Rubem Fonseca e a reinvenção do gênero policial
AUTOR(ES)
María Ángeles Elena Palacios
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
O meu trabalho começa com uma introdução intitulada Rubem Fonseca e a reinvenção do gênero policial na América Latina, onde tento situar o autor dentro da evolução do gênero policial na América de fala espanhola e portuguesa e dentro do fenômeno do neo-policial latino-americano, que se inicia nos anos 70 do século XX. A tese do trabalho é enunciada no primeiro capítulo. Em Rubem Fonseca e o uso desviado do gênero policial, proponho uma relação lateral do escritor com o gênero. Sob meu ponto de vista, o autor não repete fielmente seus códigos, mas sim os reinventa e os incorpora ao seu estilo. Do segundo ao quarto capítulo, faço uma análise de algumas formas dessa reinvenção. Em De Zadig a Mandrake. O detetive em Rubem Fonseca, a partir de alguns modelos famosos de detetives, estabeleço possíveis distâncias e proximidades com Mandrake, o detetive emblemático do autor. Em Mistério e investigação, estudo como esses dois elementos, cuja aparição conjunta define o gênero policial segundo o escritor Pierre Boileau, se apresentam na narrativa de Fonseca. Em Feliz ano novo e a crook story, estudo o vínculo de um dos contos mais conhecidos do escritor com uma variante do romance noir que trata a perspectiva do criminoso na cidade moderna.
ASSUNTO(S)
rubem fonseca literatura brasileira gênero policial