Genero Noir
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. El otro hermano, animalidad, razón utilitaria y política como pilares constructivos del noir en la actualidad
Resumo: O seguinte artigo analisa uma das mais importantes produções audiovisuais argentinas do ano de 2017, o filme O Outro Irmão, de Adrián Caetano, transposição cinematográfica do romance Sob este Tremendo Sol de Carlos Busqued. Tentamos mostrar como esse novo filme de Caetano distingue-se de suas produções anteriores pertencentes ao gênero noir
Alea. Publicado em: 2018-01
-
2. Do policial ao noir: as novas faces da narrativa violenta
O presente artigo se propõe a, num primeiro momento, descrever a evolução do gênero policial, do seu surgimento até sua transformação, numa nova categoria, designada por noir. Partindo deste ponto, trabalham-se as especificidades do chamado romance negro, suas motivações e suas peculiaridades, inseridas na estrutura social contemporânea, discutindo
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2014
-
3. Eu é um outro: manifestações do duplo em Luiz Alfredo Garcia-Roza / "Yo es otro": manifestaciones del doble en Luiz Alfredo Garcia-Roza
Verificamos na ficção brasileira contemporânea uma reescritura do gênero policial, que deixa de ter como principal meta a retirada das máscaras que encobrem a verdade. Nesta era de ambiguidades e incertezas, em que a verdade passa a ser substituída pelas versões, o tema do duplo encontrará a condição ideal para sua revitalização. É o que podemos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
-
4. Literatura e cinema : nas tramas das grandes artes
Este trabalho analisa as estruturas narrativas presentes no livro A grande arte, do escritor Rubem Fonseca, e no filme Exposure, do diretor Walter Salles Jr. O objetivo principal é comparar a realização do gênero policial nos dois sistemas semiológicos. Foi desenvolvido através dos estudos comparatistas desenvolvidos a partir da chamada Escola Norte-Am
Publicado em: 2011
-
5. Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar / Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar
Abordo neste estudo a representação do elemento narrativo mulher fatal no filme Má Educação (2004) de Pedro Almodóvar. Tal elemento está constituído em duas personagens: a travesti Zahara e o ator Juan. Essas personagens funcionam como pontos reflexivos no filme porque possuem características transgressoras, já que, remetem à mulher fatal, persona
Publicado em: 2008
-
6. Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar / Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar
Abordo neste estudo a representação do elemento narrativo mulher fatal no filme Má Educação (2004) de Pedro Almodóvar. Tal elemento está constituído em duas personagens: a travesti Zahara e o ator Juan. Essas personagens funcionam como pontos reflexivos no filme porque possuem características transgressoras, já que, remetem à mulher fatal, persona
Publicado em: 2008
-
7. REPRESENTAÇÃO DO ELEMENTO NARRATIVO MULHER FATAL: CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS ZAHARA E JUAN NO FILME MÁ EDUCAÇÃO, DO CINEASTA ESPANHOL PEDRO ALMODÓVAR / Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by Spanish filmmaker Pedro Almodóvar
My study is about the representation of fatal woman narrative element in Pedro Almodóvars movie Bad Education (2004). This element is composed by two characters: the transvestite Zahara and the actor Juan. These characters act as reflective points in the movie because they have transgression characteristics referring to the fatal woman, whose character was
Publicado em: 2008
-
8. Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar / Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar
My study is about the representation of fatal woman narrative element in Pedro Almodóvars movie Bad Education (2004). This element is composed by two characters: the transvestite Zahara and the actor Juan. These characters act as reflective points in the movie because they have transgression characteristics referring to the fatal woman, whose character was
Publicado em: 2008
-
9. REPRESENTAÇÃO DO ELEMENTO NARRATIVO MULHER FATAL: CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS ZAHARA E JUAN NO FILME MÁ EDUCAÇÃO, DO CINEASTA ESPANHOL PEDRO ALMODÓVAR / Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by Spanish filmmaker Pedro Almodóvar
My study is about the representation of fatal woman narrative element in Pedro Almodóvars movie Bad Education (2004). This element is composed by two characters: the transvestite Zahara and the actor Juan. These characters act as reflective points in the movie because they have transgression characteristics referring to the fatal woman, whose character was
Publicado em: 2008
-
10. Rubem Fonseca e a reinvenção do gênero policial
O meu trabalho começa com uma introdução intitulada Rubem Fonseca e a reinvenção do gênero policial na América Latina, onde tento situar o autor dentro da evolução do gênero policial na América de fala espanhola e portuguesa e dentro do fenômeno do neo-policial latino-americano, que se inicia nos anos 70 do século XX. A tese do trabalho é enunc
Publicado em: 2007