Genette Gerard
Mostrando 1-12 de 43 artigos, teses e dissertações.
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1. NO BOSQUE FICCIONAL DE TRISTRAM SHANDY: LEITOR E NARRADOR NAS ENTRELINHAS
Resumo Este trabalho analisa as figurações do leitor em Tristram Shandy, de Laurence Sterne, a partir das ideias de Umberto Eco, Gerard Genette e Maurice Blanchot, com foco na relação entre narrador e leitor e o efeito estético decorrente das técnicas formais. Frente a um narrador-autor-personagem autoconsciente, os jogos com os limites do real e do im
Ilha Desterro. Publicado em: 2021-04
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2. Conceptions about mathematics, its teaching and learning in Compendio Mathematico (1707) written by the Spanish Thomas Vicente Tosca (1651-1723)
Resumo O prólogo de um livro é um dos múltiplos exemplos de paratextos, definidos por Gérard Genette como esses elementos e convenções que fazem um texto tornar-se um livro. Isso pode fornecer informações sobre aspectos como a motivação e a intenção do autor, a origem das ideias apresentadas, potenciais leitores etc. No caso particular de textos
Bolema. Publicado em: 01/08/2019
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3. The Deadly Perception of the Witness: Focalization in Markus Zusak’s The Book Thief
Abstract For a better understanding of a given narrative it is essential to be aware of the one who perceives (the focalizer). The focalizer's beliefs and comprehension determine which characters and circumstances are to be ignored or closely examined through the use of sight, hearing, feeling, taste or smell. Therefore, the issue concerning focalization is
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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4. A captura de Dom Casmurro por uma crítica disposta entre o romance e a microssérie
RESUMO Esta reflexão tem o intuito de identificar as formas de diálogos entre a microssérie Capitu, de Luís Fernando Carvalho e o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e está fundamentada na teoria da narratologia - sobretudo a partir das contribuições de Gérard Genette. Para substanciar nosso estudo acerca da natureza das narrativas, fazemos um
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2016-12
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5. Obra expandida: as vanguardas e o regime alográfico
Este texto é um ensaio de interpretação a respeito do caráter “múltiplo” e “projetual” de determinadas obras de vanguarda a partir da “teoria dos regimes de imanência” de Nelson Goodman e Gérard Genette. Por hipótese, suporemos que a aceitação do chamado “regime alográfico” no âmbito das artes visuais tenha sido responsável, no c
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-06
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6. Capitu no cinema: do roteiro ao texto fílmico
A literatura e o cinema, embora possuam linguagens diferentes, visto que enquanto este se utiliza predominantemente de uma linguagem audiovisual aquela faz uso de uma linguagem verbal, ambos apresentam um traço característico que consiste na possibilidade de narrar um enredo ficcional. Esse traço é um dos responsáveis pela relação existente entre essa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/03/2012
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7. O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon
Através desta tese, objetivamos identificar a presença e demonstrar a relevância do mito de Penélope na Literatura Brasileira por meio da obra de duas autoras que, metonimicamente, representam o imaginário penelopiano da sociedade nacional do século XX, analisando-o comparativamente com o mito homônimo existente na Odisséia, de Homero. Outra meta é
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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8. Tempo e memória na ficção de William Faulkner
Este trabalho é um estudo da obra de William Faulkner concernente à Saga de Yonapatawpha. As obras foram lidas a partir das temáticas tempo e memória. Fizemos um percurso teórico sobre o tempo e evidenciamos a concepção pressuposta no romance do século XVIII, que é a de um tempo singular e linear, e no romance moderno, que é singular/plural. Consid
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/06/2011
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9. Tempo e memória na ficção de William Faulkner
Este trabalho é um estudo da obra de William Faulkner concernente à Saga de Yonapatawpha. As obras foram lidas a partir das temáticas tempo e memória. Fizemos um percurso teórico sobre o tempo e evidenciamos a concepção pressuposta no romance do século XVIII, que é a de um tempo singular e linear, e no romance moderno, que é singular/plural. Consid
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/06/2011
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10. Cão sem dono: focalização e construção da Personagem na adaptação fílmica do romance Até o dia em que o cão morreu
A narratologia tem se mostrado um fecundo campo de estudo na reflexão da linguagem audiovisual. Isto porque, desde a sua origem, o cinema foi incumbido de exercer o papel de ser uma nova expressão artística capaz de contar histórias. Esta sua tendência adquire diferentes feições tendo em vista o contexto de produção e as diversas formas de articula�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
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11. Ibiamoré : o trem da narrativa viaja pelos trilhos da poesia
Estudo das relações transtextuais na obra Ibiamoré, o trem fantasma, do escritor Roberto Bittencourt Martins, com base em Gérard Genette, nas categorias por ele propostas em Palimpsestes, e em outros estudiosos do tema. O exame dessas relações no referido romance, embora contemple todas as categorias transtextuais, dirige seu foco para a intertextualid
Publicado em: 2011
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12. You are what you read : intertextual relations in Patrick White s The solid mandala
Este trabalho apresenta uma análise intertextual do romance The Solid Mandala, do escritor australiano, ganhador do prêmio Nobel, Patrick White, publicado em 1966, como parte de um esforço para estimular estudos sobre sua obra no Brasil e para investigar por que sua fortuna crítica tem passado por uma fase negativa recentemente. Primeiro, mostramos breve
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011