar as imagens de propagandas de festas veiculadas em um campus universitário em relação ao consumo de álcool por estudantes. Os elementos plásticos, icônicos e linguísticos das propagandas foram submetidos a uma análise semiótica de imagens. Organizaram-se os 85 temas levantados em seis categorias: bebidas alco
Interface (Botucatu). Publicado em: 05/08/2019
-
3. Fluência Semântica e Fonológica em uma Amostra de Crianças Argentinas
Resumo No presente trabalho oferecemos dados de tarefas de fluência verbal para crianças argentinas de 3°, 5° e 7 ° ano do ensino fundamental. Os participantes foram avaliados com uma tarefa de fluência semântica, que testou as categorias de animais, frutas e legumes e partes do corpo para o domínio dos seres vivos e meios de transporte, instrumentos
Trends Psychol.. Publicado em: 2017-09
-
4. Cantar e dançar para Jesus: sexualidade, gênero e religião nas igrejas inclusivas pentecostais
Resumo Desde o início dos anos 2000, desponta no Brasil um movimento que ficou conhecido pela alcunha de “igrejas inclusivas”. Trata-se de alternativa religiosa que abarca uma pluralidade de grupos evangélicos autônomos. Essas igrejas produzem discursos que conciliam diversidade sexual e vida eclesial, ao remover a homossexualidade do campo do pecado
Relig. soc.. Publicado em: 2017-01
-
5. Dos “abismos do inconsciente” às razões da diferença: criação estética e descolonização da desrazão na Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Resumo O conceito de linha abissal, de Boaventura de Sousa Santos, assinala a divisão do mundo em zonas “civilizadas” e “selvagens”. A desumanização associada à atribuição de desrazão, loucura ou alienação e, mais recentemente, de distúrbio ou transtorno mental aparece como expressão dessa linha abissal. Uma das respostas mais radicais e c
Sociologias. Publicado em: 2016-12
-
6. Índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais
RESUMO Objetivo Comparar o índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais de acordo com gênero, idade, tempo de atuação profissional e presença ou ausência de queixa vocal autorreferida. Método Participaram 132 cantores profissionais, 74 populares e 58 eruditos, que preencheram questionário com os dados: idade, gênero,
CoDAS. Publicado em: 2016-10
-
7. Mozart, Rock e a Ativação da Criatividade
Resumo A criatividade e o pensamento divergente são processos cognitivos envolvidos na geração de ideias e soluções novas, que podem contribuir com a inovação nas organizações. Os estudos sobre os antecedentes da criatividade têm focado características individuais, configuração de times e condições organizacionais; menos atenção tem sido dad
Rev. adm. contemp.. Publicado em: 2016-06
-
8. Dinamismo de objetos musicais ameríndios: notas a partir de cantos yãmĩy entre os maxakali (tikmũ'ũn)
Resumo:Os cantos yãmĩy, constantemente atualizados por grupos indígenas de língua maxakali, correspondem a miríades de seres extraordinários caros a uma esfera mítica. Fixos, perenes, apresentando pouco espaço para a improvisação, os yãmĩy são ao mesmo tempo marcados por uma disposição à dissolução ou a uma revisão permanente da forma, à
Per musi. Publicado em: 2015-12
-
9. Avaliação dos aspectos temporais em cantores populares
RESUMO Objetivo: Avaliar o processamento temporal de cantores populares que tocam ou não instrumento musical. Métodos: O estudo foi composto por 30 cantores populares de bandas baile,15 dos quais cantam e tocam instrumento(s) musical(is) (G1) e 15 apenas cantam (G2). Todos os participantes foram submetidos à realização da avaliação audiológica b�
CoDAS. Publicado em: 2015-12
-
10. O coletivo anônimo e a trama dos gêneros: subjetivações plurais e intertextualidade no Brasil dos anos 1960
Este ensaio destaca a pouco compreendida pluralidade de gêneros musicais na MPB e na Tropicália da década de 1960, relacionando-a aos abalos vividos no período. Tal pluralidade de gêneros é inédita em um conjunto unitário de práticas na história da música popular brasileira, e argumenta-se que seu surgimento em momento marcado pela busca de partic
Per musi. Publicado em: 2014-12
-
11. Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical
O artigo relata o processo e partes dos resultados de uma sociografia musical feita em uma pequena cidade localizada no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionários e entrevistas realizadas durante visitas ao município, contatos com grupos musicais organizados e conversas com músicos locais. O objetivo foi analisar as relaçõe
Educ. rev.. Publicado em: 2014-09
-
12. Hibridismo na música instrumental do Grupo Medusa: associação de gêneros musicais distintos em Pé no chão
Na década de 1980, o jazz fusion tinha grande repercussão internacional. Baseando-se na mistura das linguagens musicais do jazz com outros gêneros, o estilo incorporava construções harmônicas modais associadas ao uso da tecnologia a favor de uma busca a novos timbres. No Brasil, era visto como símbolo de modernidade e considerado como vanguarda musica
Per musi. Publicado em: 2013-12