Gianfrancesco Guarnieri
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. Literatura brasileira e dramaturgia nacional: fronteiras e passagens
RESUMO O presente artigo discute a situação das fronteiras e passagens da literatura brasileira e da dramaturgia nacional. A ênfase do estudo recai sobre a necessidade promover uma aproximação entre o universo do teatro nacional e da literatura brasileira nas licenciaturas de Letras do país. Como amostra da profícua aproximação, ao longo do trabalho
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-04
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2. Mais humor, menos política: Uma certa tendência no drama contemporâneo brasileiro
Resumo A partir do estudo de adaptações teatrais e televisivas realizadas nos últimos anos, o artigo procura investigar uma tendência existente no drama contemporâneo brasileiro: a atualização de obras escritas por autores oriundos do Teatro de Arena, voltadas originalmente para a centralidade da crítica ideológica, a partir do esvaziamento da conte
Varia hist.. Publicado em: 2016-08
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3. Memórias de Marta Sodré: Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri
Per musi. Publicado em: 2014-12
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4. Marta Saré de Edu Lobo: memórias híbridas
Nos anos de 1960, Edu Lobo era reconhecido pela preocupação estética e social em sua música. Os elementos para elaboração destas composições eram oriundos da música nordestina, da bossa nova e posteriormente da música "erudita". A partir de alguns conceitos de hibridismo, buscou-se entender as fontes musicais reelaboradas por Edu Lobo, mais especif
Per musi. Publicado em: 2014-12
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5. O ato da sociedade paulista - Opinião pública e censura ao teatro de 1957 a 1968: manifestações populares presentes nos processos do Arquivo Miroel Silveira da Biblioteca da ECA/USP / The act of paulista society The public opinion and theater censorship between 1957/1968: popular manifestations in the processes of Arquivo Miroel Silveira, Library of ECA/USP. 2012
Na sociedade de massas, os processos de comunicação dos grupos estão, de modo imediato, sob a influência dos meios de comunicação de massa ou intermediados por líderes de opinião. Partindo de questões como a opinião pública, a identidade cultural e a contextualização histórica e social, esta pesquisa focou-se nos processos de censura ao teatro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2012
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6. Do palco ao écran : Eles não usam black-tie / Do palco ao écran: Eles não usam black-tie
Esta pesquisa tem por objetivo conhecer o processo de criação do filme Eles não usam blacktie (1981), de Leon Hirszman, baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, utilizando o referencial teórico fornecido pela Crítica de Processo (conforme Cecilia Salles) e os documentos referentes à realização da obra, tais como Argumentos, roteiros, St
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
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7. A santa absolvição do crime: violência, revolta e religiosidade nas dramaturgias de Jean Genet e Plínio Marcos / The saint absolution of crime: violence, revolt and religiosity in Jean Genet and Plínio Marco s dramaturgies
A presente tese de doutorado analisa, em perspectiva comparada, as convergências e divergências entre as dramaturgias do francês Jean Genet e do brasileiro Plínio Marcos, sob o prisma de três tópicos inegavelmente presentes, nelas: a violência, a revolta e a religiosidade. As questões de margem, borda, periferia, ex-centricidade, dissenso etc são ab
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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8. Temas e acontecimentos da história do Brasil contemporâneo pela dramaturgia de Gianfrancesco Guarnieri
Este trabalho aborda por meio da relação história/teatro e arte/política, a produção dramatúrgica de Gianfrancesco Guarnieri no período de 1958 a 1976. Comprometido com a realidade brasileira, fez de sua arte bandeira de luta por uma politização cada vez maior dessa sociedade, ou seja, o comprometimento político assumido por sua produção artíst
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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9. MEMÓRIA E UTOPIA NA CENA TEATRAL
Resumo: Memória e utopia, transmutadas em linguagem teatral, renovam a apreensão da relação entre dramaturgia e experiência social. Em A moratória (1955) e Rastro atrás (1966), a lembrança do descenso da família de Jorge Andrade impregna a fala dos personagens e dos objetos que os cercam. Neles se inscreve a história da família e da oligarquia agr
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2012-12
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10. Dramaturgia de avaliação: o teatro político dos anos 1970
Nos anos 1970, diante da repressão militar e do colapso do projeto político da esquerda tradicional, autores teatrais como Gianfrancesco Guarnieri, Vianinha, Paulo Pontes e João das Neves realizaram uma revisão em seus escritos com a finalidade de retomar a tradição de uma dramaturgia engajada capaz de refletir sobre a crise da sociedade brasileira. Re
Estud. av.. Publicado em: 2012-12
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11. A interação e as estratégias conversacionais na peça Eles Não Usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri
This research presents study about the interaction and conversational of the characters dialogue made. The aimed objective is to examine the interaction and the strategies that interactants use during the oral communication face to face. To do so, we have used the play thay do not wear black tie as our corpus. We seek in this play strategies of which the cha
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2011
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12. O Teatro de Arena na arena do Brasil
Esta dissertação tem por finalidade contribuir para a reflexão das possíveis conexões existentes entre História e Teatro. Propõe a análise das utopias do Teatro de Arena durante a década de 1950 no Brasil, com o intuito de discutir momentos de nossa história contemporânea. Partindo do pressuposto de que a produção estética e, neste caso especí
Publicado em: 2008