Game Cultura
Mostrando 1-12 de 40 artigos, teses e dissertações.
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1. TIME TO DTR: FAN PARATEXTUALIZATION ABOUT GAME OF THRONES’ LAST SEASON
RESUMO Objetivo: Os significados dos produtos de mídia jazem na interpretação de seu conteúdo. Como consumidores produtivos, os fãs os ressignificam. Nesse processo, produzem novos textos sobre esses produtos, conhecidos como paratextos. A pesquisa tem o objetivo de compreender como paratextos de fãs (re)produzem discursos para significar (para)texto
Revista de Administração da UFSM. Publicado em: 2022
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2. Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma “escola das águas”
Resumo No Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá, há um grupo de unidades escolares denominadas escolas das águas, assim chamadas por estarem situadas em regiões de difícil acesso e sofrerem influência do ciclo das águas. O presente artigo apresenta resultados de uma tese de doutorado que analisou a cultura lúdica das crianças de uma
Pro-Posições. Publicado em: 20/01/2020
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3. Translating the Rules of Football in South America, 1863-1914
Resumo Este artigo explora o início da história da Association Football na América do Sul através do estudo de caso das primeiras traduções das regras do jogo do inglês para o português e o espanhol. Demonstra, por meio de uma comparação das diferentes temporalidades e contextos desses documentos, a natureza conectada e transnacional do esporte. Is
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 13/12/2019
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4. Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
RESUMO O presente artigo discute a trajetória da brincadeira de roda em um grupo de bebês1 em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte, entre fevereiro de 2017 e julho de 2018. Com base nos princípios da Etnografia em Educação e da Psicologia Histórico-cultural, temos acompanhado esse grupo desde seu ingresso na instituição em 20
Educ. rev.. Publicado em: 26/09/2019
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5. Avaliação da equivalência semântica e consistência interna da Game Addiction Scale (GAS): versão em português
Objetivo Avaliar a equivalência semântica e a consistência interna da Game Addiction Scale (GAS): versão em português. Métodos O procedimento constituiu-se das seguintes etapas: a) revisão da literatura; b) tradução do instrumento original; c) retrotradução; d) revisão técnica e avaliação da compreensão verbal, realizada por profissionais da
J. bras. psiquiatr.. Publicado em: 2015-03
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6. O museu de game como experiência gamificada / The game museum as a gamified experience
Tomando por base o estado da arte da produção e recepção de games, esta pesquisa tem como objetivo propor a construção de um museu de game concebido de modo a produzir uma experiência gamificada para aqueles que o visitam. Entendida como a gamificação é um fenômeno que tem sido fartamente divulgado e incorporado em vários campos das atividades hu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/10/2012
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7. A intensificação do agenciamento nos games: do jogador ao jogador-criador / Intensification of agency in videogames: from players to creator-players
Os games vêm passando por grandes modificações, principalmente quanto à sua complexidade e à tendência de intensificação do grau de participação de seus usuários. Isso se explicita no momento em que seu universo é ampliado, são utilizadas determinadas técnicas e se lhes inserem certos conceitos, bem como quando convocam os usuários a participa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/06/2012
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8. O jogo poético nas Sete Cabeças de Eucanaã Ferraz: beleza e monstruosidade / The poetic game in the Seven Heads by Eucanaã: beauty and monstrosity
O presente trabalho analisa alguns poemas da obra Bicho de Sete Cabeças e Outros Seres Fantásticos, do poeta brasileiro Eucanaã Ferraz. A questão norteadora é constatar a presença de características do jogo na poesia infantil, considerando-se, para tanto, os postulados defendidos por Huizinga, sobretudo no que se refere à função do jogo no fazer po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
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9. O jogo africano Mancala e o ensino de MatemÃtica em face da Lei 10.639/03 / The African game Mancala and teaching mathematics in the face of Law 10.639/03
Este trabalho de pesquisa trata do ensino de matemÃtica e a implantaÃÃo da Lei 10.639/03 nesse campo do conhecimento. Para tanto, estudamos a possibilidade de utilizar o jogo de tabuleiro africano Awalà da famÃlia do Mancala como recurso metodolÃgico de ensino e aprendizagem matemÃtica, associado ao ensino de histÃria, cultura africana e afro-brasile
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/11/2011
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10. BELEZA E LIBERDADE EM SCHILLER: O JOGO DAS FORMAS VIVAS / BEAUTY AND FREEDOM IN SCHILLER: THE GAME OF LIVING FORMS
Esse trabalho trata de como por meio da beleza é possível chegar à liberdade. Com base nos pressupostos da filosofia de Schiller, pesquisamos a proposta de educação estética do homem, que traz uma formação política, social, moral, epistemológica e pedagógica. O caminho proposto, para ultrapassar o comum, de levar uma vida somente Ideal, ou uma vid
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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11. Na Mata tem esperança : encontros com o corpo sambador no cavalo marinho / Na Mata tem esperança : meetings with cavalo maribho dancers body
In this dissertation, the experiences generated from encounters with the cavalo marinho play - a popular Brazilian folk tradition of the Northern Mata Zone of Pernambuco State - are approached both critically and reflexively. The aim of this research was the appropriation of elements of this game to be used in professional training procedures of actor-dancer
Publicado em: 2010
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12. DANCER IN THE DARK: TRADITION AND RUPTURE IN THE CINEMA OF LARS VON TRIER / DANÇANDO NO ESCURO: TRADIÇÃO E RUPTURA NO CINEMA DE LARS VON TRIER
The movie industry has evolved a standardised visual strategy for film production and marketing, which promotes a proliferation of clichés, determining the use of the known images and their respective readings. Part of a mass culture that is present in a global scale, these representations are attached to the conventions and illusionism of cinema through te
Publicado em: 2010